Dicas de Segurança e Antifraude para Proteger Seus Dados

Sua segurança importa pra gente

Buscamos soluções e tecnologias que protejam suas informações. Confira dicas abaixo.
Conheça mais
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Desconfie se alguém solicitar dados bancários e pessoais

Cuidado! Golpistas contatam clientes bancários pedindo dados sensíveis e privados.

O Banco PAN não solicita dados sensíveis ou pagamentos

Desconfie de ofertas muito boas e evite links suspeitos.

O PAN não envia pessoas a sua residência sem aviso prévio.

Dicas de segurança

Você já ouviu falar no termo Engenharia Social?

São pessoas mal intencionadas que ganham a confiança das vítimas e pedem dados sensíveis.

Jamais informe ou digite seus dados bancários;

Atenção! E-mails sem o domínio do Banco Pan são suspeitos.

Deixe ativado o antivírus e atualize o sistema regularmente.

Antes de executar programas e arquivos, passe o antivírus.

Tenha cuidado ao abrir arquivos no formato .zip, .scr e .exe.

E-mails falsos costumam conter erros gramaticais;

Evite acessar sua conta em computadores de uso público.

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Phishing: o que é e como não cair

Desconfie de preços muito baixos e sites suspeitos na web

Evite comprar em sites desconhecidos;

Confirme se o favorecido é confiável antes de pagar.

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Muita atenção ao receber um boleto

  • icone
    Ao receber um boleto do PAN, verifique se os três primeiros números são 623 ou 104;
  • icone
    Se o boleto apresentar erros de português ou algo fora dos padrões, suspeite;
  • icone
    Desconfie de ligações ou mensagens sobre a substituição de boletos já recebidos;
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    Certifique-se de ter recebido o código de barras/linha digitável de uma fonte segura;
Clique para assistir

Assista ao vídeo

Detalhes de um boleto bancário

Não caia no golpe!

Golpistas roubam celular não somente para vender o aparelho, mas também para ter acesso a fotos, e-mails e SMS na intenção de redefinir as senhas dos aplicativos bancários. Não salve senhas no bloco de notas e em e-mails, memorize senhas que receber por SMS e apague imediatamente a mensagem após decorar.
Caso perca seu celular ou se for roubado, o quanto antes, entre em contato com a central de atendimento PAN no número 4003-0101 para que seja realizado medidas preventivas, avise a sua operadora de celular, apague remotamente os dados do seu celular e é aconselhável que registre um boletim de ocorrência.

Se alguém te falar que representa o BANCO PAN e que precisa de algum valor para emitir um documento chamado DECORE, não deposite, é golpe!

Existem fraudadores que entram em contato dizendo que para fornecer algum produto como por exemplo empréstimo ou cartão de crédito, precisam receber uma taxa em dinheiro para emitir esta declaração que comprove sua renda. Desconfie, esta não é uma iniciativa do PAN.

  • Certifique-se de que ninguém está vendo a sua senha quando estiver fazendo compras ou utilizando caixas eletrônicos;
  • Evite senhas de fácil identificação e, por motivos de segurança, nunca anote, tampouco guarde junto com o cartão ou dentro da carteira;
  • Jamais ligaremos ou enviaremos SMS/Mensagens solicitando a senha do seu cartão;
  • Não enviamos motoboys para retirada do seu cartão, mesmo que você o danifique;
  • Nunca compartilhe a senha do seu cartão com outras pessoas;
  • Não deixe que terceiros tenham acesso ao seu cartão, lembre-se de que mesmo que seu cartão tenha chip, é possível realizar compras pela internet usando apenas as informações contidas nele;
  • Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, comunique imediatamente a Central de Atendimento do Banco PAN;
  • Antes de viajar para o exterior, lembre-se de comunicar o Banco PAN para a liberação e utilização durante a viagem.

Alguém pode entrar em contato se passando por uma empresa de cobrança ou anunciar na internet uma proposta extremamente vantajosa para quitar dívidas e até limpar nome.

Fique Atento! Pode se tratar de um golpe, desconfie de altos descontos e o mais importante, procure a verdadeira empresa em que está com valores abertos caso receba uma proposta generosa demais.

Um golpista liga para alguém, se passando por um funcionário do banco, às vezes ele confirma alguns dados, tentando passar a sensação de uma ligação segura. Inventa uma história e diz que o cartão foi clonado ou que houve compras suspeitas e informa que irá cancelar o cartão e solicita que o cliente digite algumas informações no telefone como a senha do cartão.

Para finalizar o atendimento informa que o chip será avaliado e pode até orientar a vítima a invalidar a tarja, cortar e entregar o cartão para um motoboy que irá até a residência da vítima retirar o cartão.

Com os dados e o chip em mãos, os golpistas conseguem fazer diversas compras no cartão, podendo gerar prejuízos. Caso precise jogar um cartão fora, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e descarte você mesmo, nunca o entregue a ninguém.

Fraudadores entram em contato com APOSENTADOS, PENSIONISTAS ou PESSOAS QUE RECEBEM BENEFÍCIOS para aplicar golpe, veja alguns exemplos:

Falso investimento com consignado Fraudadores orientam o cliente a contratar empréstimo consignado e a transferir parte ou total do valor para uma conta de terceiros com a promessa de que mês a mês vão pagar as parcelas do empréstimo e como vantagem vão creditar um rendimento na conta do cliente. Nos primeiros meses, até podem pagar algumas parcelas para não levantar suspeitas, mas depois param. O PAN não tem relação com esse tipo de acordo e não incentiva a contratação do empréstimo consignado para utilização do crédito em investimentos.

Falso Correspondente Bancário Ao contratar um empréstimo consignado e o valor cair em sua conta e alguém entrar em contato se passando pelo Banco PAN alegando que o valor precisa ser devolvido, desconfie! Alguém pode estar tentando aplicar um golpe. Não solicitamos devoluções de valores em contas que não sejam do CNPJ do Banco PAN e não devem ser transferidos para terceiros, nem mesmo para o correspondente bancário.

Falsa Portabilidade Este golpe é bem similar a nossa forma de sugerir uma portabilidade, pois, eles ofertam para quitar a operação em outra instituição, porém, após um valor cair na conta do cliente, eles pedem que seja transferido para uma conta que eles indicarem. Aí está a diferença do golpe, pois o pagamento da portabilidade do consignado é feito diretamente entre as instituições, os nossos representantes não são autorizados a pedir dinheiro e esta não é uma iniciativa do PAN. Desconfie!

Falsa prova de vida Fraudadores entram em contato com aposentados, pensionistas ou pessoas que recebem benefícios, por telefone ou mensagem, falam que a pessoa precisa fazer uma Prova de Vida e pedem dados e/ou documentos pessoais da possível vítima e com essas informações eles contratam empréstimo consignado. Desconfie!

Assista no Youtube

Nunca informe o código de recuperação de 6 dígitos para ninguém. E se aparentemente um amigo/parente lhe pedir dinheiro pelo WhatsApp, não transfira sem antes ligar para esta pessoa e saber se realmente é quem você está pensando ser.

Este golpe costuma ocorrer assim: Um fraudador entra em contato e diz ser funcionário de algum site de vendas ou alguma empresa em que a pessoa está fechando uma compra ou negócio e solicita este código para ativar um anúncio ou cria alguma história explicando ser necessário.

Este código é na verdade verificação do WhatsApp, caso a numeração seja informada para o golpista ele irá desviar a conta WhatsApp para o celular dele, desta forma, o fraudador conversa com os amigos da vítima, pede dinheiro emprestado e informa que a transferência deve ser feita para uma conta de terceiros.

O compartilhamento de dados no Open Banking é feito exclusivamente pelas instituições financeiras de forma segura e padronizada, onde você cliente está sempre no controle. Qualquer compartilhamento de suas informações só será feito depois de sua autenticação e do registro de seu aceite. Somente iremos solicitar seu consentimento pelo nosso aplicativo, ou seja, você já estará autenticado, então jamais informe seus dados pessoais para terceiros, não clique em links suspeitos enviados por SMS/mensagens, e-mails ou redes sociais, pois você pode ser direcionado para uma página fraudulenta.

Cuidado com perfis falsos que entram em contato se passando pelo Pan. Busque somente nossos canais oficiais que constam aqui no nosso site. Nós nunca vamos te pedir dados como senhas, códigos de segurança ou número do seu cartão bancário e não pedimos que seja feita transferência de valores e lembre-se que nunca enviamos link solicitando atualização cadastral.

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