Como funciona o empréstimo consignado para servidor público?

Entenda como pedir crédito consignado e de que forma esse dinheiro ajuda na vida financeira

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

 

Entender como funciona o empréstimo consignado para servidor público ajuda esse público a saber quais as etapas de obtenção de crédito. E esse dinheiro pode ser uma ótima ajuda para os mais diversos objetivos financeiros.

No caso dos servidores públicos, é bom entender as particularidades desse tipo de crédito, além de saber como solicitar esse empréstimo e quem pode pedir.

O que é empréstimo consignado?

O crédito consignado tem as prestações descontadas de forma automática do salário, benefício ou folha de pagamento de quem solicita.

Ele é voltado, em geral, para aposentados e pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas, e também servidores públicos federais (SIAPE) estaduais ou municipais.

Por isso, ao contrário de outros tipos de crédito, apenas quem faz parte dos grupos citados é que pode solicitar empréstimo consignado

As empresas ou órgãos públicos que querem liberar para colaboradores a chance de pedir empréstimo devem fechar acordos com bancos e outras instituições financeiras que podem oferecer o consignado.

Ele traz vantagens como:

  • Menores taxas de juros em relação a outros empréstimos, pois a chance de o banco que forneceu o empréstimo não receber os pagamentos é menor e, dessa forma, ele consegue reduzir os juros desse crédito;

  • É fácil solicitar essa modalidade de crédito e tudo pode ser feito pelo celular ou computador por meio da internet;

  • Não é preciso usar boletos ou carnês para quitar as prestações, já que toda parcela será descontada. Assim, além da praticidade, as chances de atrasos no pagamento são menores.

Empréstimo consignado para servidor público: como funciona?

foto de notas de dinheiro, com destaque para nota de 10 reais

O crédito consignado pode ser uma boa ajuda para servidores públicos que querem dinheiro para atingir suas metas e realizar sonhos. Com ele, um servidor da esfera federal, estadual ou municipal pode pedir recursos emprestados do banco.

Mas, para isso, é necessário ser servidor de um órgão que tenha convênio com uma instituição financeira para que a liberação do crédito consignado aconteça. 

Depois de pedir o empréstimo, o valor das parcelas será pago automaticamente com desconto direto na folha. Dessa maneira, você não precisa se preocupar com datas ou boletos de pagamento para quitar o empréstimo.

O valor que pode ser obtido com o consignado tem relação com a margem consignável de quem pede o empréstimo. Essa margem é o limite para o valor das prestações que serão descontadas automaticamente do salário.

Você consegue consultar a porcentagem de desconto por meio do gov.br, site do governo que permite consultar o holerite ou contracheque de forma online. Em geral, é estabelecido o limite de comprometimento de até 35% da renda para descontos automáticos.  

Todos os servidores públicos podem pedir empréstimo consignado?

Não são todos os servidores que podem pedir esse recurso. No caso do Banco PAN, quem consegue solicitar essa modalidade de empréstimo são servidores públicos e pensionistas municipais, estaduais e federais cujos órgãos tenham convênio com o PAN.

Logo, só quem faz parte de algum dos grupos abaixo consegue solicitar crédito, pois as instituições desses perfis possuem convênio com o Banco PAN:

  • Servidores das esferas federal ou aposentados e pensionistas (SIAPE);

  • Militares ou pensionistas do Exército;

  • Servidores de órgãos estaduais de governos da Bahia, Paraíba, Minas Gerais, Rondônia e Santa Catarina;

  • Servidores estaduais de governos como dos estados de São Paulo, Amazonas e Paraná;

  • Servidores de órgãos municipais como prefeituras de Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e São Paulo.

Como o servidor público pode pedir crédito consignado?

foto destaca mãos de uma pessoa negra usando notebook que mostra na tela a página de empréstimo consignado do Banco PAN. O notebook está sobre mesa de madeira com itens de escritório ao lado

 

Sendo servidor público, a contratação do crédito consignado é simples. Mas, antes de solicitar um empréstimo, vale a pena sempre avaliar sua situação financeira, a real necessidade do crédito e se as parcelas cabem no seu orçamento.

Depois dessa análise, se a opção for pela contratação do crédito consignado, veja o passo a passo para fazer isso no Banco PAN.

  • Acesse a página de cadastro de consignado do PAN para iniciar a solicitação e simular o valor que está disponível para empréstimo;

  • Preencha as informações solicitadas na tela e leia os termos de uso que serão apresentados. Confira ainda se os dados de contato estão corretos, pois o PAN falará com você por meio deles;

  • Receba, em até 1 dia útil, uma mensagem de texto no seu celular com mais informações sobre a proposta de consignado. Nesse SMS, estará o link para que o contrato seja assinado de forma eletrônica, sem precisar sair de casa;

  • Depois de assinar o contrato, o pedido será analisado e o PAN aguardará a empresa ou órgão público do convênio disponibilizar o dinheiro do empréstimo, que pode levar entre 2 e 5 dias úteis;

  • Com tudo aprovado e confirmado, o dinheiro do crédito consignado já cai na sua conta em, no máximo, 2 dias úteis!

Para quem solicita esse tipo de empréstimo com o PAN, as taxas são a partir de 1,25% ao mês, com limite de no máximo 2,05%. Além disso, é possível fazer o pagamento da dívida em até 96 vezes, assim os descontos não pesam no seu bolso.

 

Além do empréstimo consignado, outro recurso que servidores públicos, além de aposentados e pensionistas do INSS podem pedir é o cartão de crédito consignado. Descubra como ele funciona e seus diferenciais em relação a modelos comuns.