O que você vai ler neste artigo:

O novo crédito consignado privado, também conhecido como Crédito do Trabalhador, foi lançado na última quarta-feira (12), pelo governo como uma alternativa para trabalhadores com carteira assinada (CLT). Com previsão de atender cerca de 47 milhões de pessoas, essa linha de crédito possibilita a portabilidade de dívidas para opções mais acessíveis dentro de um prazo de 120  dias e estará disponível a partir do dia 21 de março.

Essa medida visa ampliar o acesso ao crédito e reduzir as taxas de juros para os trabalhadores do setor privado, trazendo mais competitividade ao mercado financeiro. Confira a seguir vai funcionar essa linha de crédito após as mudanças do governo e como você pode se beneficiar!

Como vai funcionar o novo consignado privado?

O novo consignado privado funcionará por meio da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), permitindo que os trabalhadores consultem e comparem as taxas de diferentes instituições financeiras e realizem a contratação diretamente pelo aplicativo.

As parcelas do empréstimo serão descontadas automaticamente na folha de pagamento via eSocial, reduzindo o risco para os bancos e possibilitando a oferta de juros mais baixos.

Com esse novo modelo, espera-se que as taxas sejam menores do que as taxas do empréstimo pessoal e que se aproximem das praticadas no setor público, que giram em torno de 23,8% ao ano, um valor significativamente inferior à média de 40,8% ao ano, aplicada ao setor privado.

Quando o Crédito do Trabalhador estará disponível?

O programa Crédito do Trabalhador estará disponível oficialmente a partir do dia 21 de março, inicialmente apenas para novos contratos. Já os trabalhadores que possuem um empréstimo consignado ativo poderão optar pela migração para o novo modelo a partir de 25 de abril. 

Além disso, a portabilidade entre bancos, que permite transferir o empréstimo de uma instituição financeira para outra em busca de melhores condições, estará liberada a partir de 6 de junho.

Como será o desconto das parcelas do Crédito do Trabalhador?

As parcelas do Crédito do Trabalhador serão descontadas diretamente na folha de pagamento, garantindo praticidade e segurança para quem contrata. Esse processo será realizado pelo eSocial, respeitando a margem consignável de 35% do salário do trabalhador.

Após a contratação, o cliente poderá acompanhar mensalmente as atualizações dos pagamentos, conferindo valores e prazos. 

Quem pode contratar o Crédito do Trabalhador?

O novo modelo de consignado privado está disponível para trabalhadores CLT, incluindo:

  • Funcionários do setor privado

  • Trabalhadores rurais

  • Empregados domésticos

  • Microempreendedores Individuais (MEIs)

Com essa ampliação do público elegível, mais pessoas poderão contar com essa modalidade de crédito para organizar suas finanças. 

Principais vantagens do novo consignado privado

A nova modalidade de crédito consignado privado apresenta diversas vantagens, como:

  • Uso do FGTS como garantia: O governo prevê a possibilidade de utilização de 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória como garantias para aumentar a segurança da operação. O que já existe, desde 2022, é o uso de 35% da verba rescisória como garantia.

  • Taxas de juros mais baixas: Com mais instituições financeiras podendo oferecer o consignado privado, as condições se tornam mais competitivas e atrativas para o trabalhador CLT que precisa de crédito. 

  • Facilidade na troca de crédito: O novo sistema centralizado permite maior liberdade para o trabalhador migrar o crédito consignado privado de instituição financeira.

  • Transferência de crédito entre empregos: Caso o trabalhador saia do atual emprego, ele poderá levar a dívida para um novo empregador, evitando a necessidade de quitar o saldo de imediato. No modelo anterior do consignado privado, isso não era possível. 

Com essas vantagens, a expectativa é que a oferta de crédito consignado privado aumente significativamente nos próximos anos.

Como funciona a migração de dívidas no novo consignado privado?

A nova regulamentação permite que trabalhadores com empréstimo não consignado, sem garantia ou com desconto em folha de pagamento possam trocar sua dívida para o novo consignado privado. Além disso, quem possuir um consignado privado no modelo antigo poderá migrar para o modelo novo a partir do dia 25 de abril de 2025.

Essa mudança será possível devido à centralização do sistema, que permitirá maior flexibilidade para a troca da dívida.

O processo de portabilidade ocorrerá da seguinte forma:

1. O trabalhador solicita a migração do crédito para um banco de sua preferência, com melhores condições.

2. O banco de destino quita a dívida diretamente com a instituição original.

3. O saldo devedor é transferido para o novo banco, com taxas mais atrativas.

4. O trabalhador tem até 90 dias para realizar essa troca sem custos adicionais.

Essa nova sistemática foi desenhada para tornar a troca de dívida mais acessível, eliminando barreiras que anteriormente dificultavam a migração entre bancos.

Como contratar o novo crédito consignado privado?

Se você deseja aproveitar as vantagens do Crédito do Trabalhador, siga estes passos, a partir de 21 de março de 2025:

1. Abra o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;

2. Autorize o compartilhamento de suas informações com os bancos;

3. Aguarde até 24 horas para receber as ofertas das instituições financeiras;

4. Compare as condições oferecidas e escolha a mais vantajosa;

5. Finalize a contratação do empréstimo diretamente pelo canal oficial do banco;

6. Acompanhe os descontos mensais por meio da CTPS Digital.

A partir de 25 de abril, também será possível solicitar essa nova linha de crédito diretamente pelos canais digitais dos bancos participantes.

Fique por dentro das novidades do consignado privado do Banco PAN! 

O Crédito do Trabalhador surge como uma alternativa para trabalhadores de carteira assinada que buscam condições mais acessíveis de crédito. Com a possibilidade de migração de dívidas em até 90 dias, essa nova modalidade pode ajudar muitos trabalhadores a reduzirem os custos de seus empréstimos. 

Para receber em primeira mão as novidades do consignado privado do Banco PAN, os diferenciais dessa linha e saber como contratar, não deixe de se cadastrar gratuitamente!

Inclusive, no canal do YouTube do Banco PAN, você encontra mais detalhes sobre o novo consignado privado.