O que você vai ler neste artigo:

Quem tem ou pensa em abrir uma conta em bancos digitais pode se perguntar como encerrar esse tipo de conta caso não tenha mais interesse em aproveitar os recursos que essa modalidade oferece.

Porém, antes de considerar a possibilidade de encerramento, é essencial entender os benefícios das contas digitais. Se a opção ainda assim for por encerrá-la, é necessário saber o que deve ser feito antes de pedir o fechamento da conta. 

Entenda o que é a conta digital, seus benefícios, como ela funciona e como fazer o seu encerramento.

O que é uma conta digital e como funciona?

conta digital é um tipo de conta que pode ser aberta e mantida de maneira totalmente digital. Além de contar com diversos recursos como as contas bancárias tradicionais, tudo é realizado pela internet ou aplicativos, apenas de maneira online, sem agências físicas.

A conta digital permite que tudo seja feito de onde você estiver, pelo celular ou computador, desde o momento da abertura da conta, passando pela utilização dos recursos oferecidos por ela e, se assim quiser, até o encerramento.

Na conta digital, dá para fazer tudo que geralmente se faz com uma conta corrente de um banco tradicional, como saques, depósitos, transferências, visualização de saldo, pagamento de boletos, pedidos de empréstimos, cadastro da conta em aplicativos de delivery e transporte, entre outros.

Para abrir a conta digital, você só precisa baixar o aplicativo correspondente na loja do seu celular ou acessar o site oficial da instituição e seguir as instruções apresentadas na tela até a confirmação de abertura da conta.  

Quem quer abrir a conta digital do Banco PAN só precisa seguir o passo a passo abaixo:

  1. Baixar o aplicativo para Android ou iOS ou abrir a página da conta do PAN;

  2. Realizar o cadastro de acordo com as instruções e apresentar os documentos necessários para abrir a conta;

  3. Se preferir, dá para usar o WhatsApp para abrir a conta, basta enviar “Quero abrir uma conta” para o WhatsApp oficial do Banco PAN no número (11) 3264-5998 e seguir as instruções que vão aparecer no aplicativo.

Quais os diferenciais das contas digitais 

Entre os diferenciais da conta digital, estão:

  • Abertura totalmente digital, por site ou aplicativo da instituição ou de comunicação, como o WhatsApp;

  • Normalmente, menos tarifas cobradas para a abertura, uso e manutenção da conta. No caso da conta digital do Banco PAN, há ainda trinta transações gratuitas todo mês, como saques e transferências;

  • Mais praticidade para realização de transações, pois tudo só depende de internet ou sinal de celular para acontecer.

Além disso, os bancos digitais também oferecem contas seguras, que usam recursos tecnológicos como a criptografia para preservar dados pessoais e evitar fraudes envolvendo os correntistas.

Como encerrar uma conta digital?

Assim como a abertura e utilização, o encerramento da conta digital também ocorre de forma totalmente online. 

No Banco PAN, antes de prosseguir com o encerramento, é importante observar os seguintes aspectos:

  • A conta digital deve estar com saldo igual a R$ 0,00;

  • O saldo no Poupa PAN deve estar zerado;

  • Não deve haver pagamentos e transferências agendadas;

  • Não devem ocorrer movimentações na conta no dia em que o pedido de encerramento foi realizado até a data efetiva do encerramento;

  • Não haver pendências relacionadas ao pagamento de taxas, juros, encargos e/ou tarifas; e

  • limite emergencial da conta não pode estar em uso e o contrato deve estar encerrado.

Caso tenha algum problema relacionado à conta, procure a central de atendimento do PAN, que pode ajudar na solução antes de encerrar a conta.

Vale lembrar que se tiver um empréstimo pessoal ou algum outro produto de crédito em uso, os boletos mensais serão enviados no e-mail cadastrado com o Banco PAN. 

É importante lembrar que, quem possui cartão de crédito com o Banco PAN, continuará com o meio de pagamento ativo mesmo após o encerramento da conta, sendo necessário um pedido de encerramento específico. Se você ainda não tem o recurso, saiba o passo a passo para solicitar!

Se após avaliar esses aspectos você considerar que deve encerrar a conta digital, siga o passo a passo a seguir, que também é mostrado no vídeo do canal do Banco PAN no YouTube:

  1. Abra o aplicativo do Banco PAN e acesse a sua conta digital;

  2. Vá ao menu lateral, à esquerda da tela;

  3. Escolha a opção “preciso de ajuda”;

  4. Depois, abra a opção “perguntas frequentes”;

  5. Em seguida, toque na opção “Conta corrente”;

  6. Na sequência, toque na opção “Quero cancelar minha conta”;

  7. Leia as instruções apresentadas na tela e toque em “Encerrar minha conta”;

  8. Confira outras informações apresentadas pelo Banco PAN e, se desejar seguir a operação, toque em “Continuar”;

  9. Por fim, basta confirmar o número da conta corrente, clicar em “Quero encerrar a conta” e, depois, em “Ok, continuar” para pedir o encerramento.