13º salário de aposentados e pensionistas do INSS será antecipado em 2022

Pagamento da 1ª parcela do benefício deve ser feito neste mês de abril

Renda
Extra
Por Redacao PAN

*Texto atualizado em 18.03.2022

O pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS de 2022 foi antecipado. A medida foi determinada pelo decreto 10.999, publicado no Diário Oficial da União. 

Normalmente, o pagamento começa a ser feito com os benefícios referentes a julho, porém ele ocorrerá a partir de 25 de abril deste ano. De acordo com o decreto de nº 10.999,  o abono anual será depositado em 2 parcelas.

A antecipação ocorre pelo terceiro ano seguido, em razão das dificuldades financeiras causadas pela pandemia do coronavírus.

A medida tem a intenção de estimular o consumo e incrementar os rendimentos dos beneficiários, que, segundo o governo federal, em sua maioria fazem parte de grupos vulneráveis durante a pandemia, como idosos.

Ao mesmo tempo, de acordo com o Governo Federal, a antecipação do abono anual deve injetar R$ 56,7 bilhões na economia.

O decreto lembra que o pagamento é devido a segurados e dependentes da Previdência Social que “tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão”.

Importante lembrar que as pessoas que recebem benefícios assistenciais, que são o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito ao 13º salário.

Como será o pagamento do 13º salário do INSS

02_mobile_interna_INSS.png

A antecipação do abono anual de aposentados e pensionistas do INSS em 2022 será em 2 parcelas, que serão pagas junto com os demais benefícios:

  • A 1ª parcela começará a ser paga em abril de 2022. O pagamento será de 25 de abril a 6 de maio. Vale lembrar que a primeira parcela equivale exatamente à metade do valor do benefício para aqueles segurados que já estavam aposentados em janeiro deste ano. 

  • A 2ª parcela começará a ser paga em maio de 2022. O pagamento será de 25 de maio a 7 de junho. Neste caso, o valor da parcela equivale ao valor restante do benefício, mas já com a incidência dos descontos previstos por causa do Imposto de Renda.

Quem não estava aposentado em janeiro deste ano recebe o benefício de maneira proporcional à ocasião da aposentadoria.   

Além do 13º salário 

A antecipação do abono anual de aposentados e pensionistas do INSS traz uma renda extra que ajuda no orçamento, mas o valor pode não ser suficiente para quitar dívidas de valor mais alto ou para a realização de sonhos.

Por isso, é importante conhecer outras possibilidades para obter renda para não passar por nenhum aperto financeiro. Conheça todas as categorias de empréstimo e veja qual é a ideal para o seu perfil.