O que você vai ler neste artigo:

INSS começa a pagar 2ª parcela do 13º salário, que foi antecipado

Depósitos começam nesta quinta-feira para quem recebe até 1 salário mínimo; veja calendário do pagamento

ARTIGOS

 • 

4min. de leitura

 • 

24.06.2021

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar a partir desta quinta-feira (24) a 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas. Os pagamentos foram novamente antecipados neste ano para tentar diminuir os efeitos econômicos causados pela pandemia.

Nesta quinta-feira, começam os depósitos para quem recebe até 1 salário mínimo (R$ 1.100). O calendário usa o número final do benefício para escalonar o crédito. Os primeiros contemplados são aposentados e pensionistas que têm 1 como número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador.

Veja abaixo o calendário dos pagamentos da 2ª parcela do 13º salário do INSS para quem ganha até 1 mínimo:

02_Mobile_INSS_Pagamento _1_ _002_.png

O pagamento da 2ª parcela vai continuar até o dia 7 de julho para os demais beneficiários, conforme o último número do benefício.

Pessoas que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao 13º.

Governo antecipou pagamento

O pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS costuma ocorrer entre agosto e setembro, mas o governo federal antecipou neste ano para tentar reduzir os impactos da Covid-19 no bolso dos brasileiros.

Ainda como forma de ampliar a renda das pessoas, as parcelas do 13º salário do INSS estão sendo creditadas na mesma data em que ocorrem depósitos de aposentadorias, pensões por morte e demais benefícios do órgão, seguindo o decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 5 de maio.

A medida é uma forma de injetar dinheiro na economia e proteger camadas mais vulneráveis da população, de acordo com nota divulgada pela Presidência da República à época da edição do decreto.

O mesmo texto informou que a antecipação do pagamento não significaria um acréscimo nas despesas previstas para o ano. Isso porque se trata apenas de uma antecipação, e não de um gasto extra.

O governo federal estimou que a medida vai injetar R$ 52,7 bilhões na economia do país.

Quem tem direito a receber o 13º do INSS

Uma senhora de óculos sorri em direção à câmera

Tem direito ao 13º salário do INSS quem recebeu durante 1 ano:

  • aposentadoria; 

  • pensão por morte; 

  • auxílio-doença; 

  • auxílio acidente; 

  • auxílio reclusão. 

Se o fim do benefício estiver previsto para uma data anterior a 31 de dezembro deste ano, será pago o valor proporcional do abono anual.

Aposentados e pensionistas que passaram a receber o benefício depois de janeiro também terão o valor calculado de maneira proporcional ao número de meses em que terão direito à aposentadoria ou pensão neste ano.

O 13º pode ser uma oportunidade de fazer uma reserva de emergência, começar a guardar dinheiro e fazer investimentos. Também pode servir para pagar dívidas e, assim, equilibrar seu orçamento.

PALAVRAS-CHAVE

13º SALÁRIO DO INSSINSSRENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: