O que você vai ler neste artigo:

Tem muita gente que começou o ano com uma dor de cabeça extra. O motivo? Um problema chamado nome sujo na praça ou CPF negativado. 

Isso pode acontecer por diversos motivos: crise econômica, desemprego que atingiu a casa de muitos brasileiros e, por consequência, fez as contas se acumularem. Fatura do cartão de crédito que não foi paga dentro da data prevista, uma prestação da geladeira nova que você deixou passar ou a mensalidade da faculdade e pronto, lá está você na lista dos inadimplentes.

Além de te colocar na lista de nome sujo, esses débitos atrasados podem trazer uma série de outras dificuldades no seu dia a dia como dificuldade na concessão de crédito, empréstimos ou financiamentos, por exemplo. Os bancos também podem cancelar o cheque especial e até suspender a entrega de talão de cheques.

Então, se você descobriu que tem uma dívida, a primeira coisa é buscar a instituição credora e tentar negociar e pagar esse valor.

Por isso, tão importante quanto ter consciência da sua situação, aprender o passo a passo e se organizar para sair dessa situação, é fazer um planejamento financeiro, controlar seus gastos e renegociar ou quitar as dívidas para sair dessa o mais rápido possível.

COMO SABER SE O MEU NOME ESTÁ NOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO?

O primeiro passo é checar a situação do seu CPF para ver se ele consta em empresas de proteção ao crédito como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

Isso porque, quando há um débito em aberto (conta de luz, gás, cartão de crédito etc), a empresa credora, aquela para qual o consumidor está devendo, cadastra o nome do consumidor em uma dessas listas de inadimplentes.

Mas, antes de entrar nessa lista, é importante ressaltar que o consumidor recebe uma mensagem (carta, telefone ou mensagem no celular) avisando sobre a dívida e o prazo em que seu nome entrará nela.

Passado esse período e se a cobrança continuar em aberto, o CPF entra nesse sistema, que pode ser consultado por qualquer empresa para saber sobre seu comportamento financeiro antes de liberar um empréstimo.

NOME SUJO. E AGORA? É POSSÍVEL LIMPAR?

Sim, não só é possível como necessário quitar essa dívida o quanto antes.  Como? Entre em contato com a empresa que você tem a dívida aberta e negocie esse pagamento e a melhor opção que caiba no seu bolso.

Assim que a primeira parcela for paga em caso de valores mais altos, ou a dívida sendo quitada por completo, em caso de valores menores, a empresa deve acionar o órgão de proteção ao crédito (Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC) para a retirada do seu nome da lista em até 5 dias úteis. Você também vai receber da empresa um recibo de que o valor foi quitado.

E atenção aqui: se a opção foi parcelar e caso as próximas parcelas da renegociação não sejam pagas, o nome do consumidor volta a aparecer na lista dos negativados, ok?

Depois de cinco anos, caso a dívida não tenha sido paga, o nome sai automaticamente da lista, mas se engana quem acha que a cobrança deixa de existir: a empresa ainda pode recorrer na Justiça para realizar a cobrança.

COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O CONTROLE DE GASTOS AJUDAM A FUGIR DOS PROBLEMAS COM CPF NEGATIVADO?

Ninguém quer ter a dor de cabeça de ficar com o nome sujo. Por isso, reforçamos a importância da disciplina para controlar sua saúde financeira. Cuidar das finanças e do seu dinheiro passa não apenas por controlar os gastos, como não gastar mais do que se ganha, ter um consumo consciente e aplicar no dia a dia conceitos sobre educação financeira.

O ideal, se possível, é você também tentar fazer uma reserva de emergência para imprevistos. São esses imprevistos que, muitas vezes, atrasam nossos planos financeiros, pois nessas ocasiões é comum as pessoas entrarem no cheque especial e arcarem com juros extremamente altos e, desta forma, entrarem em uma situação mais complicada ainda. Tente juntar o dinheiro aos poucos, um pouco por mês. 

Educação financeira e planejamento certamente vão fazer toda a diferença para você limpar seu nome e ganhar fôlego para começar a realizar outros sonhos como planejar uma viagem, comprar um imóvel ou investir naquela especialização. E não se esqueça: estude e conheça cada vez mais sobre o mundo das finanças no Hub de Educação da B3

LinkedIn -  Christianne Bariquelli

 

*Esse artigo é de autoria da colunista Christianne Bariquelli e não reflete necessariamente a opinião do Banco PAN.