O que você vai ler neste artigo:

Consumidores têm até esta quinta-feira (31) para negociar dívidas em dois mutirões. 

Um deles, é o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). 

O outro, o Feirão Serasa Limpa Nome, iniciativa do Serasa, empresa especializada em análises de crédito.

VEJA COMO NEGOCIAR A SUA DÍVIDA

As duas iniciativas permitiram que os consumidores resolvessem pendências durante todo o mês de março. Agora, as duas encerram as renegociações no mesmo dia. 

Veja abaixo como resolver suas pendências em cada um dos mutirões mencionados acima. 

Feirão Serasa Limpa Nome

No caso do Feirão Serasa Limpa Nome, as negociações podem ser feitas com mais de 100 empresas parceiras. 

Os descontos podem chegar a até 99% do valor total da dívida, e as ofertas servem para bancos, empresas de telefonia, varejo, universidades e outros segmentos. 

As negociações dos débitos, conforme informou o Serasa num comunicado, pode ser feita em até 3 minutos nos canais digitais das empresas parceiras. 

 O Serasa orienta que as pessoas façam as negociações apenas nas plataformas oficiais. É uma forma de evitar golpes. Veja abaixo onde negociar:

Para negociar suas dívidas pelo aplicativo, veja abaixo um passo a passo:

  • Acesse o site feiraolimpanome.com.br ou baixe o aplicativo no celular no Google Play e App Store. Após digitar o CPF e preencher um breve cadastro, você poderá utilizar os serviços com a garantia de que só você tem acesso aos seus dados.

  • Ao entrar na plataforma, suas informações financeiras já aparecerão na tela, incluindo as dívidas (caso tenha) e as opções de acordos. Se quiser conhecer as condições oferecidas para pagamento, basta clicar em uma delas e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito.

  • Depois que você escolher a oferta, selecione o melhor formato de pagamento para o seu bolso: se vai ser à vista ou em parcelas e qual a melhor data de vencimento.

  • A plataforma da Serasa gera um ou mais boletos, dependendo da forma de pagamento escolhida, já com a data de vencimento correta. O boleto poderá ser pago tanto on-line quanto na agência do banco ou casa lotérica. Também é possível realizar o pagamento do acordo diretamente pela carteira digital da Serasa.

Mutirão da Febraban

Já no mutirão da Febraban, em parceria com o Banco Central, foi criada uma página específica para o consumidor ter orientações financeiras até que possa enviar propostas de negociação na plataforma de mediação de conflitos ConsumidorGovBr.

O sistema do ConsumidorGovBr foi criado pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras.

Na página do mutirão, o cidadão encontrará um link para o Registrato, sistema do Banco Central que permite acesso ao Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que tem a lista de dívidas em seu nome junto às instituições financeiras.

Para aderir ao mutirão e negociar dívidas, o consumidor deve seguir as seguintes etapas:

  • Primeiro, o consumidor pode optar por negociar com a instituição credora dentro da plataforma ConsumidorGovBr. Outra opção é negociar diretamente com os canais digitais de negociação dos bancos;

  • Caso opte pela plataforma do Consumidor, a pessoa com dívida encontrará um modelo de reclamação no qual poderá se basear para redigir a solicitação;

  • O banco tem o prazo de 10 dias para analisar o pedido e apresentar uma proposta.

Confira ainda uma outra plataforma da Febraban, esta lançada no fim do ano passado, que te ajuda a ter maior planejamento financeiro. É uma outra forma de evitar cair na inadimplência.