O que você vai ler neste artigo:

 
 

Para ter uma independência financeira, o melhor caminho é buscar praticar no seu dia a dia hábitos saudáveis que podem contribuir tanto para uma melhora financeira, como para mudanças de atitudes mais conscientes em relação ao seu dinheiro.

Por isso, vamos listar sete dicas que você pode seguir e anotar para estar cada vez mais perto de alcançar a sua liberdade financeira.

EVITE ACUMULAR DÍVIDAS

Esse é o primeiro passo que você precisa entender caso queira ter uma independência financeira. Isso porque, de nada adianta ter vários objetivos se você não souber evitar as dívidas.

Portanto, se no momento você está com bastante dívidas, quite todos esses débitos que possuem juros altos. Este já vai ser um bom começo para você seguir em frente e conquistar os seus sonhos, sem entrar na lista de negativados.

CONTROLE OS SEUS GASTOS PESSOAIS

Se você gasta mais do que ganha, deverá repensar essa atitude para ter a sua independência financeira. Nesta lógica, não será possível economizar e você sempre vai estar gastando mais do que deve com o seu cartão de crédito.

Lembre-se também que ao fazer uma compra parcelada, você terá que arcar com o pagamento do produto ou serviço que comprou por vários meses.

Então, opte por fazer pagamentos à vista e corte tudo aquilo que for desnecessário para manter as despesas controladas.

FAÇA AJUSTES NOS SEUS GASTOS PESSOAIS

Não é porque você organizou todo o seu planejamento financeiro hoje, que não poderá mudá-lo no futuro.
Seja flexível e ajuste os seus gastos mensais sempre levando em consideração a sua situação financeira, que pode mudar ou se manter daqui um mês, seis meses ou um ano.

Além disso, como de vez em quando surgem alguns imprevistos pelo caminho, não se abale e comece a reestruturar o seu planejamento e montando uma reserva financeira para te ajudar.

COMECE A POUPAR O SEU DINHEIRO

Poupar dinheiro é uma das formas mais eficazes de conseguir, ao longo dos anos, ter mais estabilidade e segurança. Quando nos referimos a guardar dinheiro, não estamos falando necessariamente em grandes quantias.

Tente construir o hábito de poupar um pouco todo mês e ir aumentando esse valor gradativamente quando for possível para você. Assim, vai perceber que esse investimento irá crescer a seu favor.

INVISTA NO SEU DINHEIRO

Começou a poupar o dinheiro todo mês para alcançar a sua independência financeira? Se sim, é interessante considerar a possibilidade de investir nesse montante que está guardado, principalmente em aplicações que possam trazer uma maior rentabilidade e valorização.

Opte por ativos que podem fazer você ganhar dinheiro, mas não esqueça de analisar qual é o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) antes de realmente começar a investir.

Caso você tenha um perfil conservador e deseja sofrer menos riscos, pode escolher os títulos de renda fixa que são mais seguros e possuem uma baixa volatilidade.

TENHA PLANOS A LONGO PRAZO

Para conquistar a sua independência financeira, tenha em mente que isso não acontece de repente. Como você está percebendo, esse é um plano a longo prazo e você vai precisar ter bastante disciplina.

É claro que, com dedicação, você pode e vai ter a sua liberdade financeira desde que entenda que esse é um processo contínuo. Você vai errar, aprender, ajustar e fazer o que mais for necessário para ter uma relação mais tranquila com o seu dinheiro.

CONSTRUA A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA NO SEU TEMPO

Nem todas as pessoas vão conseguir ter a liberdade financeira ao mesmo tempo. Algumas vão demorar um pouco mais e outras, menos.

O importante aqui é saber respeitar os seus limites, condições financeiras e começar a se planejar assim que der. Não se pressione muito e foque para atingir os seus objetivos, independentemente da sua idade.