Como funciona o cartão de crédito consignado e quais as facilidades e seguranças que ele possui

Aproveite vantagens que só esse tipo de cartão possui. Saiba como funciona o cartão de crédito consignado

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

  

Quem entende como funciona o cartão de crédito consignado pode aproveitar ainda mais todas as vantagens que essa modalidade de crédito possui. Além de prático, esse  meio de pagamento também é seguro e auxilia em compras ou mesmo saques.

Nunca é demais contar com um cartão para utilizar de maneira consciente, seja para fazer aquela compra tão aguardada, para imprevistos ou saques em dinheiro num momento de necessidade. O cartão de crédito consignado pode ser usado em tudo isso e muito mais.

Vale a pena entender como funciona esse recurso e as facilidades e seguranças do cartão de crédito consignado, que ainda pode despertar dúvidas em muita gente. Saiba mais sobre esse tipo de cartão e descubra como conseguir um.

Como funciona o cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado pode ser solicitado por  militares das Forças Armadas, aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Diferentemente do empréstimo consignado, no qual as parcelas são integralmente descontadas da folha de pagamento de quem o solicita, o cartão de crédito consignado tem apenas uma parte do saldo devedor da fatura descontada de forma automática.

Ele também respeita a margem consignável, assim como acontece com o empréstimo consignado. A margem do cartão consignado geralmente é de 5% e a do empréstimo consignado varia entre 30% e 35%.

A Lei Nº 14.131, por exemplo, que vale até o fim de 2021, estabeleceu os limites de 35% de margem para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado.

Dessa forma, parte do saldo devedor da fatura do cartão de crédito consignado é debitado do benefício ou salário, limitado a 5% do rendimento líquido do cliente. O restante pode ser pago via boleto em bancos e lotéricas, utilizando o meio de pagamento que for da sua preferência.

Se o valor descontado do salário ou benefício for menor do que o mínimo calculado da fatura, é necessário pagar pelo menos a diferença até esse mínimo para não ser considerado inadimplente. 

Caso o valor descontado seja superior ao mínimo, mas inferior ao total da fatura, e o cliente não pagar nada a mais, ele pode cair no crédito rotativo. Por isso, é bom ficar de olho e quitar a fatura sempre que for possível.

Quais as vantagens do cartão de crédito consignado?

foto mostra um homem e uma mulher olhando concentrado para papéis, enquanto estão sentados diante de mesa de cozinha com notebook, xícara e frutas ao lado. O homem é negro, careca, usa barba, óculos e camiseta cinza. A mulher é negra, tem cabelo cachedo castanho claro e usa óculos e camiseta laranja

Se você faz parte do grupo que pode solicitar o cartão de crédito consignado, terá acesso às vantagens desse cartão.

É fácil de contratar

Adquirir um cartão de crédito consignado é bem fácil e a liberação do crédito costuma acontecer de maneira ágil depois da análise de crédito da instituição que emite o cartão. No Banco PAN, você consegue simular a contratação do cartão pelo site, sem sair de casa.

É barato pra manter

Já pensou em aproveitar uma taxa de juros que pode ser até 4 vezes menor do que a de outros cartões convencionais? No caso de aposentados e pensionistas, a taxa máxima de juros é de 2,7% ao mês, diz o INSS. Além disso, no PAN, o cartão consignado não possui anuidade.

Facilita o pagamento da fatura

Como parte do saldo devedor da fatura é descontada direto do holerite, contracheque ou folha de pagamento, basta pagar o restante da conta da maneira que for mais fácil. Use o meio de pagamento que for mais conveniente para quitar a fatura, lembrando que o boleto para pagamento é enviado mensalmente junto com ela.

Favorece o controle financeiro

O limite consignável de 5% para o cartão funciona como uma “trava” que ajuda a manter o controle de gastos. Dessa maneira, essa é a porcentagem máxima que será descontada em folha de pagamento. Isso ajuda a não comprometer muito da renda com cartão de crédito consignado.

Conta com funções diversas

Quem possui cartão de crédito consignado pode fazer compras, usar em aplicativos e até mesmo fazer saques em dinheiro utilizando o cartão. É um verdadeiro coringa na carteira de qualquer pessoa. Só é bom olhar quais as taxas envolvidas nas operações.

Está disponível para negativados

Geralmente, quem ficou negativado também pode pedir um cartão de crédito consignado, desde que faça parte dos grupos que podem solicitar esse tipo de crédito, aproveitando, assim, todos os benefícios do cartão.

É um recurso seguro

O cartão de crédito consignado conta com toda a segurança necessária que é conferida aos cartões convencionais. Apenas com senha pessoal é possível utilizar o cartão, por isso é importante observar as dicas e regras de segurança informadas pelo Banco e não emprestá-lo para ninguém. 

Ao mesmo tempo, ninguém pode contratar cartão de crédito consignado em nome de outra pessoa, então só você consegue solicitar o seu. Por isso, não se preocupe: além de ser fácil e rápido de adquirir, o cartão de crédito consignado é seguro.

Como pedir cartão de crédito consignado?

foto mostra mulher sorrindo enquanto mostra para a câmera um celular e um cartão. A mulher é negra, tem cabelo com tranças de tom castanho claro e usa jaqueta jeans

Para aproveitar o cartão consignado, você só precisa simular uma proposta de aquisição com o PAN e aceitar a sugestão de contratação que vai chegar no seu e-mail ou outro contato disponibilizado.

Depois, o cartão chegará na sua casa com total segurança e basta seguir as instruções indicadas no próprio documento para liberar o uso. Se tiver qualquer dúvida, fale com a Central de Atendimento do Banco PAN para fazer o desbloqueio ou baixe o app de cartões.

Agora que você viu como funciona o cartão consignado, é hora de entender as diferenças entre esse tipo de cartão e o cartão de crédito comum. Veja as características de cada um e decida qual é o melhor para a sua necessidade.