5 dicas essenciais de educação financeira

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi
Você quer melhorar a sua gestão financeira e ter um maior controle em relação ao seu dinheiro? Isso é possível, desde que você possa compreender que a educação financeira é fundamental para trilhar um caminho mais saudável durante esse aprendizado. Portanto, conheça cinco dicas essenciais que podem te ajudar nesse processo.

Entenda a importância da educação financeira

Se educar financeiramente pode parecer algo fácil, mas que exige foco e determinação da sua parte. Só assim, você vai adquirir um novo olhar a respeito de como lida com o próprio dinheiro e com as suas finanças pessoais.

Além disso, é por meio da educação financeira que as pessoas podem ter mais consciência sobre suas decisões e conseguem priorizar quais serão os gastos feitos no mês ou até mesmo no ano.

Utilize a tecnologia a seu favor

O uso da tecnologia pode ser essencial para sua vida em vários sentidos e aqui não seria diferente. Com ela, você pode ter acesso a aplicativos que te ajudam na organização das finanças e controle dos gastos.

Assim, em muitos deles é possível registrar os seu ganhos e despesas a serem pagas de uma maneira prática e fácil.

Outro item que pode ser muito útil para você é a internet, já que nela você pode ter um contato constante com vídeos, artigos e até notícias que têm o poder de educar as pessoas financeiramente.

Defina suas prioridades

Para ter uma educação financeira de qualidade, você deve definir quais são as suas prioridades. Isso significa que é interessante listar tudo o que você geralmente é obrigado a pagar no mês, como por exemplo, as contas básicas que envolvem: água, luz, aluguel, combustível, internet, dentre outros.

Sendo assim, você já vai ter uma noção de quanto dos seus ganhos serão destinados apenas ao pagamento dessas contas. O que sobrar, você tem a liberdade de poupar esse dinheiro, separar um parte para o seu lazer e muito mais.

Basta pensar com calma e avaliar o que é mais importante para você e sua família neste momento.

Saiba quais são os seus ganhos

Antes de pensar em gastar, é preciso saber exatamente quanto você ganha. Isso vale tanto para o seu emprego fixo, como para os seus trabalhos temporários caso você tenha mais de uma fonte de renda.

Por isso, dependendo de como for o seu contrato de trabalho, o salário vai ter descontos e o que sobra dele é chamado de renda líquida, ou seja, o valor real que entra na sua conta mensalmente.

Lembre-se que seus gastos precisam caber dentro da sua renda mensal ou do seu salário. Se isso não acontecer, é hora de rever suas despesas e saber onde você pode fazer cortes de gastos.

Tenha paciência durante o aprendizado

Não adianta ter pressa durante esse processo de aprendizado porque para ter bons hábitos de educação financeira, você precisa se dedicar um pouco todo dia.

Portanto, defina quais serão suas metas, objetivos e trabalhe neles diariamente sem perder o foco. Dessa forma, você alcançará mais equilíbrio e vai perceber a diferença dessa mudança de atitude na sua vida pessoal.