O que você vai ler neste artigo:

Calendário do auxílio: parcela 4 é paga a nascidos em junho

Pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial será feito a nascidos em julho no sábado (24) e aniversariantes de agosto no domingo (25)

ARTIGOS

 • 

7min. de leitura

 • 

22.07.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Seguindo o calendário do auxílio emergencial 2021, beneficiários do público geral nascidos em junho recebem nesta sexta-feira (23) o pagamento da parcela 4 do auxílio. O depósito do dinheiro é feito em contas de poupança social digital. 

No sábado (24), de acordo com o calendário da 4ª parcela do auxílio emergencial, será a vez dos nascidos em julho receberem. E, no domingo (25), os aniversariantes de agosto terão o pagamento depositado na poupança social digital.

Veja abaixo quando será feito o pagamento da parcela 4 do auxílio emergencial em conta de poupança social digital:

Quadro mostra as datas em que serão feitos os pagamentos da parcela 4 do auxílio emergencial 

Já os saques ou as transferências dos valores da parcela 4 são liberados só depois. A razão disso é evitar aglomerações nas agências da Caixa, responsável pela operação dos pagamentos, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Por enquanto, o dinheiro da parcela 4 só poderá ser usado pelo aplicativo Caixa Tem, que permite fazer o pagamento de contas em geral, como água, luz e gás, por exemplo. Também serve para realizar compras em estabelecimentos que o aceitam, como supermercados. 

Mas quem tem conta digital PAN consegue liberar antes os recursos da parcela 4 do auxílio emergencial. 

Para isso, basta emitir um boleto do valor que quiser liberar. Em seguida, é só pagá-lo com o aplicativo Caixa Tem. O dinheiro vai cair na conta e, então, a pessoa poderá usá-lo como quiser.

Veja abaixo o calendário do saque e das transferências da parcela 4 do auxílio emergencial para o público geral:

Cronograma de saques e transferências da parcela 4 do auxílio emergencial para o público geral

Prazo para contestar cancelamento do auxílio é no sábado (24)

Trabalhadores que tiveram o auxílio emergencial 2021 cancelado em julho têm até este sábado (24) para contestar a decisão pelo site do benefício

Veja abaixo como fazer a contestação para voltar a receber o auxílio emergencial 2021:

  • Primeiro, é preciso informar dados pessoais (CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento). Depois de marcar a opção "Não sou robô", é preciso clicar em "Enviar".

  • De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão deve selecionar a aba "Auxílio Emergencial 2021”. Depois, acessar o ícone de informação para verificar a situação das parcelas e saber o motivo do cancelamento. 

  • Em seguida, a pessoa precisa selecionar a opção de contestação. A partir daí, é necessário aguardar a nova análise da situação.

  • Se o motivo do cancelamento permitir a contestação, o pedido do cidadão será reanalisado pela Dataprev. O trabalhador poderá voltar a receber o benefício, se a solicitação for aprovada.

Quem contestou antes não pode apresentar novo requerimento. Além disso, alguns motivos da não aprovação são definitivos e, para esses casos, não é possível nem contestar. As informações são do Ministério da Cidadania.

Segundo o ministério, às vezes não é possível entrar com recurso porque a razão que motivou o cancelamento não entra nos critérios que permitem a contestação. 

Ocorre quando não é possível atualizar a base de dados da Dataprev em caso de registros desatualizados ou incorretos.

Já o cancelamento do auxílio emergencial para algumas pessoas ocorre porque, a cada etapa, os beneficiários podem ser revistos. Com isso, pode haver inclusões ou exclusões do grupo que tem direito ao benefício.

Na última revisão de dados, o Ministério da Cidadania incluiu pouco mais de 30 mil pessoas na lista de elegíveis a receber o auxílio emergencial 2021. 

Essas pessoas receberão todas as parcelas a que têm direito de uma vez só, conforme o calendário de transferências e saques da parcela 4 do auxílio emergencial 2021. 

Pagamento a beneficiários do Bolsa Família

Uma mulher com máscara segura uma criança no colo numa calçada

Beneficiários do auxílio emergencial que também estão inscritos no Bolsa Família  e têm o Número de Identificação Social (NIS) de final 5 também recebem nesta sexta-feira (23) o pagamento da parcela 4 do auxílio emergencial 2021.

No final de semana (sábado e domingo), não haverá novos pagamentos da parcela 4 para beneficiários do auxílio emergencial que também estão no Bolsa Família. Este público voltará a ter novas liberações de pagamento na segunda-feira (26), quando serão contemplados os beneficiários com NIS de final 6.

Até agora, já foram contemplados os beneficiários com NIS de final 1, 2, 3 e 4. Veja abaixo as próximas datas do pagamento do auxílio auxílio emergencial para quem está inscrito no Bolsa Família:

  • 26 de julho: NIS final 6

  • 27 de julho: NIS final 7

  • 28 de julho: NIS final 8

  • 29 de julho: NIS final 9

  • 30 de julho: NIS final 0

Vale lembrar que beneficiários do auxílio emergencial inscritos no Bolsa Família recebem apenas 1 dos 2 benefícios: sempre o de maior valor. Ou seja, se o valor do auxílio superar o Bolsa, a pessoa receberá o auxílio. E vice-versa.