O que você vai ler neste artigo:

Prazo para contestar auxílio emergencial cancelado é dia 24; veja como fazer

Nascidos em maio recebem recursos da parcela 4 nesta quinta-feira (22) na poupança social digital

ARTIGOS

 • 

7min. de leitura

 • 

22.07.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Trabalhadores que tiveram o auxílio emergencial 2021 cancelado em julho têm até este sábado (24) para contestar a decisão pelo site do benefício

Veja abaixo como fazer a contestação para voltar a receber o auxílio emergencial 2021:

  • Primeiro, é preciso informar dados pessoais (CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento). Depois de marcar a opção "Não sou robô", é preciso clicar em "Enviar".

  • De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão deve selecionar a aba "Auxílio Emergencial 2021”. Depois, acessar o ícone de informação para verificar a situação das parcelas e saber o motivo do cancelamento. 

  • Em seguida, a pessoa precisa selecionar a opção de contestação. A partir daí, é necessário aguardar a nova análise da situação.

  • Se o motivo do cancelamento permitir a contestação, o pedido do cidadão será reanalisado pela Dataprev. O trabalhador poderá voltar a receber o benefício, se a solicitação for aprovada.

Quem contestou antes não pode apresentar novo requerimento. Além disso, alguns motivos da não aprovação são definitivos e, para esses casos, não é possível nem contestar. As informações são do Ministério da Cidadania.

Segundo o ministério, às vezes não é possível entrar com recurso porque a razão que motivou o cancelamento não entra nos critérios que permitem a contestação. 

Ocorre quando não é possível atualizar a base de dados da Dataprev em caso de registros desatualizados ou incorretos.

Já o cancelamento do auxílio emergencial para algumas pessoas ocorre porque, a cada etapa, os beneficiários podem ser revistos. Com isso, pode haver inclusões ou exclusões do grupo que tem direito ao benefício.

Na última revisão de dados, o Ministério da Cidadania incluiu pouco mais de 30 mil pessoas na lista de elegíveis a receber o auxílio emergencial 2021. 

Essas pessoas receberão todas as parcelas a que têm direito de uma vez só, conforme o calendário de transferências e saques da parcela 4 do auxílio emergencial 2021. 

Parcela 4 do auxílio é paga para nascidos em maio

Aniversariantes de maio que pertencem ao público geral dos beneficiários do auxílio emergencial 2021 recebem a parcela 4 nesta quinta-feira (22) em contas de poupança social digital. 

O cronograma de pagamentos segue a ordem de nascimento dos beneficiários. Veja abaixo o calendário de depósitos da parcela 4 do auxílio emergencial em conta de poupança social digital:

 Quadro mostra calendário do pagamento da parcela 4 do auxílio emergencial em poupança social digital

Já os saques ou as transferências dos valores da parcela 4 ocorrem depois para evitar aglomerações nas agências da Caixa, responsável pela operação dos pagamentos, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Por enquanto, esse dinheiro só poderá ser usado pelo aplicativo Caixa Tem, que permite fazer o pagamento de contas em geral, como água, luz e gás, por exemplo. Também serve para realizar compras em estabelecimentos que o aceitam, como supermercados. 

Os beneficiários que têm conta digital PAN conseguem liberar antes os recursos do auxílio emergencial. Para isso, basta emitir um boleto do valor que quiser liberar. Em seguida, é só pagá-lo com o aplicativo Caixa Tem. O dinheiro vai cair na conta e, então, a pessoa poderá usá-lo como quiser.

Veja abaixo o calendário do saque e das transferências da parcela 4 do auxílio emergencial para o público geral:

 Quadro mostra o calendário da liberação de saques e transferências da parcela 4 do auxílio emergencial

Pagamento a beneficiários do Bolsa Família

Beneficiários do auxílio emergencial que também estão inscritos no Bolsa Família continuam a receber os depósitos da parcela 4 do auxílio emergencial 2021 nesta quinta-feira (22). O crédito será destinado a quem tem o Número de Identificação Social (NIS) de final 4.

Já foram contemplados os beneficiários com NIS de final 1, 2 e 3. Veja abaixo as próximas datas do pagamento do auxílio auxílio emergencial para quem está inscrito no Bolsa Família:

  • 23 de julho: NIS final 5

  • 26 de julho: NIS final 6

  • 27 de julho: NIS final 7

  • 28 de julho: NIS final 8

  • 29 de julho: NIS final 9

  • 30 de julho: NIS final 0

Vale lembrar que beneficiários do auxílio emergencial inscritos no Bolsa Família recebem apenas 1 dos 2 benefícios: sempre o de maior valor. Ou seja, se o valor do auxílio superar o Bolsa, a pessoa receberá o auxílio. E vice-versa.

Também é importante ressaltar que os saques do auxílio emergencial para beneficiários incluídos no Bolsa Família são sempre realizados nos 10 últimos dias do mês.