Como cuidar da saúde nos tempos de quarentena

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi
A quarentena tem feito convites insistentes para as pessoas darem aquela relaxada com a saúde e com a alimentação. Por isso, o canal #PraFazerMais, do Banco PAN, convidou a youtuber Ana Bochi para dar seis dicas de como enfrentar a quarentena de forma saudável.



 

1. Alimentação

Em tempos de quarentena as guloseimas são uma tentação! Chocolates, balas e tudo o que faz você ganhar uns quilos extras são convites no supermercado. É preciso resistir e procurar se concentrar em alimentos saudáveis na hora das compras. A dica é deixar para extravasar somente no fim de semana.

 

2. Exercícios

Faça exercícios físicos não apenas para manter a forma, mas também para prevenir doenças, combater a depressão e a ansiedade. Neste momento, a saída é fazer a atividade física em casa.

 

3. Check-up

Faça exames de rotina todos os anos. Não que você vá fazer durante a quarentena, uma vez que as pessoas estão evitando sair de casa, mas todos os anos, com a situação normalizada. Prevenir é sempre melhor do que remediar.

 

4. Coisas de graça

Existem exames de graça pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que é público. Sim, demoram um pouco porque são públicos e as filas, em determinados casos, são grandes. Mas a dica é marcar com antecedência. O SUS permite fazer agendamentos pela web
ou por aplicativos (Android e iOS).

5. Médico

Cuidado com os palpites das pessoas. Com boa intenção, o amigo, o parente e a vizinha dão dicas de saúde, mas elas não são confiáveis. Então, ouça o médico. Foi ele quem estudou por muitos anos para saber orientar você direito.

6. Plano de saúde

Você talvez possa incluir mais pessoas no seu plano de saúde, caso você já tenha um, é claro. Às vezes, um plano para três pessoas sai mais barato (na conta por pessoa) do que um plano individual. Outra dica: um plano regional pode ser uma opção melhor para pessoas que não costumam viajar. Elas não precisam contratar um plano de cobertura nacional, que normalmente é bem mais caro.