O que você vai ler neste artigo:

 

Responsável pela organização do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou as correções completas da redação. Só 22 estudantes tiraram a nota máxima.

Se você quiser saber se foi um deles, a correção detalhada de todos os textos já está disponível desde domingo (10). Para conferir, basta acessar a Página do Participante. 

A quantidade de participantes que tiraram 1 mil na prova de redação do ano passado é inferior à edição de 2020 do exame, quando 28 estudantes conseguiram a nota máxima.

Vale lembrar que a correção da redação do Enem é divulgada para fins pedagógicos. Não é possível interpor recurso. O objetivo da divulgação é que os estudantes saibam qual sua pontuação em cada uma das competências avaliadas. 

Também é importante ressaltar que a nota da redação do Enem vale para estudantes interessados em se inscrever em programas do governo federal. 

É o caso, por exemplo, do Prouni (Programa Universidade para Todos), que exige um total de 450 pontos de média das notas do Enem. Além disso, os estudantes não podem ter tirado zero na prova de redação. 

PRAZO PARA PEDIR ISENÇÃO VAI ATÉ SEXTA (15)

Os estudantes que pretendem fazer a edição deste ano do exame pedir isenção devem ficar atentos aos prazos. Eles têm só até esta sexta (15) para fazer a solicitação

Esse mesmo prazo também vale para estudantes isentos no Enem em 2021 e que faltaram à prova por algum motivo. 

Se desejarem fazer o Enem 2022 gratuitamente, devem justificar a ausência até o dia 15, além de também enviar documentos que mostrem o motivo da falta. 

Veja abaixo o calendário completo, de uma forma simplificada:

Como sabemos que a realidade de muitos estudantes que prestam o Enem é de conciliar estados com trabalhos, veja algumas dicas do quanto cobrar em serviços de freelancer.