O que você vai ler neste artigo:

 

Modalidade de crédito lançada em 2020, o empréstimo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma forma de conseguir dinheiro de forma rápida sem comprometer o orçamento.

Isso porque quem o contrata não precisa desembolsar dinheiro de seu orçamento pessoal para quitá-lo: os pagamentos são feitos a partir de liberação de valores do fundo de garantia do cliente para o banco.

Além disso, o Empréstimo FGTS no Banco PAN pode ser solicitado de maneira 100% digital. Confira mais informações neste artigo!

AFINAL, O QUE É O EMPRÉSTIMO FGTS?

O Empréstimo FGTS é uma modalidade de crédito em que é feita uma antecipação do saque-aniversário do fundo de garantia.

Para relembrar: o saque-aniversário pode ser feito por quem tem saldo no FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário. Para ter acesso a ele, é necessário optar por essa modalidade de saque, fazendo a solicitação à Caixa, que administra as contas do fundo de garantia no país.

Depois que fizer a opção, é necessário também autorizar a instituição financeira em que deseja realizar a contratação, a consultar suas informações do fundo de garantia. 

O trabalhador pode fazer tudo isso pelos canais digitais do FGTS e, então, passa a poder solicitar esse tipo de empréstimo, que usa o saldo do FGTS como garantia.

Uma vantagem desse crédito é que mesmo quem está com o nome negativado pode solicitá-lo. Isso acontece exatamente por ele ser um empréstimo com garantia. E essa pessoa pode utilizar os recursos até para quitar a conta que está causando a restrição do CPF, limpando seu nome.

Também por ser um empréstimo com garantia, as taxas desse crédito são em geral menores do que as de outras modalidades. Com isso, se a pessoa estiver com uma dívida com juros mais altos, pode inclusive usar o dinheiro para pagar esse débito. 

Como já dissemos, ele também não compromete o orçamento pessoal com o pagamento. Isso porque os valores anuais das parcelas são quitados com parte do saldo do fundo. Ao solicitar esse empréstimo, o cliente autoriza a Caixa a transferir esses recursos anualmente para pagar as parcelas, de maneira automática.

Desta forma, além de não usar o dinheiro que está em sua conta, o cliente ainda não corre o risco de esquecer o pagamento das prestações, evitando cair em inadimplência. 

É NECESSÁRIO TER UMA CONTA DIGITAL PARA FAZER UM EMPRÉSTIMO FGTS?

No Banco PAN, a antecipação do saque-aniversário do FGTS pode ser solicitada tanto por clientes da conta digital do PAN quanto por outros interessados.

Para pedir o empréstimo, tanto correntistas do banco quanto não correntistas precisam ter saldo do fundo de garantia de ao menos R$ 400 no momento da solicitação. Além disso, é necessário ter mais de 18 anos, optar pelo saque-aniversário do FGTS e autorizar o PAN a consultar suas informações do fundo.

Se você tiver interesse em contratar esse produto, ainda não é cliente do PAN e quer contar com a facilidade de fazê-lo de forma digital, é muito simples abrir a conta digital do PAN, por meio do aplicativo. Também é possível abri-la pelo WhatsApp, seguindo esses passos:

  • Envie a mensagem “Quero abrir uma conta” para o WhatsApp oficial do Banco PAN, pelo número (11) 3264-5998;

  • Responda as perguntas que serão feitas por meio do aplicativo nessa conversa, que vão incluir alguns dados pessoais;

  • Depois de responder às perguntas, você vai receber uma mensagem pedindo para que baixe o app da conta digital do Banco PAN;

  • Clique no link referente ao sistema do seu celular, iOS ou Android, e prossiga com os procedimentos que vão aparecer na tela. 

COMO FAZER EMPRÉSTIMO FGTS NO BANCO PAN?

Como dissemos, clientes da conta digital do Banco PAN podem pedir o empréstimo FGTS de maneira simples e intuitiva. Aliás, o PAN foi a primeira instituição financeira privada a permitir que esse pedido fosse feito de maneira 100% digital

Importante lembrar que, como todo empréstimo, essa linha é sujeita à análise de crédito. 

Para fazer a solicitação via app do PAN, entre no menu “Empréstimos” e, então, siga os passos  que estão nas telas abaixo.

Nessa etapa, você deve clicar no botão para ser redirecionado ao aplicativo do FGTS, para fazer a opção pelo saque-aniversário do fundo.

Depois de optar pelo saque-aniversário, você volta para o menu do aplicativo do FGTS e entra na área de autorização de consulta ao fundo. Então, dá autorização para que o PAN visualize suas informações do FGTS, conforme as etapas abaixo:

Após a autorização ser feita, você volta ao app do PAN para seguir com a contratação do empréstimo com garantia do FGTS, seguindo as etapas abaixo.

Quando a solicitação for feita e aprovada, o dinheiro logo cai diretamente em sua conta digital do PAN. E o dinheiro pode ser usado da forma que você quiser. Importante: a contratação via app pode ser feita todos os dias, das 7h às 22h.

Outros canais para contratar o empréstimo

Há outros canais para contratação, que também podem ser usados por não-correntistas para solicitar o Empréstimo FGTS. Veja quais  são, abaixo:

 

Quer uma conta Digital completa, 100% grátis e cheia de vantagens? Abra a sua no Conta Digital gratuita PAN!

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo FGTS.