Como começar a guardar dinheiro?

Dez frases que vão fazer você parar para pensar

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi
Não importa quanto você ganha por mês, guardar dinheiro é importante por algumas razões. Você nunca sabe quando uma emergência vai pintar. Além disso, você precisa de dinheiro para realizar planos, como comprar um imóvel, fazer uma faculdade, comprar um carro, reformar a casa, viajar ou qualquer outra ideia que esteja na sua cabeça.

Por isso, listamos abaixo dez frases ilustres que vão fazer você parar para pensar porque agora é a hoje de começar a guardar dinheiro — e explicamos o que elas querem dizer na prática.

Frase 1: “Se você deseja ser rico, pense em poupar assim como você pensa em ganhar.”

·          Autor: Benjamin Franklin, cientista, político e inventor americano.
·          O que quer dizer: não adianta ganhar e gastar tudo. Você precisa ter a preocupação de fazer sobrar dinheiro no fim do mês. Ou seja, precisa ter um olho nos ganhos e outro nos gastos.

Frase 2: “Fique de olho nos preços para não se arrepender depois de descobrir que não sobrou nada para amanhã.”

·          Autor: Oscar Auliq Ice, fundador da Icetratt Capital Management.
·          O que quer dizer: você precisa ter controle dos seus gastos e sempre negociar para conseguir o melhor custo-benefício em tudo que compra. Isso te ajuda a economizar.

Frase 3: “Quem compra o que não precisa rouba de si mesmo.”

·          Autor: não há um autor definido, pois este é um ditado sueco.
·          O que quer dizer: você não deve sair gastando sem necessidade. Quem faz isso acaba poupando menos — ou nada.

Frase 4: “Jamais gaste seu dinheiro antes de possuí-lo.”

·          Autor: Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos.
·          O que quer dizer: um dos maiores inimigos das finanças é o endividamento. Você dificilmente vai conseguir juntar dinheiro se gastar o que não ganhou ainda.

Frase 5: “Você não precisa ver a escada inteira. Basta subir o primeiro degrau.”

·          Autor: Martin Luther King Jr, pastor batista e ativista político americano.
·          O que quer dizer: esqueça aquela ideia de que as pessoas que hoje têm dinheiro guardado são as que ganham bons salários. A maioria apenas teve disciplina e foi juntando pouco a pouco por muito tempo. Esse é o segredo.

Frase 6: “Uma pessoa sábia tem o dinheiro na cabeça, e não no coração.”

·          Autor: Jonathan Swift, escritor e poeta irlandês.
·          O que quer dizer: cuidado com as decisões tomadas por impulso. Você precisa tomar decisões inteligentes, e não emocionais, se quiser poupar direito.

Frase 7: “Um fato simples mas difícil de aprender é que a hora certa de poupar é quando você já tem dinheiro.”

·          Autor: Joe Moore, cantor australiano.
·          O que quer dizer: muitas pessoas não podem economizar um dinheiro que já querem torrar em alguma coisa. Se você fizer isso, não vai conseguir nunca juntar um bolo maior. Poupar dinheiro só dá certo quando você está no azul. Então, não caia na tentação de gastar o primeiro dinheiro que sobrar na sua conta.

Frase 8: “Não se trata de quanto dinheiro você ganha, mas de quanto você guarda, de quanto isso é difícil para você e de quantas gerações ele vai durar.”

·          Autor: Robert Toru Kiyosaki, empresário e autor do best-seller ‘Pai Rico, Pai Pobre’.
·          O que quer dizer: poupar é muito mais uma questão de tempo do que de quanto você ganha. Junta bastante dinheiro quem passa muitos anos poupando.

Frase 9: “Eu costumava questionar: ‘para que guardar dinheiro se vou morrer amanhã?’. Não morri ainda e agora não tenho com que sobreviver.”

·          Autor: Bangambiki Habyarimana, autor de livros de Ruanda.
·          O que quer dizer: não dê ouvidos a essas bobagens do tipo: “dinheiro existe para gastar” ou a mesma frase que o autor citou (“vou morrer amanhã, então não preciso economizar”). Você sempre precisa poupar, sim.

Frase 10: “Você precisa ter controle sobre o seu dinheiro ou a falta dele terá controle sobre você.”

·          Autor: Dave Ramsey, locutor de rádio e apresentador americano.
·          O que quer dizer: é claro que existem mais aspectos importantes na vida além do dinheiro, como saúde, família, amigos, bem-estar. Mas a vida financeira importa, sim, porque dívidas podem limitar as opções de vida e até trazer sofrimento. Poupar é um dos caminhos para você ter controle sobre o dinheiro.