O que você vai ler neste artigo:
Levantamento mostrou que só 1 a cada 10 consumidores querem gastar menos do que no ano passado
ARTIGOS
•
5min. de leitura
•
11.04.2022
controle
seus gastos
PorRedacao | Millena PAN
Mais de 109 milhões de brasileiros devem realizar compras para a Páscoa em 2022. Ao todo, mais de 6 a cada 10 consumidores (64%) dizem que pretendem comprar presentes e chocolates nesta data.
Desses consumidores, quase metade (47%) pretendem comprar a mesma quantidade de produtos neste ano em relação ao ano passado.
Só que quase 4 a cada 10 deles (37%) dizem que pretendem comprar mais produtos. Apenas 1 a cada 10 (10%) falam que vão comprar menos produtos.
Para efeito de comparação, 15% dos consumidores diziam no ano passado, 2021, que pretendiam comprar menos produtos.
Isso é o que mostrou a nova pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
O valor do tíquete médio será de R$ 215,33, segundo o levantamento. E, entre aqueles que dizem que esperam gastar mais, os motivos foram os seguintes:
aumento dos preços: 47%
comprarão mais produtos: 43%
pagamento facilitado em várias parcelas: 28%
A expectativa média é de que os consumidores comprem em torno de 5 produtos, entre ovos e barras de chocolate. Eis os principais presenteados:
filhos: 54%
cônjuges: 42%
mãe: 38
sobrinhos: 33%
Além disso, 26% disseram que vão presentear a si próprios. Quem não merece um chocolate, não é mesmo?
Leia também: IPCA sobe 1,62% em março e 11,30% em 12 meses
O estudo também mostrou que a grande maioria (83%) dos consumidores fará uma pesquisa de preços antes de comprar ovos de Páscoa ou outros produtos.
Veja quais são os locais preferidos para comprar nesta data, de acordo com o levantamento:
supermercados: 66%
sites ou aplicativos: 48%
lojas de shopping: 37%
A preferência de compra da maioria dos consumidores são os ovos de chocolate industrializados: 57%.
Em seguida, bombons e caixas de chocolate industrializado têm a preferência de 47%, quase metade, dos consumidores.
Ovos caseiros são citados por 39% dos consumidores e bombons e barras de chocolate artesanal estão na lista de 33%.
Neste caso, a soma dos percentuais dá mais do 100% porque os consumidores podiam citar mais de uma vontade de compra no momento da pesquisa.
Leia também: Mesmo fora da Páscoa, negócios de fabricação de chocolate vêm crescendo, revela pesquisa
Ainda é relevante notar que 3 a cada 10 consumidores que pretendem comprar chocolates e presentes na Páscoa têm contas em atraso.
Além disso, 62% desses consumidores com contas em atraso estão com o nome sujo.
Outra comportamento que causa preocupação é que 25% (ou seja, 1 a cada 4 consumidores) que vão às compras na Páscoa dizem que costumam gastar mais do que as finanças permitem.
Já 8% desses consumidores dizem que deixarão de pagar alguma conta para poder comprar chocolates e outros presentes na Páscoa deste ano.
Mesmo depois do recorde em fevereiro, a inadimplência continuou a subir em março, conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Saiba neste artigo como não cair nessa situação.
PALAVRAS-CHAVE
ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSPÁSCOA
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Coletamos informações através de cookies, de acordo com nossa "Política de Privacidade" e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Você pode personalizar suas preferências clicando em "Cookies que utilizamos" em nosso site.
Cookies que utilizamosRejeitar cookies não necessáriosPermitir todos os cookies
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais