O que você vai ler neste artigo:

Como fazer portabilidade da chave PIX para o Banco PAN

Processo é realizado no próprio aplicativo, de forma simples; veja o passo a passo da operação

ARTIGOS

 • 

7min. de leitura

 • 

07.07.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Lembra quando você cadastrou suas primeiras chaves para o PIX? O sistema era novo ainda, e você estava conhecendo, testando…

Agora que ele está no ar há mais tempo, você quer trazer  seu CPF, e-mail ou telefone que está vinculado a uma conta para o PAN? Tudo bem, isso é possível e nós vamos ensinar.

Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, o PIX é um sistema de pagamentos instantâneos.

Ele é um meio de pagamento como a TED, o DOC e o boleto e pode ser usado por pessoas e empresas como mais uma opção para fazer pagamentos, além desses sistemas.  

Totalmente digital, ele permite fazer pagamentos e transferências instantâneas. Para pessoas físicas, não há pagamento até 30 transações desse tipo por mês. Após essa quantidade, as instituições têm autorização para cobrar.

Mas, no PAN, o cliente não paga nada para fazer o PIX, sem limite de transações.

Outra vantagem do PIX é exatamente a chave. Ela funciona como um apelido que está vinculado a uma determinada conta bancária, facilitando o recebimento. Pode ser:

  • CPF/CNPJ;

  • e-mail;

  • número de telefone celular; 

  • chave aleatória, que é um código gerado pelo próprio sistema.

Importante lembrar que cada chave só pode ser ligada a uma única conta, mas você pode cadastrar até 5 chaves variadas  na mesma conta.

Se, por exemplo, você cadastrou seu e-mail como chave PIX em uma conta e for receber uma transferência nela, só precisa informar essa chave para quem vai fazer o pagamento. Não precisa mais passar todos os seus dados bancários.

Dessa forma, ela também funciona como uma ferramenta de proteção das suas informações pessoais. 

Portabilidade da chave PIX

  

Se você quer transferir sua chave PIX de uma conta em um banco para a de outro, não se preocupe: isso pode ser feito a qualquer momento, e é você quem aprova a transferência. 

O primeiro passo é entrar na conta para onde você quer migrar a chave, no ambiente logado - com uso de senha. Acesse então o PIX de sua conta e faça o pedido de portabilidade de chave.

Depois que a mudança for solicitada, o banco no qual estava cadastrada a chave deve enviar um pedido de confirmação da operação. Entre nessa conta e confirme o pedido. Mas cuidado com o prazo: você tem 7 dias para confirmar, senão a mudança não vai acontecer.

O banco para onde você levou a chave vai confirmar a transferência. A partir daí, aquela chave - CPF, e-mail ou telefone - passa a estar vinculada a essa nova conta que você escolheu. 

E se eu fechei a conta anterior?

Segundo o Banco Central, quando você encerra o relacionamento na instituição financeira, ela tem obrigação de excluir a chave que você tinha cadastrado.

Dessa forma, em vez de fazer a portabilidade, você pode simplesmente registrar aquela chave que estava vinculada ao banco anterior, com quem você não tem mais relacionamento, na conta de sua preferência.

Mas atenção: isso só vale se você fez o encerramento da conta. Se é simplesmente uma conta que você não movimenta mais, mas está aberta e tem aquela chave que você quer mudar vinculada a ela, precisa fazer a portabilidade.

Esqueci em que banco cadastrei uma chave. Tem como saber?
Mulher de camisa cáqui com cara de preocupação olha para baixo com a ponta do polegar esquerdo na boca

Tem, sim. Elas ficam todas reunidas, com identificação sobre a qual conta estão ligadas, em um sistema do Banco Central, chamado Registrato. 

Ao entrar na aba para PIX desse sistema, você consegue gerar um relatório de todas as chaves que registrou e em quais contas.

Assim, fica mais fácil de identificar quais chaves você já cadastrou e onde. 

Como faço a portabilidade da chave PIX para o PAN?

Se você cadastrou seu CPF, e-mail ou celular em outra instituição e quer trazer essa chave para o PAN, o procedimento é simples, feito diretamente no aplicativo do banco.

Para começar, entre em sua conta digital do PAN pelo app. Então, entre na parte PIX do aplicativo e selecione portabilidade.

A partir daí, você seleciona qual é a chave que quer transferir e segue com os passos que forem sendo indicados. A transação passa por validação e é totalmente segura.

Veja no quadro abaixo o passo a passo ilustrado para fazer essa portabilidade para o PAN.

Quadro mostra passos para fazer portabilidade da chave PIX para o PAN

 

Se for o CPF que você quer transferir, os próximos passos são os seguintes:

Quadro mostra os passos para fazer a portabilidade do CPF como chave PIX para o PAN

Se a chave que você quer transferir é o e-mail, veja quais passos seguir:

Quadro mostra passos para fazer portabilidade do e-mail como chave do PIX para o PAN

Agora, se for seu telefone que você quer transferir como chave PIX para o PAN, os passos são os seguintes:

Quadro mostra passos para fazer portabilidade do telefone como chave do PIX para o PAN

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSPIX

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: