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Quase o mesmo número de consumidores do ano passado deve comprar presente no Dia das Mães em 2022

Pesquisa revelou aumento de 77% para 79% na quantidade de compras no período na passagem anual

ARTIGOS

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26.04.2022

 

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seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

 

Quase a mesma quantidade de consumidores que fizeram compras no Dia das Mães no ano passado deve consumir nesta mesma data em 2022. A variação foi de 77% para 79% na passagem anual.

A informação foi constatada em pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.

Em outros números, a expectativa é que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteiem neste ano. A movimentação deve ser em torno de R$ 28,16 bilhões para comércio e serviços.

Considerado pelos varejistas como “o Natal do primeiro semestre”, o Dia das Mães deste ano deve ser impactado negativamente pelo cenário econômico do país.

Dos entrevistados na pesquisa, 80% disseram que os preços dos produtos estão mais caros em 2022, comparando com 2021.

Além disso, ainda na comparação anual, a maior parte dos consumidores (37%) disse que pretende manter a quantidade de compras. Outros 28% disseram que querem comprar mais e 17% comprar menos.

Em relação aos gastos, 1 a cada 3 consumidores (33%) esperam gastar mais em 2022. O principal motivo disso é comprar um presente melhor (41%).

No entanto, outros consumidores (40%) dizem que esperam gastar mais porque o preço dos produtos está mais caro mesmo.

E, desses que esperam gastar mais, 25% dizem que o aumento do valor é para comprar mais presentes.

Por outro lado, 23% pretendem gastar menos, porque o cenário econômico está pior que no ano passado (31%); porque o orçamento está apertado (28%); e porque querem economizar (20%).

Apesar de o cenário econômico apontar uma alta da inflação, o presidente da CNDL, José Carlos da Costa, disse num comunicado de divulgação da pesquisa que “o levantamento traz ânimo para o setor.

“A inflação impacta diretamente no poder de compra da população, mas a data continua como uma das mais importantes do varejo e o brasileiro mantém a tradição de presentear as mães”, disse.

ROUPAS E CALÇADOS DEVEM LIDERAR AS VENDAS

Dois jovens brancos olham roupas penduradas em cabides numa loja, com parede de tijolinhos vermelhos. Um dos jovens tem camisa azul e branca estampada com coqueiros, um cabelo quase ruivo aparado com máquina 1 na lateral. O outro tem um cabelo comprido loiro pintado e barba preta.

A pesquisa ainda mostrou que no Dia das Mães deste ano, roupas, calçados ou acessórios (44%) devem liderar as vendas, sendo seguidos por perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%).

Em média, cada consumidor deve comprar dois presentes. A principal pessoa presenteada será a mãe (76%), mas esposas (19%) e sogras (18%) também devem ganhar presentes.

Além disso, 1 a cada 4 consumidores (25%) devem gastar entre R$ 51 a R$ 200 com os presentes. A média total de gastos deve ser de R$ 221,42.

Entre os entrevistados, 43% planejam comemorar na casa da mãe, 29% em sua própria casa e 11% vão almoçar fora.

As lojas físicas devem ser o principal local de compras, com preferência de 3 a cada 4 consumidores (75%), sendo que os shopping centers (31%) devem ser o principal destino. As lojas de rua têm a preferência de 24%.

A internet será o local de compra de 44% dos consumidores, numa redução de 13 pontos percentuais em relação ao ano passado.

81% PRETENDEM FAZER PESQUISA DE PREÇO

O consumidor também está atento aos preços. A grande maioria (81%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, principalmente em sites e aplicativos (71%).

As principais formas de pagamento serão o cartão de crédito parcelado (34%), dinheiro (29%, com queda de 11 pontos percentuais em comparação a 2021) e PIX (26%, com aumento de 10 pontos percentuais em comparação com 2021).

“O PIX já faz parte do dia a dia do brasileiro, que está cada vez mais ambientado com a ferramenta. Por isso, as lojas devem estar preparadas para receber essa forma de pagamento, que além de rápida, está isenta das taxas cobradas pelos cartões de crédito e débito”, disse Costa.

Outro detalhe relevante é que 24% dos entrevistados admitem que costumam gastar mais do que podem com as compras para o Dia das Mães.

Além disso, 37% dos consumidores estão com contas em atraso, sendo que 68% estão com o nome sujo atualmente. Outros 11% reconhecem que podem deixar de pagar alguma conta para ir às compras neste Dia das Mães.

A inadimplência tem subido e, para evitar cair nessa situação, você pode ver algumas dicas neste artigo.

 

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