O que você vai ler neste artigo:

Mesmo fora da Páscoa, negócios de fabricação de chocolate vêm crescendo, revela pesquisa

Analista do Sebrae acredita que proximidade do feriado também pode ajudar os empreendedores

ARTIGOS

 • 

4min. de leitura

 • 

06.04.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

A Páscoa vem aí, dia 17, mas bem antes do feriado deste ano, os negócios de fabricação de chocolate já vinham crescendo. Pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou aumento de 57% dos empreendimentos desse segmento.

O crescimento foi verificado em 2021, na comparação com a pesquisa anterior, feita em 2019, quando ainda não havia pandemia do coronavírus.

O levantamento feito pelo Sebrae foi feito a partir de dados registrados pelo Ministério da Economia.

Os números revelam uma crescente. Em 2019, foram abertas 1.526 micro e pequenas empresas (MPEs). Em 2020, foram 1.847. Por fim, já em 2021, foram 2.397 novos empreendimentos desse tipo, sendo quase todos (2.319) microempreendedores individuais (MEIs).

Já a quantidade de negócios que fecharam relacionados à fabricação de chocolate, em números absolutos, subiu. Em 2020, foram fechadas 567 empresas. Em 2021, houve 883 fechamentos.

Apesar do aumento de empresas fechadas, o saldo da diferença entre as empresas abertas e as fechadas tem sido cada vez maior com o passar dos anos. 

PÁSCOA É OPORTUNIDADE PARA EMPREENDEDORES

E a chegada pode ser uma boa oportunidade para os empreendedores desse ramo lucrarem mais, depois de anos de pandemia.

A analista de Competitividade do Sebrae, Mayra Viana, destacou que abrir uma empresa desse segmento não tem grandes barreiras de entrada.

Assim, é possível inclusive fazer uma renda extra sendo “doceiro ocasional”, ou seja, aproveitar a sazonalidade para vender ovos de Páscoa e outros produtos relacionados ao chocolate e ganhar um dinheiro a mais.

‘“Por um lado, temos um contingente de empreendedores que normalmente elaboram produtos (ex. ovos, bombons) a partir da barra de chocolate comprada pronta, em sua própria casa, sem grande necessidade de máquinas e equipamentos”, disse ela num comunicado do Sebrae.

Mayra Viana também comentou que este é um momento em que as pessoas costumam dar presentes e lembranças para familiares e outras pessoas conhecidas.

Por isso, segundo ela, os empreendedores “precisam ficar atentos aos formatos de cestas especiais e kits que sempre agradam e que ganham ainda mais destaque quando trazem novidades e alimentos diferenciados, com combinação de produtos especiais”.

Se você quer fazer uma renda extra nesta Páscoa, saiba aqui neste artigo algumas ideias.