O que você vai ler neste artigo:

Quem está em busca de trabalho ou deseja trocar de empresa deve saber como conseguir um emprego utilizando sites e plataformas digitais, que facilitam a vida e permitem pesquisar por vagas pelo computador ou celular.

Buscar emprego pela internet pode ser mais fácil e rápido do que entregar currículos presencialmente, já que dá para fazer tudo de qualquer lugar. Além disso, é possível alcançar mais empresas eletronicamente, pois muitas usam sites e plataformas.

Tudo isso aumenta as chances de conseguir um emprego. Vale lembrar que, depois de se candidatar, é preciso se preparar também para a entrevista e, com isso, ficar ainda mais perto da contratação.

Antes disso, é necessário encontrar e se candidatar às vagas. Saiba como começar a conseguir emprego por meio de plataformas, além de conhecer alguns dos principais sites para isso.

5 DICAS SOBRE COMO CONSEGUIR UM EMPREGO EM PLATAFORMAS E SITES

  1. Mantenha uma frequência de busca

As atualizações de vagas na internet são constantes e, por isso, é fundamental acompanhar de perto as novidades. Afinal, quanto antes alguém se candidata a uma vaga, maiores as chances de essa pessoa ser chamada para as próximas etapas, caso cumpra os requisitos.

Por isso, crie uma rotina para procurar emprego por sites, plataformas e mesmo redes sociais. Se você precisa logo de um trabalho, pode procurar 2 vezes ao dia, em períodos diferentes. 

Agora, caso você já esteja trabalhando e queira trocar de emprego, procurar 1 ou 2 vezes por semana em sites e plataformas pode ser uma boa frequência de busca. Criar lembretes até adotar esse hábito é uma alternativa para manter a pesquisa constante.

  1. Atualize seu currículo e redes sociais

 

O seu currículo deve estar o mais atualizado possível, com todas as informações necessárias para que as empresas possam te conhecer e, principalmente, entrar em contato com propostas de trabalho e informações sobre processos seletivos.

Também é importante atualizar suas redes sociais, ainda mais aquelas que são voltadas ao mercado de trabalho, como é o caso do LinkedIn. Pode acontecer que a empresa para a qual você enviou seu currículo queira conhecer seu perfil nas redes sociais também, então deixe tudo atualizado.

Inclua suas experiências profissionais e cursos mais recentes, além de áreas de interesse e outros dados para mostrar quem você é hoje profissionalmente. 

Vale lembrar que, em entrevistas, pode ser necessário confirmar as informações do currículo e perfil em rede social, então mantenha tudo atualizado.

  1. Finalize os cadastros em sites em plataformas de emprego

Os formulários, cadastros, páginas de teste e outras de candidatura de emprego ou de cadastro em banco de vagas são consultados pelas empresas e devem ser preenchidos até o final, com o máximo de informações possível.

Sem finalizar os cadastros, dificilmente o seu currículo será visto, o que diminui as chances de aprovação em processos seletivos. Por isso, quando estiver diante de um teste online ou formulário de candidatura, vá até o fim.

Nesses cadastros, vale a mesma regra do currículo: informe os dados mais recentes e descreva com detalhes o que é solicitado. Se perceber que um formulário é extenso, separe um momento do dia para se dedicar a finalizar o preenchimento do documento eletrônico.

PRINCIPAIS PLATAFORMAS E SITES DE VAGAS DE EMPREGO

Catho

O site Catho permite a criação de uma conta gratuitamente para quem quer se candidatar a vagas de emprego por meio da plataforma. Além do site, a empresa oferece aplicativo para Android e iOS

É possível fazer buscas por nomes de cargos, cidade, empresa e outros filtros que facilitam na hora de encontrar oportunidades nas áreas de seu interesse. 

É importante preencher o seu perfil com o máximo de informações possível para as empresas visualizarem tudo o que precisam sobre você.

Vagas.com

O site Vagas.com também permite cadastro gratuito e conta com filtros para a busca de oportunidades utilizando nomes de cargos, empresas ou cidades. A plataforma também conta com aplicativo para Android e iOS.

Assim como outras plataformas e sites de emprego, é essencial preencher os cadastros com o máximo de detalhes sobre suas experiências profissionais, qualificação, cursos e áreas de interesse.

Trampos

A plataforma Trampos libera a criação de um perfil profissional e, também, apresenta diversas vagas de emprego em áreas como marketing, comunicação, comercial, tecnologia e outras.

Além de candidaturas pela própria plataforma, é possível visualizar anúncios de vagas com links para cadastros nas empresas ou e-mails para envio de currículos.

LinkedIn

LinkedIn é uma rede social voltada ao mercado de trabalho e permite fazer conexões com outras pessoas com foco em relacionamento profissional e contratações.

Na plataforma, existe uma área específica voltada a candidaturas, que podem ser feitas pelo próprio LinkedIn. Ao mesmo tempo, empresas com páginas na rede social podem anunciar vagas por meio de postagens.

Também é possível procurar por publicações ou vagas na área de busca do site. Assim como qualquer rede social e também outras plataformas de emprego, é essencial montar um perfil detalhado com suas experiências profissionais. 

É possível, inclusive, incluir o link do seu perfil no LinkedIn no currículo, para ser mais uma informação disponível para recrutadores.

Gupy

A plataforma Gupy é utilizada por diversas empresas para anunciar oportunidades de trabalho. Para se cadastrar nas vagas, é necessário criar um perfil no site, o que pode ser feito com integração com o LinkedIn, por exemplo. 

Algumas empresas também realizam parte do processo seletivo por meio da Gupy com testes online, formulários e outras solicitações. Por isso, é essencial separar um tempo para preencher o seu perfil na plataforma e, também, finalizar as etapas em seleções.

Sites das empresas

Os próprios sites das empresas podem ter áreas específicas para o anúncio de vagas. Logo, também vale a pena pesquisar no Google pelo nome da empresa ou encontrar seus perfis oficiais em redes sociais, acessar o site e buscar por opções como “Vagas” ou “Trabalhe Conosco”.

Sites de prefeituras

Por fim, é possível encontrar um emprego em sites de prefeituras que anunciam trabalho também por meio digital. É o caso da Prefeitura de São Paulo, que anuncia vagas por meio do site do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.

Porém, é importante entender se as candidaturas ocorrem exclusivamente pelos sites ou se é necessário ir presencialmente em algum departamento da gestão municipal para participar de processos seletivos. Informe-se com a prefeitura da sua cidade.

 

Outra forma de conseguir renda é fazer trabalhos como freelancer, seja por meio de projetos pontuais ou mesmo de forma fixa. Entenda mais sobre esse tipo de trabalho e como conseguir.