O que você vai ler neste artigo:

 

O comprovante de vacinação, também conhecido como Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, é um documento criado durante a pandemia, exigido em diversos locais do Brasil, e até do exterior, e que pode ser pedido em determinadas situações.

  • Leia também: Cuidado com sua saúde por R$ 9,99: conheça o Saúde PAN

É importante saber como conseguir esse registro, que apresenta todas as doses do imunizante contra o novo coronavírus que uma pessoa recebeu.

Esse documento pode ser obtido de maneira totalmente digital e ser apresentado na tela do seu smartphone. É prático e fácil obter o comprovante de vacina. Saiba como fazer isso e para o que ele serve.

O QUE É O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO?

O comprovante de vacinação, ou de vacina – oficialmente chamado de Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 –, é o documento que confirma a quantidade de doses tomadas por uma pessoa.

Esse comprovante é emitido pelo Ministério da Saúde e apresenta informações como:

  • Nome;

  • Nome da mãe;

  • Data de nascimento;

  • CPF:

  • Sexo;

  • Nacionalidade;

  • Relação de vacinas contra COVID-19, apresentando o nome do fabricante, a data da dose e doses 1, 2 e reforços.

O certificado pode ser baixado em modelo PDF ou salvo no celular para apresentação sempre que necessário. Também é possível imprimir o arquivo ou mesmo gerar um QR Code para leitura.

O registro pode ser emitido em português, inglês e espanhol.

PARA QUE SERVE O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO?

O comprovante de imunização contra o coronavírus serve para confirmar que uma pessoa tomou a primeira, a segunda ou a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. 

Esse registro pode ser exigido para entrar em outros países ou para acessar e permanecer em locais que ainda pedem a comprovação de vacina, por exemplo.

COMO CONSEGUIR O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO?

O comprovante de vacinação contra Covid-19 pode ser obtido tanto via site quanto aplicativo. É importante ter uma conta GOV.br, serviço gratuito do governo federal para unificar canais digitais de serviços públicos diversos.

Para acessar o certificado de vacina pelo computador, via navegador, o passo a passo é simples:

  1. Entre no site https://conectesus.saude.gov.br/home;

  2. Escolha a opção “Cidadão”;

  3. Faça login com a conta GOV.br;

  4. Clique no “Meus Cartões”, no canto inferior direito;

  5. Escolha a opção “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19”.

  6. Baixe ou imprima o certificado, que aparecerá na tela de forma automática, pelo ícone superior escrito “PDF”.

Para acessar o comprovante de vacinação pelo celular, basta baixar o aplicativo ConecteSUS, disponível para Android ou iOS. Após entrar no sistema com a conta GOV.br, clique diretamente no ícone “Meus Cartões” e selecionar “Certificado de Vacina Covid-19”.

 Quando o assunto é comprovante, outro termo que pode aparecer na cabeça é o comprovante de renda. Saiba como gerar esse registro sendo autônomo ou pessoa física.