Quem pode solicitar empréstimo consignado?

Veja se você faz parte do grupo de quem pode solicitar empréstimo consignado

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

 

O empréstimo consignado é uma boa ajuda para quem está precisando de crédito, seja para realizar sonhos ou resolver problemas financeiros. Só que essa opção não está disponível para todo mundo. Por isso é fundamental saber quem pode solicitar empréstimo consignado.

Os grupos que têm direito a pegar grana emprestada com essa modalidade de crédito podem usar o dinheiro para uma série de objetivos. Pode ser para lazer, para viajar, reformar a casa ou mesmo para quitar dívidas.

Mesmo quem está negativado consegue obter o empréstimo. Além disso, as taxas de juros desse tipo de crédito costumam ser bem menores do que outras modalidades, por isso pode ser vantajoso solicitar empréstimo consignado.

Saiba mais sobre essa modalidade de crédito que é uma boa ajuda para quem está precisando de um dinheiro a mais. Entenda também quem pode pedir o consignado e como fazer isso.

Quem pode pedir empréstimo consignado
 Foto de homem olhando concentrado para notebook enquanto está na cozinha de casa. O homem é branco, tem cabelo e barba curtos, usa óculos e veste camiseta azul

Pedir empréstimo consignado é opcional para os grupos que têm direito a esse tipo de crédito. Eles têm renda fixa comprovada. Afinal o desconto das parcelas do consignado acontece diretamente na folha.

Saiba detalhes dos grupos que podem solicitar empréstimo consignado.

Aposentados

Os aposentados são pessoas que recebem a aposentadoria, um benefício da Previdência Social, e que já contribuíram para o sistema previdenciário durante um tempo da vida, normalmente quando trabalhavam.

Pensionistas do INSS

Pensionistas ou beneficiários do INSS são pessoas que recebem benefícios como pensões como dependente de uma pessoa que recebia aposentadoria. O público é formado por dependentes em caso de pensão por morte da pessoa aposentada, por exemplo. 

Servidores públicos federais (SIAPE) estaduais ou municipais

Os funcionários públicos ou servidores também podem pedir empréstimo consignado. Esse grupo possui vínculo de trabalho com entidades do âmbito federal, estadual ou municipal, como entidades governamentais, autarquias e outros órgãos públicos.

Militares das Forças Armadas

Integrantes de organizações que atuam na defesa do país, como militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, também podem solicitar empréstimo consignado. 

Trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas

Quem possui carteira assinada também pode pedir empréstimo com desconto direto em folha, chamado de crédito consignado privado. A empresa empregadora também deve fechar um acordo com uma instituição financeira que ofereça o consignado.

Pessoas com margem consignável

Todos os grupos anteriores podem solicitar o empréstimo consignado desde que possuam margem consignável, que é o valor máximo da renda do mês desses grupos que pode ser usada para pagar as parcelas do empréstimo, descontadas em folha.

Atualmente, a margem de contratação de crédito consignado é de 40% da renda, sendo que 5% são exclusivos para pagar cartão de crédito ou sacar usando o cartão de crédito consignado. Esse novo limite foi estabelecido em abril pela lei 14.131/21 e vale até o final de 2021.

O que é empréstimo consignado

Foto de notas de 100 reais sendo contadas em mãos

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo com desconto em folha. Isso significa que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do salário, da aposentadoria ou benefício de quem pode pedir esse tipo de crédito..

Dessa maneira, o crédito consignado é aquele no qual a parcela é descontada diretamente em holerite, contracheque ou benefício que as pessoas que têm direito a solicitar esse tipo de crédito possuem.

O BC ainda diz que existem dois tipos de empréstimo na modalidade consignada: o convencional e o cartão de crédito. Veja mais detalhes de cada um:

  • O consignado convencional, é com prazo de pagamento e valor de prestação previamente estabelecidos. Quem pede recebe o valor do banco e as prestações do crédito são descontadas diretamente do salário, pensão ou benefício;

  • O cartão de crédito consignado, que funciona como um cartão de crédito comum e pode ser utilizado para pagar produtos e serviços adquiridos no comércio. Só que ele tem particularidades, principalmente em relação ao pagamento da fatura.

As empresas ou órgãos públicos que desejam permitir que seus colaboradores acessem linhas de crédito consignado precisam fechar acordos com instituições financeiras que estão aptas a oferecer esse tipo de empréstimo.

Por que fazer um empréstimo consignado?

O consignado possui benefícios como:

  • Taxas de juros menores, pois o desconto das parcelas do empréstimo é feito diretamente em folha e o risco da instituição financeira não receber o dinheiro é menor. Por isso, ela pode cobrar juros mais baixos;

  • Facilidade para contratar, afinal a documentação exigida para pegar o consignado não é extensa e tudo pode ser feito pela internet, como no caso do Banco PAN;

  • Desconto em folha, então não precisa se preocupar com data de pagamento ou em correr para pagar o empréstimo em lugar nenhum;

  • A margem consignável, que limita quanto do benefício ou salário será utilizado para pagar a dívida adquirida com o empréstimo.

Agora que você entendeu o que é e quem pode solicitar empréstimo consignado, conheça os cuidados necessários na hora de pedir mais crédito.