Aplicativos para você usar durante a quarentena

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi
O comediante Igor Guimarães e o influenciador digital Igão se reuniram no canal #PraFazerMais, do Banco PAN. Eles deram dicas de aplicativos para você usar durante a quarentena provocada pela pandemia do coronavírus.


 

1. Para rever os amigos

 

O WhatsApp já é um item básico no celular de todo brasileiro. Nada menos que 99 milhões de brasileiros usam esse aplicativo. Isso nos coloca como o segundo país do mundo em quantidade de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos. Durante a quarentena, o WhatsApp tem servido não apenas para as trocas de mensagens e áudios, mas para videoconferências com até oito pessoas também. É uma ótima opção para quem quiser fazer um encontro virtual entre amigos ou parentes enquanto não der para reunir as pessoas presencialmente. Uma boa alternativa para esse tipo de videoconferência é o House Party, que serve tanto para celulares quanto para computadores.

 

2. Para se exercitar

A dica é o Endomondo, aplicativo originalmente usado para registrar corrida, caminhada, pedalada ou outro tipo de atividade ao ar livre. Mas ele tem também uma modalidade de registro de atividade em academia, e é essa que vai ser mais útil durante a quarentena para os exercícios que você for fazer em casa. Mas se você preferir yoga, a dica é o Daily Yoga (Android e iOS). Ele sugere diferentes programas para você praticar na sala de casa.

3. Para cuidar das finanças pessoais

Durante a pandemia, a última coisa que você vai querer fazer é ir até um banco. Afinal, quanto mais você tiver contato com outras pessoas, maior o risco de se contagiar com o coronavírus. Por isso, a dica é o app do Banco PAN (Android e iOS). Com ótima usabilidade, permite que você pague contas do próprio celular, evitando, assim, aglomerações.

4. Para pedir comida em casa

Você vai muitas vezes precisar pedir comida em casa, certo? As dicas são o Rappi (web, Android e iOS) e o iFood (web, Android e iOS). Se possível, dê preferência aos restaurantes locais. Afinal, são os negócios pequenos que sofrem mais os impactos da crise do coronavírus. Segundo o Sebrae, até o início de abril, 600 mil pequenas empresas já tinham fechado as portas por causa da pandemia. E uma dica extra: você pode trabalhar como entregador. Para isso, pode usar moto, bicicleta, patinete ou mesmo fazer entregas a pé. Mas atenção: tome todos os cuidados de higiene porque o coronavírus é uma ameaça para todos.

5. Para se proteger da Covid-19

Para se proteger do coronavírus, você precisa tomar certos cuidados como lavar as mãos, usar máscara ao sair as ruas e outros mais. As informações estão na mídia de uma maneira geral. Basta dar um Google. Mas onde ter as informações oficiais para não cair em fake news nem em instruções erradas? O aplicativo do SUS, que é o Coronavírus SUS (Android e iOS), traz todas as instruções sobre prevenção contra a Covid-19. E aqui vai mais uma dica extra: se você encontrar uma fake news pela internet, você pode denunciá-la ao Ministério da Saúde, que criou uma página em seu site só para isso: https://www.saude.gov.br/fakenews.

6. Para manter a mente sã

O FalaFreud é um site com aplicativo de terapia que ajuda a manter a sua mente em ordem. Faz referência a Sigmund Freud, o pai da psicanálise. É um serviço online que ajuda você a encontrar psicólogos licenciados e a marcar sessões de terapia por videoconferência. Pode ser especialmente útil para quem estiver precisando de ajuda profissional durante a quarentena. Em entrevista à CNN Brasil, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé falou do aumento do consumo de ansiolíticos, que são os remédios usados para tratamento de ansiedade, durante a pandemia. Ele disse que “ficar triste é sinal de saúde mental”. Mas, convenhamos, se essa tristeza chega ao ponto de precisar de ajuda, o certo é procurar ajuda profissional — jamais comprar remédio por conta própria.

 

7. Para aprender mais

Quem está em casa durante o período do coronavírus pode investir o tempo que anda sobrando em si mesmo. A Casa do Saber (web, Android e iOS) tem cursos de línguas, negócios, educação financeira, habilidades práticas e outras coisas mais. Tudo de graça. Afinal, o tempo que você gastaria no ônibus ou no trânsito pode ser usado para aprender algo interessante.

 

8. Para cuidar da casa

O Reforma Simples (web e Android) ajuda você a planejar uma reforma para quando a pandemia passar. O site e o app fazem uma estimativa de quanto custa fazer uma reforma de uma casa ou apartamento. Então, já dá para ir fazendo as contas e o planejamento para começar o quebra-quebra assim que a quarentena terminar.