O que você vai ler neste artigo:

 

Trabalhadores já podem usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para quitar até 12 parcelas atrasadas de financiamento imobiliário. A medida valerá até o dia 31 de dezembro deste ano.

Depois desse período, volta a valer a possibilidade de usar o dinheiro do FGTS para quitar até 3 parcelas em atraso do imóvel.

A ampliação do número de parcelas ocorre de maneira excepcional para reduzir os impactos financeiros provocados pela pandemia no orçamento das famílias brasileiras.

Ao todo, 5 milhões de pessoas têm atualmente contratos de financiamentos imobiliários, sendo 80 mil em situação de inadimplência grave, com mais de 3 prestações em atraso.

Os dados são da Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) e foram apresentados ao Conselho Curador do FGTS.

Para quitar as parcelas em atraso, é necessário procurar o banco em que fez o financiamento e pedir o uso do FGTS para “abater até 80% de cada prestação, até o limite de 12 prestações em atraso”, conforme comunicado do governo.

SAIBA QUEM PODE USAR O FGTS PARA ABATER DÍVIDAS IMOBILIÁRIAS

Para poder usar o FGTS e quitar até 12 parcelas devidas do imóvel, o trabalhador precisa seguir alguns critérios. Veja abaixo quais são:

  • O trabalhador precisa ter 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, ininterruptos ou não (sendo que não é preciso estar com contrato de trabalho ativo)
  • O trabalhador não pode possuir outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência.
  • O trabalhador também não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
  • O valor de avaliação do imóvel deve ser de até R$ 1,5 milhão.

No total, cerca de 40 mil famílias devem ser beneficiadas com a medida para colocar as prestações do financiamento imobiliário em dia  a partir do uso do FGTS.

Esta não é a primeira medida adotada com uso dos recursos do FGTS. Trabalhadores também podem fazer um saque extraordinário de até R$ 1 mil do fundo para diminuir os problemas financeiros causados pela pandemia. Saiba quem tem direito neste artigo.