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A alta de setembro é o quarto avanço mensal consecutivo, influenciada pelas perspectivas mais otimistas em relação aos próximos meses, que, pela primeira vez, atingem os 100 pontos desde março de 2019, conforme a instituição.
Para a coordenadora das sondagens, Viviane Bittencourt, o resultado parece estar relacionado com a queda nas expectativas de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses e um aumento do otimismo em relação ao mercado de trabalho. “Há um aumento na intenção de consumo, exceto para os consumidores de renda mais baixa, o que reflete ainda dificuldades dessa classe”, diz em nota.
A alta em setembro foi influenciada pela melhora dos indicadores sobre o momento e próximos meses, de acordo com avaliação da FGV.
O Índice de Expectativas (IE) avançou 7,6 pontos para 100,2 pontos, maior desde dezembro de 2019 (100,3 pontos), período pré-pandemia. Já o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,6 ponto para 73,3 pontos, maior resultado desde março de 2020, embora ainda baixo em termos históricos.
Em relação aos indicadores que medem a satisfação dos consumidores no momento, há uma percepção de melhora da situação econômica, com aumento de 2,5 pontos no indicador para 82,3 pontos, maior nível desde fevereiro de 2020 (85,5 pontos). A avaliação sobre a situação financeira da família se alterou pouco, 0,8 ponto para 64,9 pontos, nível ainda baixo em termos históricos.
A intenção de compra de bens duráveis se eleva pela segundo mês consecutivo, dessa vez 5,4 pontos, acumulando alta de 16,7 pontos nos dois últimos meses, levando o índice para 84,4 pontos, melhor resultado desde fevereiro de 2019 (86,6 pontos).
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