O que você vai ler neste artigo:

Corrente de Ouro: como limpar e como saber se é real

Veja dicas de como identificar se a joia é verdadeira ou falsa e como mantê-la bonita e bem conservada

ARTIGOS

 • 

8min. de leitura

 • 

29.04.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Não é segredo para ninguém que joias de boa qualidade têm valores mais elevados, além de serem carregadas de personalidade, como é o caso da clássica corrente de ouro.

Além de beleza, quem investe nesses itens de moda deseja preservar seu brilho pelo maior tempo possível e não quer nem cogitar a hipótese de ter adquirido uma joia falsa.

Saiba como identificar se uma corrente de ouro é verdadeira para não cair em golpes e como manter essa joia bonita e bem conservada por anos.

COMO SABER SE UMA CORRENTE DE OURO É REAL?

Grande parte das joalherias classificam as peças de metais nobres como ouro por tipificações. A caracterização de “ouro real” depende da proporção de ouro existente na joia, por isso antes de qualquer coisa é importante saber quais são esses tipos.

  • 24K: trata-se do ouro em sua forma mais pura e não é muito comum em joias como corrente de ouro;
  • 18K: trata-se de uma peça que, de 24 partes, 18 são de ouro;
  • 14K: mais comum em joias, é uma peça que possui ouro em 14 partes da sua composição.

Agora que você já conhece essas tipificações, que inclusive agregam valores diferentes a cada joia, para saber se uma corrente de ouro é legítima separamos algumas dicas fáceis e que não prejudicam a peça.

Faça uma análise minuciosa

A primeira dica é fazer uma análise minuciosa na peça em busca de sinais de autenticidade. Comece identificando se existe alguma marcação que informe a quantidade de quilates.

Peças verdadeiras costumam ter uma marca com essa informação, que significa a proporção de ouro em relação aos outros metais presentes na composição da peça.

Por outro lado, se a corrente de ouro apresenta marcas estranhas, oxidação e cor desbotada significa que não é composta por uma parte considerável de metal nobre, ou seja, não é de ouro de verdade.

Teste com Imã

Um teste que pode ajudar a identificar se a corrente de ouro é real é o do imã, que deve ser feito com um imã grosso, vendido em lojas de materiais de construção, em vez dos tradicionais ímãs de geladeiras.

Peças de ouro não são magnéticas, então tente aproximar o imã da corrente para verificar se há atração. Se você notar que não houve atração, provavelmente a joia deve ser realmente legítima.

Atualmente existem diversos acessórios que não são de ouro e que não usam materiais magnéticos em sua composição, por isso o teste com o imã deve ser combinado com outras avaliações, como a análise mais minuciosa citada no tópico anterior.

Consulte um profissional

Uma boa alternativa para descobrir se sua corrente de ouro é verdadeira é levá-la para a consulta de um joalheiro, que fará uma análise mais precisa.

Além disso, é possível usar outras formas para descobrir se a corrente de ouro é legítima ou não, como com a aplicação de ácido nítrico, cerâmica ou vinagre na peça.

Tenha cuidado na hora de descobrir se sua joia é verdadeira, pois há componentes que podem prejudicar a peça.

COMO LIMPAR UMA CORRENTE DE OURO?

Foto mostra os dedos de uma mulher segurando uma corrente de ouro feminina. Há um pingente em formato de coração. 

Embora uma corrente de ouro tenha em sua composição materiais nobres, não significa que não precisa de cuidados especiais para permanecer bonita e bem conservada.

Ao decorrer do tempo, o ouro pode ser desgastado pela oleosidade da pele, suor e sujeira, por exemplo

A limpeza da sua corrente de ouro é essencial para a longevidade da peça e deve ser feita com cautela para não prejudicar a joia. Confira alguns métodos confiáveis para limpeza com produtos que você provavelmente já tem em casa:

Água e sabão

A simples combinação de água e sabão em pó diluído ou sabonete em barra em água morna pode ser ótima para a limpeza da corrente de ouro.

Mergulhe a peça na mistura e mexa para que os elos se movam em direções diferentes.

Em seguida, enxágue bem as correntes e as seque com uma toalha. Certifique-se de que não ficou nenhum resíduo do sabão na peça.

Limpeza com creme dental

Outro produto simples e que todo mundo tem em casa é o creme dental. Com uma escova de dentes macia, faça movimentos leves para esfregar a pasta na corrente de ouro e limpar os elos.

Deixe-a com o produto por cerca de 5 minutos, enquanto você escova os dentes é suficiente. Em seguida, lave a peça com água morna e seque com uma toalha.

Água fervente e bicarbonato de sódio

Um outro método que apresenta bons resultados na limpeza da corrente de ouro é a combinação entre água fervente e bicarbonato de sódio.

Coloque sua joia em uma panela de vidro refratário ou de esmalte com o fogão ainda desligado, adicione água e 1 ou 2 colheres de sopa de bicarbonato.

Depois, aqueça a água aos poucos e desligue o fogo. Mexa a peça na panela por até 2 minutos, retire-a com cuidado e seque em uma toalha.

Além da corrente de ouro, um outro acessório que ajuda a compor seu estilo e é útil é a carteira masculina. Veja dicas de como escolher a ideal para você ou para presentear alguém.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSEDUCAÇÃO FINANCEIRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: