O que você vai ler neste artigo:

 
 

Numa de suas frases famosas, Albert Einstein dizia que “qualquer tolo pode aprender". A questão é conseguir entender. É por isso que livros, filmes e séries são tão úteis. Eles não apenas nos ensinam coisas interessantes, mas nos ajudam a assimilar com fluidez. Afinal, nós mergulhamos naquele conteúdo por algumas horas, dias ou mesmo semanas. E aí não apenas aprendemos, mas também entendemos.

Por isso, listamos livros, filmes, séries e documentários que falam de alguma maneira sobre finanças. Escolha o que parecer mais interessante.

LIVROS

1. O Investidor Inteligente

Foi escrito por Benjamin Graham, um dos mais conhecidos consultores de investimentos de todos os tempos. É o primeiro livro que qualquer pessoa que quiser investir atualmente na Bolsa precisa ler para não perder dinheiro. Organiza muito bem as ideias.

2. Os segredos da mente milionária

Escrito pelo canadense T. Harv Eker, o livro mostra vários casos de pessoas que tiveram sucesso e ganharam dinheiro e mostra por que elas conseguiram chegar lá. O ponto principal são as crenças que precisamos ter sobre dinheiro.

3. Pai Rico, Pai Pobre

O livro de Robert Kiyosaki compara dois comportamentos diferentes de uma pessoa que teve duas referências diferentes durante a vida: o de uma pessoa comum na forma de lidar com o dinheiro e o de uma pessoa que pensou no dinheiro como um ativo capaz de atrair mais dinheiro.

4. Quem pensa enriquece

O escritor norte-americano Napoleon Hill sempre se dedicou a estudar por que algumas pessoas ficam milionárias e conseguiu listar 15 características comuns a elas, que são a base deste livro.

5. Casais inteligentes enriquecem juntos

Este é um livro nacional, de autoria de Gustavo Cerbasi. Serve não apenas para casais mas também para solteiros que pensam em se casar um dia. Tudo é uma questão de fazer planos, cuidar das finanças juntos e, assim, construir um patrimônio em família.

FILMES

6. Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

Depois de ficar preso por fraudes financeiras, Gordon Gekko (Michael Douglas) é proibido de operar na Bolsa de Valores. Escreve um livro, dá palestras e por fim aceita ajudar o novato Jacob Moore (Shia LaBeouf). Com conselhos controversos, como “a ganância é boa”, a história começa a ficar emocionante. E gira toda em torno de como ganhar mais e mais dinheiro.

7. O Lobo de Wall Street (2014)

Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhava numa corretora de Wall Street, mas perdeu o emprego numa jogada ambiciosa. Foi, então, trabalhar numa corretora de fundo de quintal que vendia papéis de baixo valor não listados na bolsa, mas com boa rentabilidade. Acabou enriquecendo rapidamente, mas pagando um preço alto por isso.

8. A Grande Aposta (2015)

Dono de uma empresa de tamanho médio, Michael Burry (Christian Bale) começa a observar os números de mercado e, ao contrário de quase todos, percebe que o sistema imobiliário dos Estados Unidos está perto de quebrar. Então, decide fazer apostas arriscadas, causando complicações para os seus investidores.

9. À procura da felicidade (2006)

A esposa de Chris Gardner (Will Smith) o abandonou e, agora pai solteiro, ele precisa cuidar do filho de apenas cinco anos. Sem dinheiro, ele consegue uma vaga de estagiário numa corretora de ações. O filme mostra por que não podemos perder a esperança nem a dignidade mesmo nos momentos mais duros da vida.

10. Vivendo Com Um Dólar (2013)

Viver com apenas um dólar por dia é um desafio encarado por mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo. Neste documentário, que começou na Netflix e depois foi para outras plataformas, quatro norte-americanos passam voluntariamente por essa experiência na Guatemala. Durante dois meses, eles vivem com apenas US$ 1 por dia.

NETFLIX

11. Billions (série com 5 temporadas)

Bobby Axelrod (Damian Lewis), que nasceu numa família pobre, consegue se tornar um importante gestor de investimentos em Wall Street. É a partir daí que se desenvolve a história, que mistura um pouco de mercado financeiro com suspense e ação.

12. Abstract: The Art of Design (série com 2 temporadas)

Cada episódio traz o ponto de vista de um profissional diferente: ilustrador, cenógrafo, arquiteto, fotógrafo, designer de interiores. Eles contam suas histórias de empreendedorismo e trazem lições sobre persistência, realização de projetos, inovação e outros valores pessoais e profissionais.

13. The Playbook – Estratégias para Vencer (série com 1 temporada)

Essa série foca na liderança exercida por diversos técnicos vitoriosos de diferentes esportes. Com cinco episódios, The Playbook traz lições de, entre outros, nomes como Doc Rivers, treinador das equipes de basquete Orlando Magic, Boston Celtics e Philadelphia 76ers; Jill Elis, técnica da seleção de futebol feminina dos Estados Unidos, bicampeã mundial; e o português José Mourinho, multicampeão com diversos times de futebol da Europa.       

Cada profissional mostra o seu jeito de encarar o trabalho em grupo, as vitórias e as derrotas em verdadeiras aulas de gestão que podem ir muito além do esporte.

14. Não Confie em Ninguém: A Caça ao Rei da Criptomoeda (filme de 2022)

No filme, o personagem Gerry é um prodígio da tecnologia que funda uma plataforma de criptomoedas. Um dia, ele morre de maneira súbita, levando as senhas dos ativos consigo. Desesperados para reaver seu dinheiro, seus investidores começam a investigar o suspeito caso.

GLOBOPLAY

15. Capital C (documentário de 2015)

Trata-se do primeiro documentário dedicado ao mercado de financiamento coletivo conhecido como crowdfunding. A narrativa foca em aspirações bem como nas armadilhas da era digital de financiamento. Mostra como pequenos empresários conseguiram levantar um bom dinheiro a partir daquilo que chamávamos de ‘vaquinha’ no tempo de escola, mas que na era digital ganhou potencial para alavancar empresas e transformar ideias em grandes negócios.

VEJA COMO ASSISTIR AOS LANÇAMENTOS COM MEIA-ENTRADA NO CINEMA

A lista acima é limitada. Como o mercado cinematográfico, frequentemente, coloca em cartaz filmes e documentários sobre finanças, a dica é não perder esses lançamentos, mas economizar no cinema.

A partir deste mês, o consumidor que usar os cartões de crédito ou débito do Banco PAN na compra de ingressos (inteira), na rede de cinemas Kinoplex, ganha 50% de desconto nas entradas do titular e de mais um acompanhante. Além disso, os clientes do PAN têm à disposição 20% de desconto no “combo PAN” para acompanhar o filme com pipoca tamanho mega e refrigerante de 700ml.

A promoção é válida para todos os dias, inclusive aos finais de semana, em todas as sessões, incluindo sessões 2D e 3D dos cinemas Kinoplex, exceto para as salas da rede UCI Kinoplex. Mais informações sobre o desconto nos cinemas podem ser acessadas neste link.

O Kinoplex é o maior exibidor nacional da sétima arte. A rede já conta com 271 salas de cinema espalhadas por 19 cidades brasileiras. Por ano são lançados, em média, 250 filmes, que atraem mais de 20 milhões de espectadores, conforme números divulgados pela rede.

Qual cartão do PAN dá acesso à meia-entrada?

Quando o pagamento do ingresso (inteira) é feito com o cartão de débito da conta digital PAN, na rede de cinema Kinoplex, o cliente ganha meia-entrada. Além do desconto no cinema, com o cartão de débito do PAN, você consegue fazer diversas transações, como transferência de valores, pagamento de contas, solicitação de empréstimo, entre outros, diretamente pelo seu celular.

Se o desejo é solicitar um cartão de crédito PAN, saiba que essa alternativa também dá acesso à meia-entrada nos cinemas Kinoplex. É possível escolher entre as opções sem anuidade, internacional, gold, platinum e básico para aproveitar a promoção de cinema do PAN. Além disso, há outros benefícios, como receber cashback, descontos nas lojas parceiras do PAN e pontos para trocar por viagens, produtos e vale-compras.