Veja 6 dicas para evitar compras por impulso na Black Friday

Refletir sobre a necessidade da compra e evitar salvar cartões em plataformas são algumas das alternativas para poupar nesta data

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Você consegue resistir à tentação de ver produtos com ofertas? Muita gente tem essa dificuldade, que pode ficar ainda maior numa época de promoções como a Black Friday (26). Por isso, o Instituto Akatu divulgou dicas para um consumo consciente nesta data.

O Instituto Akatu é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve atividades focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas principais frentes: educação e comunicação.

Ao seguir algumas orientações de consumo consciente nesta Black Friday, é possível evitar as compras por impulso e o desperdício. Isso resulta numa vida financeira mais saudável e num mundo mais sustentável.

6 dicas para um consumo consciente na Black Friday

Antes de uma lista com dicas, veja este vídeo, que tem 7 dicas (infalíveis) para fazer você aproveitar a Black Friday com economia, sem ficar com medo da próxima fatura do cartão de crédito.

Agora, veja abaixo as recomendações que o Instituto Akatu preparou para um consumo consciente nesta Black Friday.

1.Reflita sobre a necessidade da compra

Considere impactos para seu bolso, para o meio ambiente e para a sociedade. Evite o consumo por impulso, pense sobre os motivos que despertam o seu desejo de compra e se há algo que a torna de fato necessária. Um pensamento para ajudar é: você faria essa compra se não fosse essa época de descontos?

2.Repense uma compra online

Antes de finalizar sua compra, dê um tempo, ocupe-se de outra coisa e retome a compra somente se concluir que se trata de uma necessidade real.

3.Evite salvar seus cartões nas plataformas

Para compras online, não mantenha os cartões de crédito já salvos nas plataformas de vendas, pois isso facilita a compra e torna mais provável uma aquisição desnecessária.

4.Evite que emoções negativas sejam o motivo das compras

Um homem branco com barba e cabelos pretos curtos, de camisa jeans e óculos, segura o cartão de crédito e o celular, cada um com uma mão, e olha para os números do cartão com cara de preocupação

Cultive outros métodos para lidar com essas emoções, como passar um tempo com amigos e familiares ou qualquer outro hobby. Lembre-se que a experiência vale mais que os bens materiais.

5.Troque a Black Friday pela ‘Green Friday’

Prefira empresas que aderem ao movimento que propõe um consumo mais consciente e sustentável por meio da oferta de produtos que geram menos impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.

6.Controle suas finanças pessoais

Aprender a lidar com o seu próprio dinheiro é essencial para conseguir escapar mais facilmente de uma compra por impulso. Apps como o GuiaBolso e o Organizze ajudam você a evitar compras desnecessárias e limitar gastos.

Teste que tipo de consumidor você é

Uma mulher negra, com cabelo cacheado e óculos, sorri enquanto segura duas sacolas de compras. A foto tem um fundo azul

Agora que você já viu algumas dicas para ser um consumidor mais consciente e ter mais disciplina financeira, faça grátis o Teste do Consumo Consciente.

O Akatu desenvolveu uma ferramenta que analisa o comportamento dos consumidores para avaliar o grau de consciência ao consumir um determinado item.

Para fazer o teste, é preciso fazer apenas um cadastro no site para responder ao questionário, que é rápido e gratuito.

E, se for às compras nesta Black Friday, veja mais dicas para comprar em segurança e ainda economizar uma grana.