Veja uma seleção de 5 filmes sobre empreendedorismo

Preparamos uma seleção com produções que rendem boas lições de como empreender

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Estar em constante estado de aprendizado é uma característica muito importante para todo empreendedor. As fontes de ensinamentos são diversas, desde cursos e livros, até artigos e filmes. Por isso, preparamos uma lista com 5 filmes de empreendedorismo para você aprender e se inspirar com histórias reais. 

Estoure a pipoca, feche as cortinas, sente-se no sofá e prepare-se para embarcar em produções que são aulas de como empreender. 

Confira os 5 filmes selecionados

1. Steve Jobs (Steve Jobs, EUA, 2015, Danny Boyle)

Imagem de divulgação do filme Steve Jobs mostra o ator Michael Fassbender caracterizado com o personagem título, olhando para baixo e com a mão direita apoiada no queixo.

Estrelado por Michael Fassbender e Kate Winslet, essa cinebiografia conta a história do cofundador da Apple passando pelos principais lançamentos da companhia: o Macintosh, NeXT e o iMac. 

Por que assistir?

O roteiro aborda lições importantes sobre os erros e acertos da gestão de pessoas, mostrando como uma das principais mentes por trás da empresa passou, até mesmo, por uma demissão por questões comportamentais, comprovando a importância do bom relacionamento interpessoal na hora de empreender. 

Onde assistir? 

Está disponível na Netflix. 

2. Coco antes de Chanel (Coco Avant Chanel, FR/BE, 2009, Anne Fontaine) 

Imagem de divulgação do filme traz a atriz Audrey Tautou caracterizada como a estilista Coco Chanel, olhando para cima. Ao lado de seu rosto aparece o título do longa "Coco Avant Chanel". 

O filme franco-belga, lançado em 2009, foi baseado no livro “A Era Chanel”, de Edmonde Charles-Rouxe, e conta a história da jovem Gabrielle Bonheur Chanel, acompanhando sua ascensão no mundo da moda até se tornar uma das maiores estilistas da história. 

O roteiro mostra a origem humilde de Coco Chanel, explicando como utilizou as roupas de seu amante para criar peças elegantes e sofisticadas que se tornaram referência na alta costura na moda parisiense. 

Por que assistir? 

Se você não entende nada sobre o universo da moda, saiba que a Chanel é uma das maiores empresas no setor de vestuário e itens de luxo do mundo, produzindo até mesmo bolsas e perfumes.

O filme mostra como Coco Chanel era uma mulher muito à frente de seu tempo. Sua ambição por quebrar os principais padrões da época, apresentando modelagens inovadoras, foi capaz de mudar o comportamento do mercado na época.

A história traz uma reflexão interessante sobre a importância de não ter medo de encontrar soluções inovadoras, mesmo que a oportunidade do mercado não esteja clara. A estilista não apenas ousou, mas teve um forte comprometimento com a qualidade.  

Onde assistir?
Está disponível no Globoplay.

3. Fome de Poder (The Founder, EUA, 2016, John Lee Hancock) 

A imagem de divulgação do filme mostra o ator Michael Keaton como o empresário Ray Kroc, olhando para a frente. Em primeiro plano aparece o título do filme "The Founder" e atrás do ator aparece o M do McDonald's.

Estrelado por Michael Keaton, o filme biográfico conta a história do empresário Ray Kroc e sua jornada para criar uma das maiores redes do mundo: o McDonald’s.

O roteiro mostra como um vendedor ambulante, prestes a falir, conheceu os irmãos McDonald (donos da loja original do restaurante) e iniciou sua escalada até o topo. 

Por que assistir? 

Ray Kroc era um personagem implacável. Mesmo diante das dificuldades do mercado e diversos fracassos, construiu um império de lojas. 

Além disso, o filme mostra como a falta de acompanhamento direto do negócio fez com que Kroc perdesse o controle sobre algumas lojas, já que ele estava apenas focado em abrir mais e mais estabelecimentos. 

Aqui, uma lição a observar:  expandir os negócios é importante, mas deve ser feito com muito planejamento para que todas as filiais falem a mesma língua. 

Outro ponto interessante é como os irmãos McDonald, que não queriam apostar em inovação, acabaram desistindo da marca para Kroc, que levou o negócio para outro patamar. 

Onde assistir? 

Disponível no HBO MAX.

4. À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, EUA, 2006, Gabriele Muccino) 

Imagem de divulgação do filme mostra o ator Will Smith olhando para a criança que interpreta seu filho no longa. 

Separe um lencinho antes de assistir a esse filme. Estrelado por Will Smith, conta a história do empresário Chris Gardner e sua difícil jornada até se tornar o que é hoje: investidor, corretor da bolsa, palestrante, escritor, filantropo, fundador e CEO da própria empresa, a Gardner Rich & Co. 

Por que assistir? 

O filme mostra qual foi o caminho percorrido por Gardner, de diversas derrotas até a contratação por uma corretora de valores. 

Falido, abandonado pela esposa e com um filho de apenas 5 anos, o empresário chegou a ser despejado de casa e obrigado a morar na rua. Dentre as principais lições da história estão a persistência e a autoconfiança. 

Mesmo com todas as dificuldades apresentadas pela vida, ele não desistiu de lutar por uma oportunidade promissora, aprendendo que até mesmo fracassos podem fazer parte da jornada rumo ao sucesso.

Onde assistir? 

Disponível em Youtube filmes para comprar ou alugar por a partir de R$ 5,90. 

5. Joy: O Nome do Sucesso (Joy, EUA, 2015, David O. Russell) 

Na imagem de divulgação do filme a atriz Jennifer Lawrence aparece como a personagem título, vestindo uma jaqueta de couro, óculos escuros e olhando para cima. O cartaz traz o nome do filme do lado esquerdo e informações sobre o elenco.

Indicado ao Oscar de Melhor Atriz (para Jennifer Lawrence no papel principal), o filme conta a história da empresária norte-americana Joy Magano, criadora do “miracle mop”, um esfregão que torna a limpeza da casa ou de ambientes muito mais fácil.

Por que assistir? 

Joy Mangano identificou uma dificuldade que estava presente em seu dia a dia: limpar alguns cômodos com esfregões normais. Com isso, criou um novo produto para facilitar a sua rotina. 

O filme mostra a importância de entender as necessidades do mercado para criar as melhores soluções, além da compreensão de quem é o público-alvo que a sua empresa deseja alcançar. 

Em determinado momento da história, Joy percebe que os produtos não estão sendo vendidos e descobre que precisa mudar a forma de se apresentar. Por se tratar de um produto feito para auxiliar em atividades domésticas, toda a comunicação deveria conversar com essa audiência. 

Além disso, ela compreendeu que a apresentação do produto era crucial para atrair a atenção da clientela. Mesmo que seja algo inovador, se não for vendido da forma correta, mostrando seus benefícios para a vida do consumidor, não vai vender. 

Onde assistir? 

Disponível no Star Plus (ou Star+). 

Cada um desses filmes traz lições valiosas para empreendedores de todos os tamanhos. Eles também servem como fonte de inspiração para quem deseja abrir o próprio negócio e ainda está em dúvidas de como dar o primeiro passo. Se você ainda não sabe por onde começar, confira algumas dicas de como abrir a própria empresa.