O que você vai ler neste artigo:

 

Ficar sem smartphone pode ser um pesadelo pra muita gente que usa o aparelho para trabalhar, falar com amigos, vender e um monte de outras atividades. Por isso, é bom saber como economizar bateria do celular para não ficar sem comunicação.

É possível fazer a bateria do smartphone durar mais com dicas simples, sem deixar de usar o aparelho. Com isso, você pode fazer tudo o que precisa no celular, sem ver a energia da bateria ir embora após poucas horas de uso.

Função não falta para o celular na nossa vida. Mas isso só acontece com uma bateria carregada. Veja como mantê-la por mais tempo no dia a dia e fazer o celular descarregar devagar. 

13 DICAS PARA ECONOMIZAR A BATERIA DO CELULAR

  1. Diminua o brilho da tela

Na área de configurações do aparelho ou na própria tela inicial é possível reduzir o brilho da tela. Esse recurso consome bastante bateria, pois, quanto mais luz é necessário para manter a iluminação, mais energia do celular será consumida.

Além disso, qualquer tela com brilho forte demais pode prejudicar a visão em longo prazo. Por isso, evite usar o brilho máximo. Também é possível configurar o smartphone para aumentar ou diminuir a claridade de acordo com a luz natural.

  1. Reduza o tempo de iluminação da tela

Também na parte de configurações é possível reduzir o tempo em que a tela do celular fica ligada. O ideal é que seja o mínimo possível, assim a tela se apagará logo, assim que você deixar de usar o aparelho.

Caso contrário, mesmo sem estar em uso o smartphone pode permanecer com a tela ligada por alguns minutos, consumindo energia sem necessidade. Por isso, procure configurar a tela para desligar sozinha após 15, 30 ou 60 segundos.

  1. Use papéis de parede estáticos

Fundos de tela e papéis de parede animados consomem bateria porque o celular precisa manter as imagens em movimento. Por isso, utilize fotos ou fundos estáticos e neutros como fundo de tela.

Isso vale tanto para o fundo da tela inicial quanto para fundos de telas de menus ou mesmo de conversas em aplicativos de mensagens. Fundos neutros, sem movimento, vão exigir menos bateria do celular.

A vibração do celular para chamadas, notificações ou ao digitar também consome bateria. Por isso, desative esse recurso ou utilize-o apenas para recebimento de chamadas telefônicas. Isso pode ser feito na área de configurações de notificações ou chamadas.

Também é legal desativar notificações de aplicativos que não são muito utilizados ou que você não precisa ficar de olho sempre, como apps de vídeos, filmes e outros que não usa diariamente. Isso ajuda a fazer o celular descarregar devagar.

  1. Evite usar flash e lanterna

A luz da lanterna e do flash da câmera também farão a energia da bateria do celular ir embora. Por isso, use apenas se necessário e pelo mínimo de tempo possível. No caso das fotos, aproveitar a iluminação natural é uma boa técnica de evitar o flash.

Também dá pra usar o recurso de forma automática. Ou seja, o próprio celular entende se, naquele ambiente, é necessário ou não ligar o flash. Isso evita que o usuário acenda o recurso sem necessidade em um local que já renderá uma boa foto ou vídeo.

  1. Feche aplicativos em segundo plano

Tem quem acesse aplicativos de mensagens, redes sociais e mesmo jogos por um tempo e simplesmente mude a tela para outro app. Só que o aplicativo anterior continuará aberto, funcionando em segundo plano, e isso consome bateria sem você perceber.

Logo, sempre que deixar de usar um app, feche-o. Mantenha abertos apenas aqueles aplicativos que estão em uso.

  1. Ative o modo de economia de energia

Os celulares contam com o recurso de modo de economia de energia que permite configurar o aparelho para, de forma automática, ajustar o uso de aplicativos e sistemas para gastar menos bateria do que na utilização convencional.

A depender do aparelho, existem diferentes modos de economia, desde níveis mais leves até mais intensos, que podem impedir o funcionamento de alguns recursos. Ainda é permitido configurar horários específicos para o modo economia passar a funcionar.

Muita gente pode se perguntar se usar o celular no modo economia de energia vicia. Porém, os smartphones contam faz tempo com tecnologia que impede a bateria de viciar, ao contrário de modelos mais antigos.

  1. Use o modo avião

O modo voo ou modo avião do celular não serve apenas para viagens em aeronaves, mas também para economizar a energia da bateria. Use esse recurso quando for possível, como quando estiver em reuniões ou espaços que demandam silêncio.

Vale lembrar que, durante o modo avião, o smartphone não fica habilitado para receber chamadas, acessar a rede móvel ou usar outros recursos. Por isso, ative esse modo apenas se puder deixar o aparelho sem sinal.

  1. Desligue o GPS

O GPS é usado por diversos aplicativos e pelo próprio aparelho celular, porém ele também consome bateria. Por isso, se não estiver utilizando nenhum app de navegação, desative o GPS.

Por mais que apps peçam a localização, muitos deles podem ser usados apenas com a inserção manual de CEP e endereço. Isso pode ser feito em aplicativos de delivery de comida, por exemplo.

Muitos smartphones procuram de forma automática por redes móveis ou por wi-fi. Ou seja, ao chegar em um determinado local, o celular começa a buscar automaticamente por uma conexão com a internet, seja pela rede sem fio (wi-fi) ou 4G/5G (rede móvel).

Ao desativar essa busca, o celular trabalhará menos e, como consequência, economizará mais bateria. Caso precise de conexão à internet, ative a busca por wi-fi ou ative o uso de dados móveis apenas quando for usar.

  1. Desligue o bluetooth

O bluetooth pode ficar ligado apenas quando houver transferência ou recebimento de dados entre smartphones ou quando o celular estiver conectado a aparelhos como fone de ouvido sem fio. Terminou de usar? Lembre de desativar o bluetooth.

  1. Desinstale aplicativos que não usa

Não é raro sair instalando apps e, depois, perceber que muita coisa baixada no celular não é usada. Desinstale os aplicativos que estão há muito tempo sem uso ou que não são mais úteis para a sua rotina.

Na área de configurações de aplicativos, é possível ver os apps mais e menos utilizados. Veja a lista na qual constam os apps menos acessados e, se for possível, desinstale. Eles podem consumir bateria sem você perceber.

  1. Desligue o celular quando puder

Por fim, desligar o celular é uma maneira eficiente de economizar bateria. Isso vale principalmente para situações nas quais a carga já está quase acabando: pode ajudar ligar o aparelho apenas em momentos específicos (para ligar a alguém, por exemplo).

Outra alternativa é desligar o celular durante a noite, quando estiver dormindo. Porém, é bom lembrar que ninguém conseguirá falar com você se o aparelho estiver desligado.

Outro recurso que muita gente tenta economizar e não consegue é a internet do celular. Veja 10 dicas que vão ajudar a fazer a internet durar mais!