Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Saiba mais sobre a Portabilidade de Crédito​

Portabilidade de crédito é a possibilidade de transferência de operações de empréstimos, financiamentos e arrendamento mercantil de uma instituição financeira para outra, por iniciativa do cliente, pessoa natural ou pessoa jurídica, mediante liquidação antecipada da operação na instituição original.
 
As condições da nova operação devem ser negociadas entre o próprio cliente e a instituição que concederá o novo crédito, sendo que o valor e prazo da nova operação contratada por pessoas naturais, para fins da portabilidade, não pode ser superior ao valor do saldo devedor e ao prazo remanescente da operação original a ser liquidada.
 
Para solicitar a portabilidade de crédito, o cliente deve obter o valor total da dívida com a instituição original. Esse valor, juntamente com o número do contrato e demais dados da operação, deve ser informado à nova instituição, para que ela possa transferir os recursos diretamente para a instituição original, quitando a dívida antecipadamente. Ou seja, quem vai fazer a quitação é a nova instituição, a pedido do cliente, e não o próprio cliente.
 
Na portabilidade de operações de crédito com pessoas naturais a troca de informações entre a instituição original e a nova instituição deve ser realizada somente com a utilização de sistema eletrônico autorizado pelo Banco Central. A instituição original deve solicitar à nova instituição, em até cinco dias úteis contados a partir da data de recebimento da solicitação de portabilidade, a transferência dos recursos necessários à sua efetivação. Nesse período, a instituição original poderá renegociar com seu cliente e oferecer condições mais vantajosas. Caso haja desistência da portabilidade, as pessoas naturais devem formalizar essa intenção com a instituição original.
 
Antes de realizar a portabilidade de sua operação, entre em contato com um de nossos Postos de Atendimento ou Parceiros de Negócios PAN.
​​​