O que você vai ler neste artigo:

Imagine contratar um empréstimo com a garantia do FGTS e, de repente, receber a notícia inesperada que você foi demitido do seu emprego.

Nesse momento delicado, é natural que muitas dúvidas e preocupações surjam, especialmente sobre como lidar com o pagamento das parcelas do empréstimo.

Se você se encontra na situação de ter feito um empréstimo do FGTS e agora enfrenta o desemprego, continue a leitura deste artigo para entender como navegar por esse cenário desafiador.

Como Funciona o Empréstimo com Garantia do FGTS?

Quando você opta por contratar um empréstimo utilizando o saldo do FGTS como garantia, é essencial compreender seu funcionamento e os requisitos envolvidos. Em primeiro lugar, você precisa escolher a modalidade de saque-aniversário, diretamente no app do FGTS. 

A troca do saque-rescisão, que é o padrão, pelo saque-aniversário pode ser feita facilmente por meio do aplicativo do FGTS. Confira a seguir o passo a passo para entender como habilitar o saque-aniversário no aplicativo do FGTS:

  1. Instale o aplicativo do FGTS no seu celular;

  2. Clique em “Entrar no aplicativo”;

  3. Informe seu CPF e passe para a próxima etapa;

  4. Selecione a opção “Saque aniversário do FGTS”;

  5. Clique em “Visualizar termo de adesão”;

  6. Se optar pela habilitação no saque-aniversário, ative o botão “Li e aceito os termos e condições” e em seguida clique em “Optar pelo Saque- aniversário”;

Essa modalidade permite que o Banco antecipe a você de uma só vez as futuras parcelas do saque-aniversário, que normalmente só estariam disponíveis uma vez por ano, no primeiro dia útil do mês do seu aniversário.

Portanto, é fundamental que você tenha saldo suficiente nas contas do FGTS, tanto as inativas quanto as ativas, para cobrir todas as despesas do empréstimo, incluindo taxas e outros encargos.

Em relação à taxa de juros, esta modalidade de crédito apresenta taxas relativamente baixas em comparação com outros tipos de empréstimos, e pode ser acessada mesmo por pessoas com histórico de crédito negativo.

No entanto, é crucial manter sua situação regular perante a Receita Federal, ou seja, não ter pendências com o Fisco. Além disso, é necessário ser maior de 18 anos ou emancipado e possuir uma conta corrente ou poupança para receber os valores do empréstimo.

Para se proteger, é importante também contratar o seguro de empréstimo que garante sua segurança em caso de demissão, acidentes de trabalho e mais.

Como Funciona o Pagamento do Empréstimo com Garantia do FGTS?

O pagamento das parcelas do empréstimo com FGTS é realizado anualmente com base no saldo acumulado do Fundo de Garantia. Portanto, você não precisa se preocupar em pagar boletos mensais, pois a instituição financeira efetua o desconto diretamente do saldo retido em sua conta do FGTS, no mês do seu aniversário.

Fui demitido após fazer um empréstimo com FGTS e agora?

Se você se encontra nessa situação e foi demitido, é importante lembrar que, mesmo após a demissão, o saldo disponível em sua conta do FGTS será direcionado diretamente para o pagamento do empréstimo.

Entre em contato com a instituição financeira responsável e explique sua situação para buscar uma possível renegociação da dívida.

No caso de demissão sem justa causa, você ainda tem direito a receber a multa de 40% do FGTS e o seguro-desemprego. Assim, caso não tenha outras fontes de recursos financeiros, é possível utilizar esses benefícios trabalhistas para quitar as parcelas do empréstimo.

No entanto, se não for possível destinar integralmente esses benefícios ao pagamento do empréstimo, uma alternativa é aproveitar esses recursos para criar uma renda extra.

Você pode reservar uma parte dos recursos para gerar renda adicional, empreendendo com algum produto de sua escolha.

Além disso, no PAN oferecemos a contratação do seguro de proteção do empréstimo, que pode cobrir as parcelas em caso de demissão.

Antecipe até 10 Parcelas do Saque-Aniversário no Banco PAN

Se você precisa de um empréstimo , o Banco PAN permite antecipar até 10 parcelas do seu saque-aniversário do FGTS, caso você seja optante desta modalidade de saque,  podendo   antecipar parcela a partir de R$ 155,00, desde que haja saldo disponível nas contas ativas e inativas do seu FGTS para cobrir todas as despesas da operação.

Realize uma simulação da antecipação do saque-aniversário do Banco PAN por meio do aplicativo ou site e descubra o valor que você pode liberar do seu FGTS!

Se já é cliente e quer se proteger, contrate agora o seguro de empréstimo FGTS do PAN.