O que você vai ler neste artigo:

 

As inscrições para o Desafio Inspira Tech foram prorrogadas até o fim de maio, dia 31. A iniciativa é feita para promover a competição nacional entre estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de todo o país, com estímulo à cultura do empreendedorismo e da inovação.

Inicialmente, as inscrições eram válidas até o fim de março. Mas, agora, foram ampliadas em 2 meses. Vale lembrar que o Inspira Tech é totalmente digital e gratuito. Ninguém será cobrado para se inscrever, portanto.

A iniciativa oferece mentorias e procura estimular a elaboração de planos de negócios. Além disso, as melhores propostas de novos negócios de base tecnológica feitas pelos participantes serão premiadas. Ela visa estimular o empreendedorismo para jovens.

As inscrições, agora, vão até o dia 31 de maio e são gratuitas. 

O concurso é fruto de uma parceria entre Sebrae e Ministério da Educação. Gerente de educação empreendedora do Sebrae, Jânio Macedo destacou num comunicado do Sebrae o potencial de incentivo do Inspira Tech para jovens estudantes. 

“Através desse desafio, vamos desenvolver uma série de capacidades empreendedoras nos participantes, como a resolução de problemas, a criatividade, a iniciativa e a tomada de decisão, tudo isso no contexto da economia 4.0”, disse.

COMO FUNCIONA O INSPIRA TECH

Os estudantes interessados em participar devem montar equipes compostas por no mínimo 3 e no máximo 5 alunos, com um professor/mentor, e efetuar a inscrição pela internet até o dia 31 de maio. Ela pode ser feita pelo site do programa Inspira Tech.

Estão autorizados a formar equipes e participar tanto os alunos da rede pública quanto da rede privada da Educação Profissional e Tecnológica. 

A programação do Inspira Tech inclui palestras, mentorias, elaboração de pitches (que são modelos que ajudam a desenvolver o negócio) e avaliações para a seleção das melhores soluções desenvolvidas. A competição é focada na solução de problemas reais. 

O programa será dividido em 3 etapas, que devem ser aplicadas em 7 meses, sendo que a fase inicial será de palestras, apresentações de conceitos, mentorias e criação dos projetos. 

Na segunda etapa, 81 planos de negócios serão aprimorados para a grande final, que irá premiar 3 equipes vencedoras. O regulamento completo e o link realizar (gratuitamente) as inscrições estão disponíveis no site do concurso.

Por falar em educação, as notas do Enem 2021 já estão disponíveis. Veja como consultar.