12 cursos gratuitos para evoluir na quarentena

Mais crédito
para você
Por Rodrigo Chiodi
A quarentena causada pelo novo coronavírus fez os brasileiros passarem muito mais tempo em frente à televisão. A consultoria Kantar fez uma pesquisa em março, já durante a pandemia.

A conclusão da pesquisa mostra que, em média, as pessoas ficaram 41 minutos mais tempo assistindo à TV do que costumavam. Filmes e telejornais foram os programas prediletos da maioria. A pesquisa mostra que também aumentou o tempo gasto com séries em plataformas de streaming e com podcasts.

Ok, relaxar a cabeça faz bem. Mas, convenhamos, bem que as pessoas poderiam aproveitar que está sobrando mais tempo em casa para aprender alguma coisa nova, não é verdade?

Se você estiver pensando em fazer cursos online durante a quarentena, a boa notícia é que existem muitos gratuitos. Fizemos abaixo uma lista com 12 deles.

1 Sebrae

Famoso por apoiar pequenos empreendedores, o Sebrae oferece uma variedade enorme de cursos de caráter prático, com foco mais em negócios.

2 FGV Online

Alguns cursos são patrocinados, outros não, mas todos são focados em negócios. Muitos, para o pequeno empreendedor.

3 Ateliê Digital do Google

Talvez você não saiba, mas o Google tem um curso permanentemente aberto de marketing digital, também voltado para empreendedores.

4 LinkedIn

As aulas em vídeo do LinkedIn vêm bem a calhar neste momento. Falam sobre gestão de tempo, trabalho remoto e de muitas coisas que têm a ver com trocar o escritório pela escrivaninha da sua casa.

5 iPED

Os cursos gratuitos são mais voltados para diversas áreas da gestão de um negócio físico.

6 FBV Cursos

Os cursos são gratuitos e você só paga se quiser tirar o certificado. Os temas são bem abrangentes. Vale a pena dar uma olhada porque talvez você encontre algo do seu interesse.

7 Udemy

Os cursos são normalmente pagos, mas a lista de temas gratuitos é realmente grande. Como os cursos são oferecidos por usuários da plataforma, tem curso de tudo que você possa imaginar: de inglês a organização de arquivos, passando por Windows básico a remoção de acne e identificação de notas de dólares falsas.

8 Coursera / USP

A Coursera é uma das mais importantes plataformas de cursos online dos Estados Unidos, quase sempre oferecidos por universidades daquele país. Permite assistir às aulas e só cobra se você quiser tirar o certificado. No Brasil, tem parceria com a USP — e funciona no mesmo modelo. Os cursos são de várias áreas. Negócios, marketing e tecnologia da informação são os mais destacados.

9 Learncafe

Para quem precisa se entender melhor com o computador ou com o celular, estes cursos são os mais indicados. Ensinam a criar planilhas, usar programas de computadores e outras coisas do tipo. Ao entrar na página, preste apenas atenção aos cursos pagos, que estão misturados aos gratuitos.

10 Faber-Castell

Como todos os cursos anteriores são muito sérios — e os dois últimos são específicos para estudantes — aqui vai uma dica para relaxar a mente. A Faber-Castell liberou vários cursos online. É para aprender a desenhar, pintar e colorir. Os nomes dos cursos são os melhores: “Criaturas Fantásticas”, “Monstros Incríveis”, “Galáxias em Aquarela” e por aí vai.

11 ProEnem

Para quem estiver preocupado com o Enem 2020, o canal ProEnem, com mais de 1,1 milhão de inscritos, dá boas dicas.

12 Stoodi

Outra dica para Enem e vestibulares: o Stoodi, plataforma voltada para essas provas, liberou o acesso a todo o seu conteúdo enquanto durar a quarentena.