O que você vai ler neste artigo:

Senai oferece 12 mil vagas para cursos gratuitos em todo o país

Há oportunidades com aulas presenciais e à distância para ter uma formação técnica e aperfeiçoar o currículo. Confira!

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

25.10.2021

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

O Senai (Serviço Nacional da Indústria) está com inscrições abertas para cursos presenciais e online em todo o país. E, entre eles, há 12 mil vagas gratuitas abertas, de acordo com levantamento feito pela Agência CNI

No total, são 33 mil vagas com matrículas em andamento, contando os cursos com pagamento de mensalidades ou taxas.

São cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento. Quem quiser aproveitar pode conseguir melhorar o currículo e ter mais chances em vagas de emprego.

CURSOS GRATUITOS NO SENAI 

Rapaz de camiseta preta, óculos e fones de ouvido sorri enquanto olha para laptop à sua frente e escreve em um caderno

Entre as vagas abertas sem custo para os alunos, estão 5 na modalidade à distância, com 14 horas de aula, que servem tanto para uma maior profissionalização como para ter mais conhecimentos sobre áreas gerais. São eles:

No mapa interativo preparado pelo Senai, o Distrito Federal desponta como a localidade com maior número de vagas gratuitas: 9.536. Há oportunidades para qualificação em áreas como assistente administrativo, ambiental e de contabilidade, confeiteiro, desenhista de moda, de móveis ou de edificações, inspetor de qualidade, padeiro, entre outras.

Além disso, há inscrições abertas nesta mesma unidade para técnico em edificações, eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva  e segurança do trabalho.

No Senai São Paulo, há vagas disponíveis em aulas gratuitas que dão formações como Eletricista Automotivo, Construtor de Alvenaria, Auxiliar Administrativo e tantas outras. Somente para cursos técnicos, essa unidade oferece 3 mil vagas gratuitas.

OUTRAS FORMAÇÕES PROFISSIONAIS NO SENAI

Aluna com avental branco observa microscópio

A unidade de Santa Catarina do Senai abriu matrícula para 5,8 mil vagas em cursos técnicos, com turmas que se iniciam em 2022. 

As formações são nas áreas de: eletroeletrônica, metalmecânica, gestão, automação e mecatrônica, celulose e papel, química, alimentos e bebidas, tecnologia da informação, segurança do trabalho, logística, polímeros, cerâmica e afins, construção civil (edificações), automotiva, refrigeração e climatização, vestuário e têxtil.

No Senai do Paraná, há um total de 6.047 vagas, sendo 4.976 em aulas presenciais e 1.067 na modalidade EAD (ensino à distância). 

O Senai do Rio de Janeiro tem matrículas abertas para 15 cursos técnicos que iniciam as aulas em 2022. As áreas são: Eletromecânica; Segurança Do Trabalho; Refrigeração e Climatização; Automação Industrial; Redes De Computadores; Mecânica; Manutenção E Suporte Em Informática; Sistemas de Energia Renovável; Edificações; Cervejaria; Informática; Logística; Eletrotécnica; Manutenção Automotiva e Mecatrônica.

Na região Nordeste, o destaque da semana foi para a unidade do Ceará, que tem 4.618 vagas disponíveis para cursos como: Supervisor Industrial, Padeiro, Mecânico de Manutenção de Ar-Condicionado, Manutenção Predial, Técnico em Vestuário, entre outras. 

Se você está sem emprego e vai buscar os cursos para se recolocar, uma alternativa podem ser as vagas temporárias de fim de ano. Uma pesquisa mostrou que este Natal deve ter maior oferta de vagas temporárias dos últimos 8 anos. Boa sorte!