Banco PAN é uma das melhores empresas em diversidade e inclusão, diz pesquisa

Levantamento do Instituto Ethos lista instituições que promovem, por exemplo, integração de pessoas com deficiência

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

O Banco PAN é uma das melhores empresas atuantes na promoção da igualdade no Brasil. É isso o que mostra a pesquisa “A diferença que faz diferença”, realizada pelo Instituto Ethos e Obtida, com exclusividade para a Época Negócios. 

Ao todo, 169 empresas participaram, e o Banco PAN atendeu completamente os requisitos de inclusão de pessoas com deficiência; promoção da equidade de gênero; promoção da equidade racial; e promoção dos direitos LGBTQIA+.

A pesquisa considerou empresas de diversos setores: energia; farmacêutico; consultoria; financeiro; jurídico; turismo; varejo; e muitos outros.

O levantamento analisou quatro etapas para levar ao resultado apresentado nesta edição. São elas: análise das práticas; análise dos números; checagem; e avaliação por especialistas. 

Veja abaixo como cada etapa foi medida no levantamento:

  1. Análise das práticas: cada empresa preencheu um questionário com questões de múltipla escolha em 12 itens de avaliação, que mostraram estratégias para promover a inclusão de diversos segmentos; relacionamento com clientes; cultura organizacional; etc.

  2. Análise dos números: as empresas com desempenho acima da média se classificaram para a próxima etapa, com preenchimento de dados quantitativos sobre a representatividade de cada grupo em nível hierárquico. 

  3. Checagem: junto com a análise dos dados para mostrar a presença de minorias na hierarquia da empresa, 34 dessas empresas foram chamadas a relatar suas experiências e apresentar evidências das informações prestadas no questionário.

  4. Avaliação por especialistas: os resultados de todas as etapas anteriores foram compartilhados com organizações da sociedade civil que representam os segmentos minoritários para validar (ou não) as conclusões e os dados obtidos. 

O levantamento ainda mostrou que as empresas envolvidas na pesquisa vão além do discurso: 85% delas estimulam a criação de grupos de afinidade voltados para os diferentes aspectos de diversidade. 

Mais do que isso, veja outros dados constatados no levantamento a respeito das 169 empresas pesquisadas:

  • 97% possuem área, instância ou pessoa responsável por garantir a implementação de ações de diversidade e inclusão;

  • 97% formalizam o compromisso com a agenda da promoção da diversidade e inclusão, com divulgação ao público interno;

  • 98% preveem e aplicam medidas disciplinares, sanções e punições para práticas discriminatórias, aplicáveis a todos, incluindo lideranças;

  • 97% têm um canal com profissionais preparados para atender à denúncias de discriminação e assédio moral e sexual.

No ano passado, o Banco PAN ainda foi o vencedor da categoria “melhor transformação bancária da América Latina” em 2021 na edição anual do “Euromoney Awards for Excellence”, uma das mais importantes premiações internacionais do setor bancário.