O governo federal acertou com institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica a oferta de mais de 1.150 vagas em cursos presenciais de microempreendedor individual (MEI) para beneficiários do Auxílio Brasil.
Chamado de Qualifica Mais Progredir, o programa será realizado em parceria com o Ministério da Cidadania. O objetivo é permitir a inclusão produtiva e a ampliação da renda do público que recebe o Auxílio Brasil.
De acordo com o governo federal, já há ofertas de vagas nos Institutos Federais de Alagoas (IFAL) e do Piauí. (IFPI).
-
Leia também: Auxílio Brasil: saiba tudo sobre o programa social
Saiba como se inscrever
O prazo para inscrição no IFAL termina nesta quinta-feira (23). São 800 vagas abertas para a capital alagoana.
Para concorrer, os beneficiários do Auxílio Brasil deverão ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió.
No ato da inscrição, será necessário apresentar comprovante de residência, de escolarização e comprovação de recebimento do Auxílio Brasil.
As aulas serão realizadas nos campi Maceió e Benedito Bentes, do IFAL, no período de janeiro a dezembro de 2022.
Já o prazo para inscrição no IFPI foi prorrogado até o dia 13 de janeiro. São 350 vagas, sendo 300 para o Campus Teresina Central e 50 para o Campus Teresina Dirceu Arcoverde.
Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo e realizarem o preenchimento do formulário on-line no site, onde deverão ainda ser anexados os documentos listados no edital.
A seleção será por sorteio eletrônico das inscrições, de forma aleatória, por meio de algoritmos e cálculos matemáticos. Confira o edital completo.
Ao todo, de acordo com o governo federal, serão 39 mil vagas nos cursos de qualificação presencial.
Seleção de profissionais para atuar no programa
Além disso, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está fazendo a seleção para a contratação de profissionais para atuarem nos cursos de MEI, do Qualifica Mais Progredir, e Eletricista de Sistemas Renováveis, do Qualifica Mais EnergiF.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 2 de janeiro de 2022, por meio de formulário eletrônico.
Podem concorrer servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, em caso de não preenchimento das vagas, poderá haver seleção dos membros da comunidade externa. Para acessar o edital clique aqui.