Como arrumar emprego em época de pandemia?

Mesmo neste período difícil, tem como arrumar emprego durante a pandemia. Veja dicas!

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

A pandemia trouxe vários impactos para a vida dos brasileiros: muita gente perdeu renda, ficou desempregada ou mesmo não conseguiu achar trabalho durante esse período. 

Por isso, as pessoas se perguntam como arrumar emprego nessa época.

Afinal, as contas não pararam de chegar e os preços estão cada vez mais salgados. É preciso obter renda de alguma forma e, em momentos de crise como o atual, contar com o salário é fundamental para trazer um pouco mais de estabilidade.

Veja dicas de como arrumar emprego na pandemia e comece a superar essa situação.

Dificuldades para achar emprego

[alt-text: foto de mulher usando máscara à beira de estação de metrô. A mulher é branca, tem cabelos lisos na altura dos ombros e veste camiseta manga curta azul]

Milhões de brasileiros estão sem emprego: como mostra o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente 14,8 milhões de pessoas estavam sem ocupação entre janeiro e março de 2021.

A taxa de desemprego no Brasil no 1º trimestre de 2021 foi de 14,7%. O número foi maior do que no trimestre anterior, em 2020, quanto a taxa era de 13,9%. Ou seja, mais pessoas ficaram desempregadas do final do ano passado para cá.

Ao mesmo tempo, a pandemia também prejudicou a renda vinda do trabalho. De acordo com pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no 1º trimestre deste ano, 29,3% dos lares brasileiros não possuíam renda.

O mesmo levantamento mostra que jovens e adultos entre 25 e 39 foram os mais afetados pela 2ª onda de pandemia e tiveram queda de mais de 7% nos ganhos.

O Ipea também mostrou que, durante a pandemia, 48,5% das pessoas ficaram sem trabalho em abril de 2020, logo no começo dessa crise. Mulheres, jovens e pessoas negras foram os grupos mais afetados.

Mesmo em meio a essa situação complicada, tem como arrumar emprego. Se você está em busca ou conhece alguém que está precisando de trabalho, veja 7 dicas que aumentam as chances de sucesso na busca por emprego durante a pandemia.

Como arrumar emprego na pandemia

ilustração com trechos do texto em fundo azul e ícones para cada um dos sete tópicos apresentados

  1. Cadastre-se em sites de emprego

O isolamento social causado pela pandemia fez com que muitos processos seletivos acontecessem de forma online, por meio de sites. 

Por isso, é importante se cadastrar em sites de emprego, assim pode encontrar emprego sem sair de casa.

Além disso, vale a pena olhar os sites das empresas que você deseja trabalhar. É comum encontrar uma área de “vagas” ou “trabalhe conosco” com a lista de oportunidades disponíveis, e dá para se candidatar pelo próprio site.

  1. Atualize e capriche no currículo

Muitas vezes, a gente faz um currículo e fica meses e até anos sem atualizar. Por isso, dê uma olhada no CV para inserir informações novas, tanto de dados pessoais (como informações de contato), quanto experiências profissionais e cursos.

Aliás, você pode aproveitar essa atualização de CV para deixar o currículo mais atrativo: existem sites, como o Canva, que podem ser usados para montar um CV com uma cara bem moderna e atrativa para recrutadores. 

  1. Use as redes sociais

Rede social serve para muito mais do que curtir memes ou ver fotos de amigos: tem como arrumar emprego utilizando as redes sociais. Isso pode acontecer tanto por meio de grupos quanto por redes específicas para buscar trabalho.

O LinkedIn é um exemplo de rede social voltada a encontrar empregos. Além disso, existem grupos no Facebook, WhatsApp e até outros aplicativos de mensagens. Pesquise por esses grupos na sua área de atuação e faça parte.

  1. Crie uma rotina para buscar trabalho

Buscar emprego de forma recorrente aumenta as chances de ter sucesso. Alguém que procura trabalho apenas 1 vez por mês pode perder muitas oportunidades. Já uma pessoa que procura vagas todo dia pode achar mais empresas contratando.

Por isso, crie uma rotina para olhar sites de emprego, sites de empresas que você quer trabalhar e grupos de redes sociais que anunciam vagas. Também separe um tempo para se candidatar às vagas, mandar CV ou mesmo fazer testes de seleção.

  1. Faça cursos online

Os cursos são uma maneira de deixar o currículo atrativo e ter mais condições de conseguir emprego. Hoje em dia, as empresas têm interesse em quem gosta de aprender sempre, e os cursos online são uma ótima maneira para isso.

Ao mesmo tempo, por meio de cursos você pode conhecer uma nova área de trabalho ou mesmo falar com pessoas que podem te indicar. Por fim, se faltar dinheiro, dá para fazer cursos online de maneira gratuita.

  1. Tenha persistência

A busca por trabalho pode levar tempo, por isso é fundamental não desistir. A persistência é uma grande aliada de quem quer arrumar emprego.Por isso, não pare de procurar e de se preparar por meio de cursos até conseguir um trabalho.

Além disso, pode ser melhor optar por um salário mais baixo no começo do trabalho para obter renda. 

Em outros casos, atuar em uma área diferente da ideia inicial é uma possibilidade de crescimento e redescoberta. 

  1. Use sua rede de contatos

Muita gente já escondeu que estava sem emprego, seja por vergonha ou por medo. Não faça isso! Pelo contrário: mostre para a sua rede de amigos, conhecidos e familiares que você está buscando trabalho.

Essas pessoas podem indicar você ou mesmo enviar vagas para candidatura. Dessa maneira, mais gente poderá ajudar na sua busca por emprego. Por isso, aproveite todos os contatos possíveis para arrumar trabalho. 

Caso você não esteja trabalhando ou se possui um emprego, mas precisa de uma grana a mais no fim do mês, veja também 10 formas de conseguir dinheiro extra!