É possível liquidar o contrato de empréstimo para desbloquear o saldo do FGTS no Banco PAN?

Quer liberar o FGTS depois de contratar um empréstimo que usa o fundo de garantia? Veja como fazer

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

*Texto atualizado em 05.01.2022

Quem utiliza o fundo de garantia para obter empréstimo pode se perguntar como desbloquear o saldo do FGTS depois de utilizar os valores como garantia para conseguir o crédito se assim desejar.

Usar o saldo do FGTS como garantia em empréstimos é uma chance para aproveitar taxas mais baixas do que outros empréstimos. Além disso, dá pra fazer tudo de forma 100% online, diretamente pelo app da conta digital do Banco PAN. Ainda é uma opção possível para negativados.

Mas quem deseja liquidar o contrato de empréstimo para desbloquear o saldo do FGTS que estava sendo usado como garantia de crédito também consegue. Tudo ainda pode ser feito pelo aplicativo do PAN.

É importante lembrar que o valor do fundo de garantia só pode ser utilizado como forma de contratar empréstimos se você optar pelo saque-aniversário do FGTS. Se o saque-rescisão do fundo for o que está ativo, não será possível usar o saldo do fundo para empréstimos.

Por que o saldo do FGTS é bloqueado?

Quando uma pessoa usa o FGTS ao pedir empréstimo após escolher o saque-aniversário, os valores do fundo de garantia são bloqueados para serem utilizados para quitar a dívida adquirida com o banco no qual a operação de crédito foi feita.

O bloqueio é realizado não apenas para garantir o pagamento do empréstimo, mas também para que você não precise se preocupar com prestações mensais. Afinal, tudo acontece de forma automática.

Por exemplo: o Banco PAN oferece a possibilidade de antecipar os valores de FGTS que seriam recebidos com o saque-aniversário do fundo. Essa antecipação é um empréstimo e bloqueia, no fundo, o saldo referente à sua contratação. 

Os valores são transferidos da Caixa Econômica Federal, que cuida dos fundos de garantia, para o Banco PAN automaticamente no mês de aniversário de quem pegou o crédito com o banco.

Logo, o saldo é bloqueado porque essa é a forma com que os pagamentos do empréstimo usando FGTS como garantia acontecem, sem você precisar esperar o mês de aniversário para conseguir dinheiro, antecipando os valores, nem arcar com pagamentos de prestações.

Dá pra antecipar 7 parcelas anuais de saque-aniversário. Ao fazer isso, o saldo fica bloqueado no valor dos sete saques antecipados. Além disso, é necessário ter saldo maior que R$ 400,00 para usar o FGTS como garantia de empréstimo.

Como desbloquear o saldo do FGTS

foto de uma mulher sorrindo enquanto usa o celular e, ao lado da foto, a tela do celular com o empréstimo FGTS do Banco PAN. A mulher é branca, tem cabelos grisalhos, usa óculos e blusa amarela com regata branca. Ao fundo, parede e itens de sala de estar.

É possível desbloquear o saldo do FGTS usado como garantia do empréstimo adquirido com a antecipação do saque-aniversário. Para fazer isso, será necessário quitar o valor total da dívida que ainda está em aberto usando seus próprios recursos, e não os do fundo.

Tudo pode ser realizado pelo aplicativo do Banco PAN, sem necessidade de ir a uma agência da Caixa nem acionar nenhuma central de atendimento. Para desbloquear o saldo do fundo de garantia, siga as instruções a seguir:

  1. Acesse o aplicativo do PAN e use seu CPF e senha para acessar a conta;

  2. Dentro do app, vá até a aba de “Empréstimos”;

  3. Ali, você encontrará o seu contrato do empréstimo que utiliza o FGTS;

  4. Depois de clicar no contrato, escolha a opção “Quitar empréstimo”;

  5. Em seguida, gere o boleto com o saldo que está em aberto e faça o pagamento.

Mas atenção! Caso você queira pagar o saldo no mês anterior ao seu aniversário, o boleto só poderá ser gerado até o 5º dia útil desse mês. 

Por exemplo: quem faz aniversário em janeiro e quer desbloquear o saldo FGTS quitando o valor em aberto do empréstimo só pode gerar o boleto até o 5º dia útil de dezembro.

Depois de pagar o valor total que estava em aberto, o saldo do FGTS que estava bloqueado para quitar o empréstimo com o PAN será liberado. Com isso, será possível resgatar a quantia conforme as regras do saque-aniversário.

Como visto, o FGTS é uma grana que pode ajudar a sair do sufoco e também realizar sonhos, por isso tem muito golpista que tenta enganar as pessoas sobre possibilidades de sacar esse dinheiro. Veja como evitar golpes que prometem saque do FGTS.