O que você vai ler neste artigo:

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (28) um novo calendário para que pessoas e empresas consultem e resgatem dinheiro esquecido nos bancos pelo Sistema de Valores a Receber (SVR).   

Os prazos começam nesta segunda (28) e vão até o dia 16 de abril, sendo que, nesta nova etapa, o agendamento também vai ocorrer de maneira escalonada, conforme a data de nascimento da pessoa ou a data de abertura da empresa.

Veja abaixo o calendário divulgado pelo Banco Central com as novas datas para consultar e sacar o dinheiro esquecido nas instituições financeiras:

Depois desse novo ciclo de agendamento, a partir do dia 17 de abril, o SVR passará por uma reformulação e poderá ser consultado novamente a partir do dia 2 de maio.

A plataforma terá as seguintes melhorias, de acordo com o Banco Central:

Não haverá mais necessidade de agendamento. O cidadão poderá pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta.

O Sistema contará com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o Sistema, pois os dados serão atualizados e poderá haver recurso novo.

O Banco Central ainda informou que até a última quinta-feira (24), 2.852.109 pessoas e empresas pediram resgate do “dinheiro esquecido”, num total de cerca de R$ 245 milhões.  

Ao todo, mais de 2,5 mil pessoas físicas pediram a devolução por transferência via PIX, num total de R$ 205 milhões. 

SAIBA O PASSO A PASSO PARA SACAR DINHEIRO ESQUECIDO

No site do SRV há um passo a passo para resgate dos valores. Veja abaixo quais são as etapas:

  1. Entre no site do SRV;

  2. Use o CPF ou CNPJ que você quer para consultar se tem valores a receber;

  3. Se houver alguma quantia para você receber, o sistema vai informar a data em que você poderá consultar qual é esse valor e solicitar o resgate do saldo existente.  

O agendamento será feito para um desses períodos: 4h às 14h ou 14h às 24h. Se  você esquecer ou perder a data e o período, o Banco Central informa que basta consultar novamente: será dada a mesma informação.

No dia e hora informados, é necessário voltar ao site do SRV para saber qual é o valor a resgatar e agendar o resgate. Mas, para isso, será necessário antes ter um login no sistema Gov.br.

Se não tiver ainda, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato.

Existem procedimentos específicos para conseguir essa senha níveis prata ou ouro no GOV.br, que explicamos neste artigo.

Depois de ter um login e senha nesse sistema, entre no site do SRV para poder solicitar sua transferência. Se você perder sua data de resgate, há duas possibilidades:

  • voltar na data de repescagem de seu grupo, que é sempre em um sábado; ou

  • voltar ao site do SRV em outro dia: o sistema informará uma nova data para retorno.

Sobre o SRV, ainda é importante que você tenha cuidado com os golpes, porque a plataforma começou a ser usada como “isca” por golpistas, que usam a popularidade do serviço para enganar as pessoas. Saiba se proteger.