Afinal, como economizar bateria do celular? Confira as 13 dicas

É possível fazer a bateria do smartphone durar mais e não deixar ele morrer no dia a dia

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

 

Ficar sem smartphone pode ser um pesadelo pra muita gente que usa o aparelho para trabalhar, falar com amigos, vender e um monte de outras atividades. Por isso, é bom saber como economizar bateria do celular para não ficar sem comunicação.

É possível fazer a bateria do smartphone durar mais com dicas simples, sem deixar de usar o aparelho. Com isso, você pode fazer tudo o que precisa no celular, sem ver a energia da bateria ir embora após poucas horas de uso.

Função não falta para o celular na nossa vida. Mas isso só acontece com uma bateria carregada. Veja como mantê-la por mais tempo no dia a dia e fazer o celular descarregar devagar. 

13 dicas para economizar a bateria do celular

ilustração mostra uma mulher segurando carregador de celular ao lado de aparelho com texto “Status bateria 100” na tela. As cores azul claro e cinza são predominantes na ilustração.

  1. Diminua o brilho da tela

Na área de configurações do aparelho ou na própria tela inicial é possível reduzir o brilho da tela. Esse recurso consome bastante bateria, pois, quanto mais luz é necessário para manter a iluminação, mais energia do celular será consumida.

Além disso, qualquer tela com brilho forte demais pode prejudicar a visão em longo prazo. Por isso, evite usar o brilho máximo. Também é possível configurar o smartphone para aumentar ou diminuir a claridade de acordo com a luz natural.

  1. Reduza o tempo de iluminação da tela

Também na parte de configurações é possível reduzir o tempo em que a tela do celular fica ligada. O ideal é que seja o mínimo possível, assim a tela se apagará logo, assim que você deixar de usar o aparelho.

Caso contrário, mesmo sem estar em uso o smartphone pode permanecer com a tela ligada por alguns minutos, consumindo energia sem necessidade. Por isso, procure configurar a tela para desligar sozinha após 15, 30 ou 60 segundos.

  1. Use papéis de parede estáticos

Fundos de tela e papéis de parede animados consomem bateria porque o celular precisa manter as imagens em movimento. Por isso, utilize fotos ou fundos estáticos e neutros como fundo de tela.

Isso vale tanto para o fundo da tela inicial quanto para fundos de telas de menus ou mesmo de conversas em aplicativos de mensagens. Fundos neutros, sem movimento, vão exigir menos bateria do celular.

foto de uma mulher com expressão feliz enquanto usa o celular. Ela é branca, tem cabelos cacheados loiros, veste blusa amarela, calça jeans e meia preta e está sentada em sofá cinza, com parede de tijolos aparentes ao fundo.

A vibração do celular para chamadas, notificações ou ao digitar também consome bateria. Por isso, desative esse recurso ou utilize-o apenas para recebimento de chamadas telefônicas. Isso pode ser feito na área de configurações de notificações ou chamadas.

Também é legal desativar notificações de aplicativos que não são muito utilizados ou que você não precisa ficar de olho sempre, como apps de vídeos, filmes e outros que não usa diariamente. Isso ajuda a fazer o celular descarregar devagar.

  1. Evite usar flash e lanterna

A luz da lanterna e do flash da câmera também farão a energia da bateria do celular ir embora. Por isso, use apenas se necessário e pelo mínimo de tempo possível. No caso das fotos, aproveitar a iluminação natural é uma boa técnica de evitar o flash.

Também dá pra usar o recurso de forma automática. Ou seja, o próprio celular entende se, naquele ambiente, é necessário ou não ligar o flash. Isso evita que o usuário acenda o recurso sem necessidade em um local que já renderá uma boa foto ou vídeo.

  1. Feche aplicativos em segundo plano

Tem quem acesse aplicativos de mensagens, redes sociais e mesmo jogos por um tempo e simplesmente mude a tela para outro app. Só que o aplicativo anterior continuará aberto, funcionando em segundo plano, e isso consome bateria sem você perceber.

Logo, sempre que deixar de usar um app, feche-o. Mantenha abertos apenas aqueles aplicativos que estão em uso.

  1. Ative o modo de economia de energia

foto destaca mãos de uma pessoa segurando um celular cinza. Em cima da foto, foram incluídas ilustrações azuis com símbolos de raio, para abordar a bateria do celular.

Os celulares contam com o recurso de modo de economia de energia que permite configurar o aparelho para, de forma automática, ajustar o uso de aplicativos e sistemas para gastar menos bateria do que na utilização convencional.

A depender do aparelho, existem diferentes modos de economia, desde níveis mais leves até mais intensos, que podem impedir o funcionamento de alguns recursos. Ainda é permitido configurar horários específicos para o modo economia passar a funcionar.

Muita gente pode se perguntar se usar o celular no modo economia de energia vicia. Porém, os smartphones contam faz tempo com tecnologia que impede a bateria de viciar, ao contrário de modelos mais antigos.

  1. Use o modo avião

O modo voo ou modo avião do celular não serve apenas para viagens em aeronaves, mas também para economizar a energia da bateria. Use esse recurso quando for possível, como quando estiver em reuniões ou espaços que demandam silêncio.

Vale lembrar que, durante o modo avião, o smartphone não fica habilitado para receber chamadas, acessar a rede móvel ou usar outros recursos. Por isso, ative esse modo apenas se puder deixar o aparelho sem sinal.

  1. Desligue o GPS

O GPS é usado por diversos aplicativos e pelo próprio aparelho celular, porém ele também consome bateria. Por isso, se não estiver utilizando nenhum app de navegação, desative o GPS.

Por mais que apps peçam a localização, muitos deles podem ser usados apenas com a inserção manual de CEP e endereço. Isso pode ser feito em aplicativos de delivery de comida, por exemplo.

Muitos smartphones procuram de forma automática por redes móveis ou por wi-fi. Ou seja, ao chegar em um determinado local, o celular começa a buscar automaticamente por uma conexão com a internet, seja pela rede sem fio (wi-fi) ou 4G/5G (rede móvel).

Ao desativar essa busca, o celular trabalhará menos e, como consequência, economizará mais bateria. Caso precise de conexão à internet, ative a busca por wi-fi ou ative o uso de dados móveis apenas quando for usar.

  1. Desligue o bluetooth

O bluetooth pode ficar ligado apenas quando houver transferência ou recebimento de dados entre smartphones ou quando o celular estiver conectado a aparelhos como fone de ouvido sem fio. Terminou de usar? Lembre de desativar o bluetooth.

  1. Desinstale aplicativos que não usa

foto destaca mãos de uma pessoa usando o celular, que exibe na tela diversos aplicativos de redes sociais. Ao fundo, aparece a tela de um notebook.

Não é raro sair instalando apps e, depois, perceber que muita coisa baixada no celular não é usada. Desinstale os aplicativos que estão há muito tempo sem uso ou que não são mais úteis para a sua rotina.

Na área de configurações de aplicativos, é possível ver os apps mais e menos utilizados. Veja a lista na qual constam os apps menos acessados e, se for possível, desinstale. Eles podem consumir bateria sem você perceber.

  1. Desligue o celular quando puder

Por fim, desligar o celular é uma maneira eficiente de economizar bateria. Isso vale principalmente para situações nas quais a carga já está quase acabando: pode ajudar ligar o aparelho apenas em momentos específicos (para ligar a alguém, por exemplo).

Outra alternativa é desligar o celular durante a noite, quando estiver dormindo. Porém, é bom lembrar que ninguém conseguirá falar com você se o aparelho estiver desligado.

Outro recurso que muita gente tenta economizar e não consegue é a internet do celular. Veja 10 dicas que vão ajudar a fazer a internet durar mais!