O que você vai ler neste artigo:

Culturalmente também os americanos são bem diferentes de nós, brasileiros. Eles lidam com o dinheiro de uma forma muito distinta. Possuem uma visão futura e não imediatista como a nossa. Fazem poupança, investimentos e pensam em aposentadoria. Enfim, este é um assunto para outro artigo.

Não é à toa que eles usam o termo “make money”, ou seja, fazer dinheiro em vez de ganhar. Eles também usam muito uma expressão que traduzida é “não existe almoço grátis” justamente para dizer que nada é de graça. Então, para ter dinheiro tem que “fazer”, ou seja, agir de forma ativa e trabalhar.

Ainda adolescentes, os jovens são incentivados a realizar pequenas tarefas a fim de fazer dinheiro. São tarefas como cortar a grama, arrumar o jardim, cuidar de crianças, de pets, vender roupas. Inclusive os brechós são comuns nos Estados Unidos e na Europa em geral.

Desta forma, desde cedo eles ensinam as crianças que para ter dinheiro é preciso trabalho. Contudo, não possuem a visão de trabalho como algo tortuoso, como é uma crença para nós.

Posto isso, você deve escolher o que faz mais sentido para você. Fique à vontade em se expressar como quiser, ao optar por dizer “fazer” ou “ganhar” dinheiro. Eu uso o que faz mais sentido para mim.

O certo é que existem duas formas honestas de fazer dinheiro. Ou através de investimento ou através do trabalho.

Para fazer dinheiro através de investimentos é necessário possuir o dinheiro para investir, escolher o tipo de investimento a realizar e deixar que os juros compostos trabalhem a seu favor. Este é um tipo de renda passiva.

Já a outra forma de fazer dinheiro honestamente é trabalhando. E se você já trabalha, seja formal ou informal, ou está desempregado e o rendimento que possui não é suficiente, está na hora de fazer mais dinheiro, através da adoção de alguma forma de renda extra. O chamado “bico”.

 

A renda extra é todo o trabalho remunerado que você faz além de seu trabalho principal.

Normalmente, as pessoas optam por um trabalho extra para equilibrar o orçamento ou para realizar um objetivo específico, como exemplo fazer um curso, um intercâmbio, uma festa, uma viagem, comprar uma casa, um carro etc.

Há também pessoas que iniciam o trabalho de renda extra com um objetivo específico e, mesmo depois de realizado o objetivo, permanecem com o trabalho extra, seja para outro objetivo específico, ou seja porque querem iniciar uma reserva de emergência, fazer investimentos ou simplesmente para aumentar o padrão de vida.

Ainda outras pessoas se identificam tanto com o trabalho extra que o adotam como atividade principal, deixando seus trabalhos anteriores.

A verdade é que existem inúmeras outras opções de renda extra. Atualmente, estão em alta os trabalhos de assistente virtual, as lojas ou brechós físicos ou virtuais e também vender roupas que não se usa mais para os brechós.

Se você tiver condições, também vale muito a pena investir em cursos profissionalizantes, como por exemplo jardinagem, massoterapeuta, cabeleireiro, maquiagem, culinária, artesanatos em geral  ou outros cursos que vão possibilitar que você adote uma outra atividade que vai lhe gerar dinheiro. Neste caso, a opção pelo curso também será um investimento.

 

Enfim, as opções de renda extras são inúmeras. Entretanto, busque fazer algo que lhe agrade, que você goste e que não lhe cause sofrimento. Minha defesa é que “o dinheiro serve para nos servir” e “deve ser visto como ponte para nossa satisfação e felicidade e jamais deve ser visto como algo doloroso”.

Eu estou aqui para ajudar você. Juntos vamos lá e PAN! Me siga nas redes sociais.

Até o próximo artigo que apresentará mais opções de renda extra, trazendo alguns exemplos de pessoas que já utilizaram deste recurso para compor renda e algumas até encontraram seus verdadeiros propósitos.