O que você vai ler neste artigo:

O número do cartão de crédito, assim como outros números e dados que estão no meio de pagamento, têm seu significado e servem para diversos aspectos relacionados à identificação de bandeira, bancos, titulares e também para a segurança de quem usa.

Cada componente presente no cartão tem uma função e é importante entender como localizar cada informação e para quê elas servem. Isso ajuda, por exemplo, a evitar golpes e fraudes que podem trazer prejuízos financeiros.

Saiba o que cada número do cartão de crédito quer dizer e para que servem esse e outros dados que estão no recurso e que são usados, por exemplo, em compras online, quando quem usa esse meio de pagamento deve preencher formulários que solicitam essas informações.

NÚMEROS DO CARTÃO DE CRÉDITO: SAIBA O QUE SÃO

Número do cartão de crédito

O número do cartão de crédito é uma sequência com 16 dígitos separados em blocos de 4 números. Esse dado é um dos primeiros a serem solicitados em compras pela internet, por exemplo, e é uma informação única: caso exista outro cartão com numeração igual, existe a possibilidade de um dos cartões ter sido clonado.

A sequência de 16 números do cartão de crédito significam diversas informações:

  • O 1º dígito identifica a bandeira do cartão (American Express, Visa, Mastercard ou Elo, por exemplo, que são as mais comuns);

  • Entre o 2º e o 6º dígitos, é identificada a instituição financeira que emitiu o cartão. Nos cartões do Banco PAN, esse bloco identifica que o cartão é do banco;

  • Do 7º ao 15º dígito, é identificado o cliente e os números são únicos, ou seja, cada pessoa titular do cartão possui uma sequência específica nesse bloco;

  • O 16º dígito é uma numeração verificadora, que segue um padrão matemático que valida toda a sequência numérica e ajuda a evitar fraudes.

Quem gera o número do cartão de crédito é a instituição financeira. Para saber o número, basta localizar a sequência numérica na frente ou verso do cartão. Além disso, tem como saber o número do cartão de crédito pelo CPF ao entrar em contato com o banco e seguir as instruções do atendimento.

Data de validade

A validade do cartão de crédito mostra até quando ele é válido e, dessa forma, qual seu prazo de utilização. Geralmente, a data é exibida no formato de mês e ano com 2 dígitos cada (MM/AA).

Essa data existe porque o cartão pode se desgastar com o tempo e, também, porque surgem atualizações de uso e segurança, o que exige a troca para um modelo com uma nova data de validade que será mais seguro.

Código de segurança 

A segurança é um item fundamental quando o assunto é dinheiro e, no caso do cartão de crédito, ela é reforçada por diferentes recursos. É o caso do CVV (card verification value), que é o código de segurança do cartão.

Essa sequência numérica de 3 dígitos atua para aumentar a segurança de transações que não exigem senha de cartão de crédito, como é o caso de compras feitas pela internet. Apenas ao informar o número do CVV é que dá para concluir transações online.

O código de segurança só está no cartão físico, geralmente impresso no verso, ou nos cartões de crédito virtuais, e a ideia é que apenas o titular do cartão tenha acesso a essa informação. 

Ainda podem ser usados termos como Cód, CVC ou CCV, além do código de segurança identificado pela sigla CVV. Todos têm a mesma função para deixar transações mais seguras.

Agência e conta bancária

Os números de agência e conta corrente do titular do cartão podem aparecer nos cartões múltiplos, que têm a função crédito e débito, ou apenas nos cartões de débito. É um jeito fácil de consultar essa informação, que costuma estar no verso do cartão.

OUTROS ELEMENTOS DO CARTÃO DE CRÉDITO

Nome do titular

O nome da pessoa que é cliente do banco e possui o cartão de crédito fica impresso na frente ou verso do cartão. É importante observar que, por limitação de espaço, é possível que abreviações sejam usadas em alguns sobrenomes.

Em compras online, geralmente é solicitado o nome do titular do cartão do jeito que está impresso. Neste momento, é fundamental preencher as informações da maneira exata que aparece na impressão, inclusive as abreviaturas.

Dessa maneira, todos os dados informados na transação estarão corretos por corresponderem às informações verdadeiras do cartão.

Chip

O chip armazena dados do banco, titular e operadora do cartão. Toda vez que é usado, o chip gera um código único para cada transação para adicionar uma camada de segurança que ajuda na validação da compra. Em geral, o chip é exibido na frente do cartão.

Símbolo de pagamento por aproximação

Cartões que possuem na frente alguns traços de forma curva contam com tecnologia contactless, ou seja, é possível fazer transações por aproximação, sem o uso de chip.

Esse recurso também é seguro e usa criptografia para dificultar golpes. Além disso, a depender do valor da transação, é preciso informar a senha, o que torna tudo ainda mais seguro. 

Logo do banco

A logo do banco também costuma estar impressa no cartão de crédito e identifica qual é o banco que emitiu o cartão. No caso dos modelos do Banco PAN, a logo é uma letra “P” em cor branca localizada no topo do cartão.

Bandeira do cartão

A bandeira mostra a operadora do cartão, que é a quem o recurso pertence. Ela pode ser Mastercard ou Visa nos cartões do PAN, a depender do tipo.

Informações de contato com o banco

Telefones, sites, horários de atendimento e outras informações de contato podem estar no verso do cartão de crédito. Assim, sempre que for necessário falar com o banco, basta pegar o cartão e olhar no verso quais os canais de atendimento para cartões.

 

Por falar em atendimento, saiba como utilizar os canais do Banco PAN para tirar dúvidas pelo telefone, site, WhatsApp e muito mais!