O que você vai ler neste artigo:

 

Você já pensou em adentrar no empreendedorismo sustentável e beneficiar pessoas, o planeta e ainda obter lucro? Bom, isso é a definição do tripé da sustentabilidade, criado por John Elkington.

Hoje em dia, desenvolver um negócio em cima da sustentabilidade é gerar benefícios para o meio ambiente e renda para pessoas que estão à procura de um emprego.

Como é possível empreender dentro do tripé sustentável? Eu te conto daqui a pouco! Esse artigo contará com os seguintes tópicos:

  • O que é tripé sustentável?;
  • Empreender com sustentabilidade;
  • Como posso empreender com sustentabilidade?;
  • Empresas de sucesso no empreendedorismo sustentável.

O QUE É TRIPÉ SUSTENTÁVEL? 

tripé sustentável é uma filosofia criada por John Elkington que possui como principal crença a ideia de que o empreendedorismo sustentável pode salvar o meio ambiente, pois assim, gerações futuras não sofrerão o impacto negativo dos maus tratos ao Planeta Terra.

Tenho certeza que você está se perguntando “Mas por que tripé? São três coisas sustentáveis por quê?”, aí eu te respondo que está no caminho certo! O tripé sustentável possui três pilares, que são:

  • Pilar social;
  • Pilar econômico;
  • Pilar ambiental.

Apesar do tripé sustentável agregar o consumo da população, vê-se também uma oportunidade de contribuir com o meio ambiente e a sociedade como um todo. É possível empreender com sustentabilidade? Veja a resposta no próximo tópico! 

EMPREENDER COM SUSTENTABILIDADE

Se você ainda tem dúvida em relação a qual vertente investir para empreender, saiba que esse modelo de negócio é um excelente segmento, pois quem investe e não pensa no meio ambiente, é deixado de escanteio.

Você sabia que a Gestão da Qualidade está correlacionada com o meio ambiente e pode te ajudar a empreender? Isso ocorre devido a ISO (International Organization for Standardization), que pensa em melhorias contínuas no ambiente de trabalho, e também, beneficia o tripé da sustentabilidade.

A preocupação pela preservação ambiental tem crescido muito no mundo inteiro, por isso, adotar o controle de qualidade da ISO 14001 é extremamente estratégico para reduzir custos, valorizar a tendência e possuir autoridade de negócio. 

COMO POSSO EMPREENDER COM SUSTENTABILIDADE? 

Atualmente existem diversos segmentos que o empreendedorismo sustentável pode se enquadrar, utilizando matérias primas sustentáveis, e que você poderá aumentar o faturamento da sua empresa, veja abaixo exemplos: 

Materiais biodegradáveis 

Os materiais biodegradáveis são aqueles que o material de origem do produto e seus microorganismos conseguem se adaptar a temperatura, luz e umidade local. O processo bioquímico desse tipo de material resulta em água, CO2 ou biomassa, tornando o tempo de degradação menor, entre 2 semanas e 6 meses.

Cita-se de exemplo como produtos que podem ser feitos de forma biodegradáveis os detergentes, os plásticos com base em biopolímeros, fraldas, materiais de construção civil e até mesmo vestuários.

“Você disse vestuário?” Foi isso mesmo que eu te falei! Continue na leitura deste artigo para descobrir quais são as marcas de renome que utilizam materiais biodegradáveis em sua produção. 

Óleos essenciais 

Durante o ano de 2020 as vendas em cima dos óleos essenciais alavancaram muito, isso aconteceu devido ao fato das pessoas se apegarem a crenças e coisas para acreditarem durante a pandemia.

A procura por terapias holísticas e alternativas resultou também em impacto positivo para o meio ambiente, pois nessa vertente, os desodorantes embasados em óleos essenciais tornaram-se tendência nos “tempos pandêmicos”. 

Produtos veganos 

O mercado de produtos veganos, ou seja, sem origem animal, cresce de forma acelerada. Pensa-se que, além de não utilizarem nenhuma origem e testagem em animais, também utiliza-se de extratos naturais em suas composições.

Os produtos veganos estão desde a indústria alimentícia até a indústria cosmética. Então, quando se trata de produtos veganos, você pode empreender desde no comércio de marmitas veganas até em produtos de pó de argila para skin care.

Agora que você sabe quais são os ramos de empreendedorismo do tripé sustentável, que tal se inspirar em alguns casos de sucesso? 

EMPRESAS DE SUCESSO NO EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL 

Se você ainda tem dúvidas se o empreendedorismo no tripé sustentável é rentável, vou te mostrar agora alguns casos de sucesso, se liga só! 

Dobra

Dobra é uma empresa sustentável fundada por dois irmãos e um primo, com o objetivo de ajudar o meio ambiente, abrangendo todos os públicos e causas sociais. O mais legal da Dobra é que nada vai para o lixo, desde a embalagem até os produtos.

A empresa de Montenegro/RS possui o selo PETA-Approved, pois nenhum produto deles, considerados biodegradáveis, são testados em animais. Sabe o mais legal da Dobra? Qualquer coisa que você compra, R$1,00 é convertido para ações sociais.

Mas, o que eles produzem? Leia com tom de suspense e descubra nos tópicos abaixo. Detalhe: todos os itens são recicláveis e biodegradáveis.

  • Carteiras;
  • Camisetas;
  • Tênis;
  • Porta-cartão;
  • Bolsa;
  • Cachepô.   

doTERRA

Como já dito anteriormente, os óleos essenciais alavancaram conforme a busca por terapias holísticas durante a pandemia da Covid-19. Dessa forma, o objetivo da doTERRA é auxiliar na saúde da população mundial.

doTERRA é uma parceira da Healing Hands. Juntas, chegam em comunidades carentes por meio dos consultores, a fim de superar as doenças e os níveis de pobreza mundial, ensinando-as a se tornarem autossuficientes para saírem daquela situação.

Uma das metas da doTERRA é causar impacto na vida das pessoas com medidas que não prejudicam o meio ambiente, dessa forma, são responsáveis por vender óleos essenciais, produtos de reconstrução capilar e suplementos.   

Lola Cosmetics

Você sabia que os portadores da doença celíaca precisam se atentar ao glúten até em produtos cosméticos? Por isso, a Lola Cosmetics é o refúgio para esse público. Com a ideia de beleza consciente, os produtos da empresa são veganos, gluten free e não são testados em animais.

Além disso, os produtos também são livres de parabenos, sulfatos, silicones insolúveis, óleos minerais, parafinas e derivados de animais. Com origem carioca, a Lola Cosmetics procura inovar na saúde capilar dos indivíduos, além de se comprometer com a sustentabilidade e os animais.

A Lola Cosmetics comercializa produtos para saúde capilar, corpo, reconstrução capilar e a mais recente novidade é a linha de maquiagens Oh Maria!, também da empresa. 

Não resista a mudanças! Tenho certeza que depois deste artigo você adquiriu diversos insights para entrar no empreendedorismo sustentável. Depois, nos conta como foi sua experiência nessa nova tendência.