O que você vai ler neste artigo:

A matemática financeira é um importante instrumento para gerar economia, tanto no âmbito pessoal quanto em atividades corporativas.

Afinal, trata-se do campo de estudo voltado às finanças, área essencial para manter as contas equilibradas.

Nesse setor, são utilizadas ferramentas como estatísticas, probabilidade, gráficos, dados e cálculos para solucionar problemas, prever riscos e planejar investimentos.

Contudo, essa não é uma tarefa simples. Para aplicá-la, é necessário conhecer os principais conceitos.

Se você quer saber mais sobre a matemática financeira, continue a leitura. No texto a seguir, saiba o que é, qual é o seu objetivo e outras informações sobre ela.

O QUE É MATEMÁTICA FINANCEIRA?

Matemática financeira é o nome dado à aplicação dos conceitos matemáticos para controle financeiro. Ou seja, consiste na utilização de cálculos para organizar as ações relacionadas ao bom uso do dinheiro, tanto nas finanças pessoais quanto na contabilidade de organizações.

Em níveis avançados, a matemática financeira é empregada em instituições financeiras, bancos, companhias de seguro e instituições governamentais para direcionamento de recursos.

Contudo, também pode ser praticada no dia a dia, tendo como finalidade a microgestão.

Com ela, é possível responder a perguntas como:

  • Quanto será pago ao final de um financiamento?
  • Quanto é preciso economizar mensalmente para comprar um produto?

Ou seja, perguntas cotidianas que qualquer pessoa faz. Assim, evitando complicações futuras e planejando o direcionamento do dinheiro para objetivos pessoais.

QUAL É O OBJETIVO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA?

O objetivo da matemática financeira é facilitar a tomada de decisões, utilizando-se de cálculos para saber o que fazer com o dinheiro. Em outras palavras, como direcioná-lo para alcançar um objetivo.

É possível utilizá-la em relações comerciais simples, como uma compra no supermercado, uma transferência bancária ou a contratação de um serviço de telefonia. Mas também na administração de empresas, investimentos na bolsa de valores ou gerenciamento de recursos públicos, por exemplo.

Com isso, podemos dizer que sua principal função é a projeção do direcionamento do dinheiro para obter o melhor resultado.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA?

A matemática financeira é importante porque auxilia pessoas e organizações no planejamento e direcionamento dos recursos financeiros.

Ou seja, é útil para:

  • Redução de custos
  • Otimização dos lucros
  • Estimativa de retorno
  • Cálculo de reajuste
  • Adequação de orçamento.

Em termos mais simples, a matemática financeira é voltada à saúde financeira. Como é sabido, tem também efeitos colaterais como o bem-estar e a realização pessoal.

QUAIS SÃO OS CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA?

Para compreender a matemática financeira, é necessário saber o que significam seus conceitos básicos. A seguir, conheça alguns deles.

Capital

Capital (ou principal) se refere ao valor atual. Ou seja, corresponde ao custo inicial (sem taxas) de um produto ou serviço ou à quantia que se tem em mãos para dar início a um processo de investimento, aplicação ou pagamento, por exemplo.

Juros

Juros é o nome dado aos rendimentos de aplicações de capital em um período específico, valores adicionados a dívidas ou remunerados pelo recurso de terceiros, como no caso de empréstimos. Em outras palavras, o valor adicional que deve ser pago. São classificados como juros simples e juros compostos.

Taxa de juros

Taxa de juros é o valor percentual adicionado ao capital emprestado ou investido. É associada a um prazo determinado, quando há um acréscimo, que pode ser diário, mensal ou anual, por exemplo.

Acréscimo

Acréscimo é o valor adicionado a uma transação, que ocorre devido às variações do mercado, como mudanças de imposto ou aumento no preço de insumos. É o que ocorre, por exemplo, quando há uma atualização nos valores de uma conta de luz.

Desconto

Desconto é o valor subtraído a uma transação, que ocorre em casos de promoções ou benefícios. Acontece, por exemplo, quando há uma dedução no valor final em uma compra à vista.

Lucro

Lucro é o valor ganho em relações comerciais, sem levar em consideração o custo ou investimento. É justamente esse valor que faz com que negócios tornem-se rentáveis.

Montante

Montante se refere ao valor futuro do capital. Para calculá-lo, leva-se em consideração o capital somado aos juros ao final do período definido.

Porcentagem

A porcentagem é relativa a uma determinada parte de cada 100 partes. Ou seja, representa uma razão entre diferentes valores e pode ser descrita em números decimais ou frações.

Razão

A razão é utilizada para comparar duas grandezas (A e B). Normalmente é expressa como A para B, A:B ou A/B.

Proporção

A proporção representa a equivalência entre duas razões por meio de uma regra de três. Quando alcançam o mesmo resultado, quer dizer que são proporcionais.

A matemática financeira é uma aliada na hora de controlar gastos e multiplicar ganhos.

Ao utilizá-la no cotidiano, é possível fazer um melhor gerenciamento do dinheiro e escapar dos problemas financeiros. Contudo, às vezes nos descuidamos e acabamos com dívidas. Se esse for o caso, saiba o que fazer quando isso acontece.