Nascidos em janeiro já podem fazer saque-aniversário do FGTS; confira calendário

Dinheiro pode ser transferido para conta bancária do trabalhador ou retirado em lotéricas ou correspondentes bancários. Veja como fazer

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

Está disponível o calendário 2022 do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). As pessoas nascidas em janeiro com saldo no fundo e que optaram pela modalidade já podem fazer o saque da parcela dos recursos.

De acordo com a Agência Brasil, cerca de 1,3 milhão de trabalhadores com saldo no FGTS nascidos em janeiro já podem fazer o saque da cota relativa a 2022.

Confira o calendário de 2022 para retirada dos valores do saque-aniversário do FGTS:

 

Calendário do saque-aniversário do FGTS em 2022

Como funciona o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário é uma modalidade de saque do fundo de garantia para quem possui saldo no FGTS, que são as pessoas que trabalham com carteira assinada. Passou a vigorar em 2020.

Essa alternativa não anula outras possibilidades de saque do FGTS e é opcional. 

Basicamente, é a modalidade criada pelo governo para quem deseja sacar uma parte do valor que tem na conta do fundo de garantia todo ano, no mês do aniversário.

Essa possibilidade é diferente dos outros tipos de saques do FGTS, como o saque de rescisão, que permite a retirada do dinheiro nos casos de demissão sem justa causa.

Como fazer para sacar a parcela do saque-aniversário

Mulher negra, sentada em sofá cinza, sorri ao olhar para celular que está em suas mãos. Ela veste calça jeans, blusa laranja claro e tem um cobertor azul claro sobre os ombros. Atrás dela há quadros e prateleiras, em desfoco
Primeiro, para escolher pelo saque-aniversário do FGTS, saiba que você precisa ter carteira assinada ou possuir dinheiro no fundo de garantia, caso não esteja trabalhando com registro atualmente. 

Além disso, é preciso optar pela mudança de saque do FGTS. Então, se você não escolheu isso, continua com o saque-rescisão ativo. Para mudar do saque convencional para a modalidade de aniversário, você só precisa:

  1. Acessar o aplicativo do FGTS pelo celular Android ou iOS ou utilizar o site do FGTS, entrar no internet banking da Caixa ou ir até uma das agências do banco;

  2. Fazer o login e senha ou criar o seu acesso, seguindo as instruções apresentadas na tela do celular ou computador. Se for na agência física da Caixa, seguir as instruções dos funcionários;

  3. No ambiente online (celular ou computador), ir na opção “saque-aniversário do FGTS”, que aparece na página principal;

  4. Leia as instruções, utilize a simulação de saque disponibilizada pela Caixa e, se estiver de acordo com as condições dos termos e condições de adesão, selecionar o ícone “Li e aceito os termos e condições” e, depois, clicar no botão “Optar pelo saque-aniversário”.

Feita a mudança e já podendo fazer o saque, a opção mais recomendada para resgatar o dinheiro, conforme orientação da Caixa, é por meio do aplicativo FGTS. Isso por causa da pandemia do coronavírus.

Nesse caso, o trabalhador pode programar, sem custos, a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco.

Os saques também podem ser feitos nas casas lotéricas e em terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão. 

Quem tem Cartão Cidadão e senha ainda pode sacar o dinheiro nos correspondentes Caixa Aqui, caso esses estabelecimentos estejam autorizados a abrir por causa da pandemia. Basta apresentar documento de identificação.

Sabia que é possível antecipar as parcelas de seu saque-aniversário do FGTS? Esse é um crédito disponível para clientes da conta digital do Banco PAN que tenham no mínimo R$ 400 de saldo no FGTS. 

A contratação desse empréstimo no PAN é 100% digital, feita pelo app da conta digital. Confira como fazer!