15 livros, filmes e séries para você aprender mais sobre negócios e dinheiro

Zero
Dívida
Por Rodrigo Chiodi
Numa de suas frases famosas, Albert Einstein dizia que “qualquer tolo pode aprender. A questão é conseguir entender”. É por isso que livros, filmes e séries são tão úteis. Eles não apenas nos ensinam coisas interessantes, mas nos ajudam a entender. Afinal, nós mergulhamos naquele conteúdo por algumas horas, dias ou mesmo semanas. E aí não apenas aprendemos, mas também entendemos.

Por isso, listamos cinco livros, cinco filmes e cinco séries que falam de alguma maneira sobre finanças. Escolha o que parecer mais interessante.
 

Livros

1. O Investidor Inteligente

Foi escrito por Benjamin Graham, um dos mais conhecidos consultores de investimentos de todos os tempos. É o primeiro livro que qualquer pessoa que quiser investir atualmente na Bolsa precisa ler para não perder dinheiro. Organiza muito bem as ideias.
 

2. Os segredos da mente milionária

Escrito pelo canadense T. Harv Eker, o livro mostra vários casos de pessoas que tiveram sucesso e ganharam dinheiro e mostra por que elas conseguiram chegar lá. O ponto principal são as crenças que precisamos ter sobre dinheiro.
 

3. Pai Rico, Pai Pobre

O livro de Robert Kiyosaki compara dois comportamentos diferentes de uma pessoa que teve duas referências diferentes durante a vida: o de uma pessoa comum na forma de lidar com o dinheiro e o de uma pessoa que pensou no dinheiro como um ativo capaz de atrair mais dinheiro.
 

4. Quem pensa enriquece

O escritor norte-americano Napoleon Hill sempre se dedicou a estudar por que algumas pessoas ficam milionárias e conseguiu listar 15 características comuns a elas, que são a base deste livro.
 

5. Casais inteligentes enriquecem juntos

Este é um livro nacional, de autoria de Gustavo Cerbasi. Serve não apenas para casais mas também para solteiros que pensam em se casar um dia. Tudo é uma questão de fazer planos, cuidar das finanças juntos e, assim, construir um patrimônio em família.

 

Filmes

6. Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

Depois de ficar preso por fraudes financeiras, Gordon Gekko (Michael Douglas) é proibido de operar na Bolsa de Valores. Escreve um livro, dá palestras e por fim aceita ajudar o novato Jacob Moore (Shia LaBeouf). Com conselhos controversos, como “a ganância é boa”, a história começa a ficar emocionante. E gira toda em torno de como ganhar mais e mais dinheiro.
 

7. O Lobo de Wall Street (2014)

Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhava numa corretora de Wall Street, mas perdeu o emprego numa jogada ambiciosa. Foi, então, trabalhar numa corretora de fundo de quintal que vendia papéis de baixo valor não listados na bolsa, mas com boa rentabilidade. Acabou enriquecendo rapidamente, mas pagando um preço alto por isso.
 

8. A Grande Aposta (2015)

Dono de uma empresa de tamanho médio, Michael Burry (Christian Bale) começa a observar os números de mercado e, ao contrário de quase todos, percebe que o sistema imobiliário dos Estados Unidos está perto de quebrar. Então, decide fazer apostas arriscadas, causando complicações para os seus investidores.
 

9. À procura da felicidade (2006)

A esposa de Chris Gardner (Will Smith) o abandonou e, agora pai solteiro, ele precisa cuidar do filho de apenas cinco anos. Sem dinheiro, ele consegue uma vaga de estagiário numa corretora de ações. O filme mostra por que não podemos perder a esperança nem a dignidade mesmo nos momentos mais duros da vida.
 

10. Vivendo Com Um Dólar (2013)

Viver com apenas um dólar por dia é um desafio encarado por mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo. Neste documentário, que começou na Netflix e depois foi para outras plataformas, quatro norte-americanos passam voluntariamente por essa experiência na Guatemala. Durante dois meses, eles vivem com apenas US$ 1 por dia.

 

Netflix

11. Billions (série de 5 temporadas)

Bobby Axelrod (Damian Lewis), que nasceu numa família pobre, consegue se tornar um importante gestor de investimentos em Wall Street. É a partir daí que se desenvolve a história, que mistura um pouco de mercado financeiro com suspense e ação.
 

12. Abstract: The Art of Design (série de 2 temporadas)

Cada episódio traz o ponto de vista de um profissional diferente: ilustrador, cenógrafo, arquiteto, fotógrafo, designer de interiores. Eles contam suas histórias de empreendedorismo e trazem lições sobre persistência, realização de projetos, inovação e outros valores pessoais e profissionais.
 

13. Fome de Poder (filme de 2016)

O filme conta a história da rede de fast-food McDonald’s. Mostra como o ex-vendedor ambulante Ray Kroc (Michael Keaton) se associou aos irmãos McDonald e transformou uma simples, mas eficiente lanchonete em uma das maiores redes de restaurantes do mundo. O filme é uma lição de empreendedorismo, mas mostra também todos os conflitos por trás dessa história.
 

14. Banco ou Bitcoin (documentário de 2017)

O documentário conta a origem do Bitcoin. Serve para entender não apenas como funciona essa criptomoeda, mas também as polêmicas que estão por trás dela. O documentário é cheio de entrevistas com especialistas em moeda digital, bancos e mercado financeiro.
 

15. Capital C (documentário de 2014)

O documentário explica como funciona o financiamento coletivo — o chamado “crowdfunding”. Mostra como pequenos empresários conseguiram levantar um bom dinheiro a partir daquilo que chamávamos de ‘vaquinha’ no tempo de escola, mas que na era digital ganhou potencial para alavancar empresas e transformar ideias em grandes negócios.