O que você vai ler neste artigo:

Se você pretende viajar em algum momento no final deste ano ou em 2021 e não quer gastar muito dinheiro, saiba que existem lugares no Brasil que não são tão caros assim.


É claro que tudo depende de quanto você quer gastar, mas os sites e blogs que falam de turismo sempre listam aqueles lugares que costumam caber no bolso. Listamos, então, dez opções em diferentes estados para você fazer a sua pesquisa por preços.

Tamandaré (PE)
A praia localizada em Pernambuco é famosa por ter resorts e hotéis caros, mas ela também conta com pousadas baratas. E a praia, que é pública e linda, pode ser acessada por todos.

São Miguel do Gostoso (RN)
Se você estiver em Natal, dê um esticada até São Miguel do Gostoso. É uma região com dunas e praias de águas mornas que se estendem por vários quilômetros.

Jericoacoara (CE)
Se você estiver em Fortaleza, vale a pena ir até Jericoacoara e se esquecer da vida por alguns dias. Ela lembra uma vila de pescadores e é ideal para descansar com tranquilidade e muito calor o ano todo.

Lençóis (BA)
Fica na região da Chapada Diamantina, na Bahia, e é considerado um dos lugares mais baratos, mas também mais bonitos, para se visitar no Brasil.

Jalapão (TO)
O parque do Jalapão fica no cerrado do estado de Tocantins. Tem atrações muito legais, como as dunas com areia que muda de cor conforme bate a luz do sol. Mesmo assim, não é um turismo caro.

Cabo Frio (RJ)
A cidade do litoral fluminense é bastante frequentada por pessoas dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Fica bem cheia nas férias, mas é uma opção bem mais barata na chamada “baixa temporada” — ou seja, fora das férias.

Olímpia (SP)
Na região de Olímpia, no interior de São Paulo, jorram águas termais quentes e uma boa ideia é se hospedar em hotéis ou fazer passeios para curtir essa atração.

Ouro Preto (MG)
A cidade do interior de Minas Gerais é uma delícia para passear e, principalmente, para quem gosta de história ou de arquitetura. Dali, você pode até fazer passeios para outras cidades históricas que não ficam longe, como Mariana.

Paranaguá (PR)
A cidade no litoral do Paraná é uma opção deliciosa para quem gosta de arquitetura e é famosa porque dá acesso à Ilha do Mel, um pequeno paraíso de praia no litoral daquele estado.

Praia do Rosa (SC)
Muito conhecida por quem gosta de esportes como surf e kitesurf, a Praia do Rosa não é cara. Ela fica em Imbituba, em Santa Catarina.

Guardando dinheiro para viajar
Qualquer que seja o seu destino, você vai precisar se planejar financeiramente, certo? No vídeo abaixo, no canal Pra Fazer Mais, do PAN, a influenciadora Ana Bochi deu dicas de como se planejar para as viagens de fim de ano.