O que você vai ler neste artigo:

Na hora de abrir uma empresa, existe um momento específico em que muitos empreendedores podem dar aquela travada: o nome.

Essa etapa, extremamente importante, deve ser pensada com calma para que o nome escolhido tenha força e fique gravado na mente de seus consumidores.

Por isso, se você está passando por esse momento e não sabe como escolher um nome para o seu negócio, vamos te dar uma luz.

 

POR QUE É IMPORTANTE ESCOLHER UM BOM NOME PARA A EMPRESA?

 

Você já parou para pensar o que algumas das maiores marcas do mercado têm em comum? Um excelente trabalho de fortalecimento de marca.

O nome da empresa precisa ajudar o consumidor a identificar qual é o produto ou serviço que ela oferece, logo, é uma forma de individualizá-la e torná-la memorável junto ao público e, até mesmo, mostrar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

Por isso, na hora de escolher o nome da empresa, uma boa forma de começar é entender qual é o cenário do qual ela estará inserida. Veja quem são seus concorrentes e como eles criaram a estratégia em cima do nome de suas empresas.

Neste vídeo do canal do Banco PAN no YouTube, você terá uma visão mais ampla sobre todo o processo de escolha do nome de sua empresa. Confira!

 

Como escolher um bom nome para o seu negócio?

Escolher o nome ideal para a sua empresa pode não ser uma tarefa fácil ou rápida. É necessário estudar, pensar e rascunhar até chegar ao resultado mais adequado. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar a iniciar esse projeto.

1)Reflita sobre o posicionamento da sua marca

Engana-se quem pensa que utilizar as iniciais dos sócios da empresa é um bom caminho. Isso só fará com que seu negócio tenha um nome genérico sem mostrar o verdadeiro propósito aos clientes.

Como falamos acima, é importante que o nome reflita a principal atividade da empresa e consiga diferenciá-la de seus concorrentes.

Uma boa estratégia para começar é ter conhecimento sobre algumas informações básicas de sua empresa, como:

  • Para quem ela vende;
  • Quais são as principais características desse público;
  • Quais são os produtos e serviços oferecidos e quais seus diferenciais;
  • Como seus concorrentes se posicionam;
  • O que a sua empresa espera alcançar (exemplo: ser a maior assistência técnica de eletrodomésticos de uma determinada região).

 

Com isso em mente, ficará mais claro quais os nomes que você pode escolher e, também, aqueles que devem ser descartados.

2)Aposte no simples

 

De nada vai adiantar você escolher um nome difícil de pronunciar. Algumas das maiores marcas do mercado utilizam nomes curtos e fáceis de lembrar.

Se tiver condições, reúna uma equipe de profissionais para te ajudar nesta empreitada. Ouvir ideias diferentes sobre os possíveis nomes vai te ajudar a descobrir o que está ou não funcionando neste processo.

3)Cuidado com o que “está na moda”

 

O mundo está em constante transformação. O que era inovador e legal no início dos anos 2000, por exemplo, não funciona mais depois de vários anos. Sendo assim, evite escolher nomes que sejam datados ou associados a algo que está em alta naquele momento.

 

Não utilize termos "da moda" ou associe o nome de sua empresa a aplicativos e tecnologias. Elas podem cair em desuso no futuro e aquilo que parecia ser genial na hora perderá o sentido para as próximas gerações.

4)Evite estrangeirismos

Se é importante criar um nome que seja fácil de pronunciar e lembrar, evite palavras estrangeiras.

Tenha em mente que nem todas as pessoas têm o domínio de outros idiomas, sendo assim um nome em inglês ou espanhol, por exemplo, pode se tornar um empecilho para que essas pessoas se conectem com sua empresa.

5)Atenção para associações inadequadas

Assim como é importante não apostar em nomes que sejam difíceis de pronunciar, atente-se a possíveis associações que soem inadequadas.

Veja se os nomes que aparecem durante a etapa de criação apresentam ambiguidade, principalmente ao falar em voz alta.

Evite os nomes que se aproximem de trocadilhos infames e que, até mesmo, possam ter conotações negativas.

Outro ponto que você precisa levar em consideração é: se você pretende expandir o seu negócio para outros países, pense em possíveis traduções no idioma local.

Quer um exemplo?

Durante a campanha de lançamento do filme “Viva - A Vida é uma Festa”, de 2017, a Disney teve de modificar o nome que seria utilizado originalmente, uma vez que "Coco", título original da produção, abriria caminho para diversos trocadilhos em português.

Por isso, se a sua visão é romper as fronteiras, é interessante verificar se ele pode soar de forma estranha em outras línguas, principalmente nos países em que você pretende fazer negócios. 

6)Não tenha medo de usar a criatividade  

Um bom caminho para se destacar de seus concorrentes é encontrar um nome que soe completamente novo.

Não tenha medo de soltar a criatividade neste momento. Muitas marcas que atualmente dominam determinados nichos do mercado possuem nomes que inicialmente não apareciam nos dicionários.

Mas claro, aqui vale novamente a dica do cuidado. Mesmo que seja algo inventado, o nome deve ser fácil de memorizar e, também, de pronunciar.

Mesmo assim, utilizar um nome criativo pode ajudar a sua empresa  a criar uma identidade única e completamente diferente de seus concorrentes.

7)Confira se o nome escolhido está disponível

Esse é um processo que precisa ser feito com muita calma e atenção. Após escolher o nome ideal para a sua empresa, verifique se ele está realmente disponível para ser seu.

Pesquise no "Registro.br" e veja se o nome que você definiu já foi registrado por alguma outra empresa. Também vale a pena fazer uma busca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Se o nome estiver livre, faça imediatamente o pedido do registro do nome da marca  junto ao INPI para proteger todo o seu trabalho.

Agora que você já sabe como criar o nome de sua empresa, é importante formalizá-la para aumentar seu potencial de crescimento e garantir mais segurança para o empreendimento.