Saiba como escapar da fraude do boleto com a ajuda do PAN

Use o site do PAN para não cair na fraude do boleto e sair no prejuízo

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi

O golpe tá aí e cai quem não usa todas as ferramentas disponíveis para fugir das ciladas dos criminosos. Além de tentativas de fraudes usando dados pessoais, como CPF, existem outras ações má intencionadas usadas pra roubar dinheiro, como a fraude do boleto.

Como lidamos com vários boletos ao longo do mês (seja para pagar conta de água e luz, internet ou mesmo para fazer compras online), os criminosos tentam aproveitar isso para mandar boletos falsos. Quem paga esses boletos repassa dinheiro aos golpistas.

Por isso, é muito importante ter atenção aos boletos que você paga. Fazer isso evita dores de cabeça e prejuízos, pois vai ser difícil ver a cor do dinheiro depois do pagamento de um boleto falso. 

Ao mesmo tempo, quem paga boleto falso deixa de quitar o boleto original, então é um prejuízo duplo: além de perder dinheiro para golpistas, a dívida original fica em aberto. Isso aumenta as chances de atraso de pagamento, juros e multas.

Não dê bobeira e se proteja da fraude do boleto. Veja como usar o site do Banco PAN para checar se o documento é original do PAN ou da Caixa e, dessa forma, previna-se de golpes com boletos falsos. 

Evite a fraude do boleto com o Banco PAN 

O site do PAN tem a função de validador de boletos que ajuda na identificação de um boleto emitido pelo PAN ou pela Caixa. Ou seja, para saber se um boleto é mesmo do Banco PAN ou da Caixa, você pode utilizar esse validador.

Esse recurso ajuda a identificar se um determinado boleto é de fato do PAN ou da Caixa. Se o boleto for inválido, na própria página você verá um alerta de segurança. Nessa hora, é bom abrir o olho, pois o boleto pode ser falso!

Veja o passo a passo para validar boletos do PAN ou Caixa:

  1. Acesse a página de serviços online do Banco PAN;

  2. Um pouco mais para baixo na página, você encontra o campo “Valide seu boleto”;

  3. Copie a numeração do boleto e cole no campo que pede o código de linha digitável;

  4. Ao clicar em “validar”, aparecerá se o documento é válido (ou seja, se é um boleto do PAN ou da Caixa) ou não.

imagem de tela de versão para celular do site do banco PAN, onde se vê escrito “Valide seu Boleto. Evite Fraudes”, e uma caixa de texto para se colocar o código do boleto. Embaixo um botão azul onde se lê “Validar”

Se aparecer a mensagem de que o boleto é inválido, verifique se o número está correto ou se o boleto não é de outras instituições além da Caixa ou do PAN. Se mesmo após a conferência a página ainda mostrar o aviso de que o documento não é válido, suspeite.

Por fim, no caso dos boletos do PAN, os documentos sempre começam com os números 623. Dessa maneira, só de bater o olho na numeração do boleto você já pode identificar se ele é do PAN ou não.

Outras maneiras de evitar fraudes com boletos

homem olha concentrado para papéis enquanto digita em notebook. O homem é negro, com a cabeça raspada, usa barba, óculos e veste camiseta cinza manga curta, e está sentado diante de mesa mexendo em papéis com a mão esquerda e digitando em notebook com a direita. Os objetos estão em cima de uma mesa cinza. Ao fundo, ambiente de sala de estar com sofá, cadeira e cortinas brancas.

Entre os diversos tipos de golpes online, alguns envolvem gerar um boleto fraudado. Podem ser falsos sites de lojas virtuais ou estelionatários que enviam por email uma segunda via de um boleto que, na realidade, nunca deveria ser pago.

Há casos em que sites falsos são criados para enganar as pessoas, principalmente em épocas como a Black Friday. Além disso, há criminosos que geram boletos falsificados parecidos com os de outras empresas que também enviam boletos aos clientes.

Dessa forma, os consumidores podem receber por e-mail, mensagem de celular ou mesmo via redes sociais hiperlinks ou arquivos que exibem um documento muito parecido com um boleto real. Porém, os beneficiados pelo pagamento serão os golpistas.

Veja dicas simples para evitar fraudes com boletos.

  1. Verifique se o boleto é realmente para você

Muita gente sai pagando qualquer boleto que vê pela frente, com medo de cair na inadimplência. Mas será que você deve mesmo pagar o documento que chegou no e-mail, celular ou mesmo pelo correio?

Antes de pagar o boleto, analise o valor, o banco, o beneficiário e outros dados do documento. Se não for de nenhuma compra ou serviço reconhecido, desconfie. Caso não tenha em casa TV por assinatura e chegue um boleto desse serviço, provavelmente é falso.

  1. Confira os dados do beneficiário

Os boletos apresentam dados do beneficiário, ou seja, da empresa que receberá o valor do pagamento. Veja se no documento e também na hora de pagar o boleto, esses dados aparecem e se estão corretos.

Por exemplo: se você fez uma compra em uma loja de sapatos e vai pagar por boleto, o beneficiário não pode ser uma sorveteria. Caso o beneficiário de um boleto seja diferente da empresa na qual você adquiriu um produto ou serviço, desconfie de golpe.

  1. Veja dados do banco emissor

Alguns criminosos deixam sinais de que um boleto é falso na hora de inserir informações do banco emissor. Por exemplo: se você recebeu um boleto do Banco PAN, não pode constar lá o nome de outra instituição como banco emissor.

Por isso, se houver erro de digitação, nomes diferentes ou qualquer outra informação duvidosa na parte do banco emissor do boleto, suspeite do boleto. Use o validador de boletos do PAN.

  1. Olhe as informações do boleto com atenção

Além de olhar os dados do banco emissor, do beneficiário e se aquele boleto é de alguma compra realizada ou serviço contratado, observe se há erros de português, por exemplo. Isso pode indicar que o documento foi criado por golpistas.

Ao mesmo tempo, preste atenção se o valor informado no boleto aparece no campo “valor do documento” e, também, se é o mesmo que está ao final do código de barras. Em casos de divergências, desconfie e não pague.

  1. Desconfie de mensagens aleatórias

Apareceu no seu e-mail uma mensagem com um assunto chamativo demais? Enviaram pelo seu Instagram uma mensagem de um perfil que você nunca ouviu falar cobrando o pagamento de um boleto? Tudo isso pode ser uma tentativa de golpe.

Por isso, sempre desconfie caso enviem para você links ou arquivos com “boletos” por redes sociais ou e-mail que tenham origem em perfis de procedência duvidosa. Hoje em dia, tem muita mensagem falsa circulando, principalmente pelo WhatsApp.

Ainda na questão segurança, muita gente pode ter dúvidas sobre se o PIX é seguro ou não. Por isso, veja 4 respostas sobre esse serviço financeiro!

*Texto atualizado em 30/06/2021