Institutos federais abrem 1.150 vagas de capacitação para beneficiários do Auxílio Brasil

Vagas estão abertas em Alagoas e Piauí. Ao todo, deve haver 39 mil oportunidades

Renda
Extra
Por Redacao PAN

O governo federal acertou com institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica a oferta de mais de 1.150 vagas em cursos presenciais de microempreendedor individual (MEI) para beneficiários do Auxílio Brasil.

Chamado de Qualifica Mais Progredir, o programa será realizado em parceria com o Ministério da Cidadania. O objetivo é permitir a inclusão produtiva e a ampliação da renda do público que recebe o Auxílio Brasil. 

De acordo com o governo federal, já há ofertas de vagas nos Institutos Federais de Alagoas (IFAL) e do Piauí. (IFPI). 

Saiba como se inscrever

O prazo para inscrição no IFAL termina nesta quinta-feira (23). São 800 vagas abertas para a capital alagoana. 

Para concorrer, os beneficiários do Auxílio Brasil deverão ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió.  

No ato da inscrição, será necessário apresentar comprovante de residência, de escolarização e comprovação de recebimento do Auxílio Brasil. 

As aulas serão realizadas nos campi Maceió e Benedito Bentes, do IFAL, no período de janeiro a dezembro de 2022. 

Já o prazo para inscrição no IFPI foi prorrogado até o dia 13 de janeiro. São 350 vagas, sendo 300 para o Campus Teresina Central e 50 para o Campus Teresina Dirceu Arcoverde. 

Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo e realizarem o preenchimento do formulário on-line no site, onde deverão ainda ser anexados os documentos listados no edital. 

A seleção será por sorteio eletrônico das inscrições, de forma aleatória, por meio de algoritmos e cálculos matemáticos. Confira o edital completo.

Ao todo, de acordo com o governo federal, serão 39 mil vagas nos cursos de qualificação presencial. 

Seleção de profissionais para atuar no programa

Uma mulher jovem com luva, aparentemente uma engenheira, de ascendência asiática, com óculos, mexe num maquinário. Ela parece estar numa fábrica por causa da roupa, da luva e do próprio óculos, que tem armação laranja.

Além disso, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está fazendo a seleção para a contratação de profissionais para atuarem nos cursos de MEI, do Qualifica Mais Progredir, e Eletricista de Sistemas Renováveis, do Qualifica Mais EnergiF. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 2 de janeiro de 2022, por meio de formulário eletrônico. 

Podem concorrer servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, em caso de não preenchimento das vagas, poderá haver seleção dos membros da comunidade externa. Para acessar o edital clique aqui.