O que você vai ler neste artigo:

Quem usa o fundo de garantia para obter empréstimo pode se perguntar como desbloquear o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) depois de utilizar os valores como garantia para conseguir o crédito, se assim desejar.

Usar o saldo do FGTS como garantia em empréstimos é uma chance para aproveitar taxas mais baixas do que outros empréstimos. Além disso, dá pra fazer tudo de forma 100% online, diretamente pelo app da conta digital do Banco PAN. Ainda é uma opção possível para negativados.

Mas quem deseja liquidar o contrato de empréstimo para desbloquear o saldo do FGTS que estava sendo usado como garantia de crédito também consegue. Tudo ainda pode ser feito pelo aplicativo do PAN.

É importante lembrar que o valor do fundo de garantia só pode ser utilizado como forma de contratar empréstimos se você optar pelo saque-aniversário do FGTS. Se o saque-rescisão do fundo for o que está ativo, não será possível usar o saldo do fundo para empréstimos.

POR QUE O SALDO DO FGTS É BLOQUEADO?

Quando uma pessoa usa o FGTS ao pedir empréstimo após escolher o saque-aniversário, os valores do fundo de garantia são bloqueados para serem utilizados para quitar a dívida adquirida com o banco no qual a operação de crédito foi feita.

O bloqueio do saldo do FGTS ocorre por 2 motivos principais:

  • para garantir o pagamento do empréstimo;
  • para que você não precise se preocupar com prestações mensais, já que tudo acontece de forma automática.

Por exemplo: o Banco PAN oferece a possibilidade de antecipar os valores de FGTS que seriam recebidos com o saque-aniversário do fundo. Essa antecipação é um empréstimo e causa bloqueio no FGTS, do saldo referente à sua contratação.

Os valores do FGTS são transferidos da Caixa Econômica Federal, que é a instituição que cuida dos fundos de garantia, para o Banco PAN, automaticamente, no mês de aniversário de quem pegou o crédito com o banco.

Logo, o saldo é bloqueado porque essa é a forma com que os pagamentos do empréstimo usando FGTS como garantia acontecem.

Assim, você não precisa esperar o mês de aniversário para conseguir o dinheiro (consegue antecipar os valores) e também não precisa ter o trabalho de fazer pagamentos de prestações. O processo todo fica mais simples e seguro.

 

Dá pra antecipar 7 parcelas anuais de saque-aniversário. Ao fazer isso, o saldo fica bloqueado no valor dos sete saques antecipados. Além disso, é necessário ter saldo maior que R$ 400,00 para usar o FGTS como garantia de empréstimo.

COMO DESBLOQUEAR O SALDO DO FGTS

Agora que você sabe por que o saldo FGTS fica bloqueado, talvez esteja se perguntando como desbloquear o saldo do FGTS que está bloqueado.

Fique tranquilo, pois é possível desbloquear o saldo do FGTS usado como garantia do empréstimo adquirido com a antecipação do saque-aniversário, por exemplo.

Para fazer o desbloqueio do saldo do FGTS, será necessário quitar o valor total da dívida que ainda está em aberto usando seus próprios recursos, não os do fundo.

Além disso, o processo de desbloqueio dos valores do fundo é bem simples. No caso do Banco PAN, tudo pode ser realizado pelo aplicativo, sem necessidade de ir a uma agência da Caixa nem acionar nenhuma central de atendimento.

Para desbloquear o saldo do fundo de garantia, siga as instruções a seguir:

 

  1. Acesse o aplicativo do PAN e use seu CPF e senha para acessar a conta;

  2. Dentro do app, vá até a aba de “Empréstimos”;

  3. Ali, você encontrará o seu contrato do empréstimo que utiliza o FGTS;

  4. Depois de clicar no contrato, escolha a opção “Quitar empréstimo”;

  5. Em seguida, gere o boleto com o saldo que está em aberto e faça o pagamento.

 

Mas atenção! Caso você queira pagar o saldo no mês anterior ao seu aniversário, o boleto só poderá ser gerado até o 5º dia útil desse mês. 

Por exemplo: quem faz aniversário em janeiro e quer desbloquear o saldo FGTS quitando o valor em aberto do empréstimo só pode gerar o boleto até o 5º dia útil de dezembro.

Depois de pagar o valor total que estava em aberto, o saldo do FGTS que estava bloqueado para quitar o empréstimo com o PAN será liberado. Com isso, será possível resgatar a quantia conforme as regras do saque-aniversário.

 

Outra dúvida que costuma surgir para os trabalhadores é se quem tem saldo bloqueado do FGTS pode sacar o FGTS emergencial.

O único caso, no entanto, em que não se pode fazer saque emergencial do FGTS (liberado em situações de calamidade pública, por exemplo) é quando houve antecipação do saque-aniversário e, por esse motivo, o saldo ficou bloqueado como garantia da operação de crédito (empréstimo).

COMO SACAR O FGTS RETIDO?

Como visto, o FGTS é uma grana que pode ajudar a sair do sufoco e também realizar sonhos. Por isso, há várias situações em que o saque do FGTS retido pode ser uma boa.

No caso do FGTS retido 2022, o trabalhador pode sacar em algumas situações. Por isso, a pessoa interessada deve esclarecer qual o motivo da retirada. Se a razão for uma das permitidas, é possível ficar com essa grana a mais no bolso.

Veja abaixo as situações em que é possível sacar o FGTS retido, além do saque-aniversário:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Ter idade igual ou superior a 70 anos;
  • Compra de casa própria;
  • Fechamento da empresa empregadora;
  • Término do contrato de trabalho temporário;
  • Rescisão de contrato por comum acordo entre empregador e trabalhador – apenas 80% do saldo pode ser sacado nessa modalidade;
  • Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
  • Doenças graves (como o câncer) do trabalhador, da esposa(o) ou do filho. Em casos terminais de qualquer doença também.

Por causa de todas as vantagens de sacar o FGTS, tem muito golpista que tenta enganar as pessoas sobre possibilidades de retirar esse dinheiro. Veja como evitar golpes que prometem saque do FGTS.

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo FGTS.